RESENHA - Pela Luz dos Olhos Seus - Janine Boissard - Editora Arqueiro


Boa noite meus doces!
Hoje vou dividir com vocês, as minhas impressões sobre o livro Pela Luz dos Olhos Seus, lançado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro e escrito pela francesa Janine Boissard.


Eu nunca tinha lido nada desta autora, e confesso que nem mesmo sabia de sua existência, já que por mau costume, acabamos nos fixando mais nos autores americanos, ingleses e canadenses.
Neste caso, sinto muito por este meu ato falho, já que a autora, tem uma escrita totalmente diferente do habitual, e uma maneira poética de nos contar uma história.

Conheça o Livro:
Ficha Técnica:
Título Original: Histoire D’Amour
Tradução: André Telles
Páginas: 224
Lançamento: 11/10/2013
ISBN: 9788580412109
EAN: 9788580412109
Preço: R$ 29,90
Preço E-Book: R$ 19,90

Sinopse:
Uma emocionante história de amor de Janine Boissard, uma das mais renomadas romancistas da França, com mais de 1,8 milhão de livros vendidos no mundo. Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.
LEIA UM TRECHO.
Livro: ARQUEIRO - SKOOB - ORELHA DE LIVRO - GOODREADS

Sobre a autora:

Com mais de 1,8 milhão de exemplares vendidos no mundo, Janine Boissard é uma das mais renomadas romancistas da França. Decidida a ser escritora desde que era adolescente, teve seu primeiro livro publicado aos 20 anos. Desde então já escreveu mais de 40 histórias, algumas assinadas com seu nome de casada, Janine Oriano.

Contatos: GOODREADS - WIKIPEDIA















Como iniciar uma resenha de um livro, que me cativou? Um livro que me fez passar horas, suspirando, e tentando voltar a realidade?
Eu realmente não sei. O que posso tentar fazer, é dar a vocês, uma ideia do que nos conta a história e o que mais ou menos eu senti durante a sua prazerosa leitura.

Janine Boissard, como comentei no início deste post, me era totalmente desconhecida.
Pela primeira vez em muito tempo, um livro não me ganhou pela capa, e sim por sua sinopse.
Assim que li a sinopse, comecei a procurar pela internet coisas sobre ele, mas foram poucas informações encontradas. Sendo assim, não me restava outra coisa a fazer, do que pedir o livro para a resenha e me aventurar.

Laura Vincent, como já foi lido na sinopse do livro, é uma jovem que vive numa pequena cidade praiana e que tem como sua maior característica, ser uma pessoa sincera, verdadeira e que enxerga o mundo com um olhar todo seu.

Ela cresce a sombra de sua irmã mais nova, considerada por todos, como a mais bela da cidade, e pela qual todos os jovens rapazes suspiravam. Não foi muito fácil para Laura, como não seria para mulher nenhuma, reconhecer que não é bela. Que não passa de uma morena comum, e que dificilmente será aquela a enlouquecer os homens por onde passa.
Mas, não pensem que isto fez dela, uma pessoa amarga ou que tivesse criado nenhuma antipatia, nenhum problema em relação a sua irmã.
As duas se davam bem, e a convivência familiar de Laura era tranquila e amorosa.

Ao chegar a idade adulta, Laura resolve se aventurar e vai fazer faculdade fora, e em seguida parte para uma cidade grande, em busca de emprego e de criar sua própria identidade. Raramente voltava a sua casa, mas nunca deixava de se comunicar com seus pais, e nutria por eles um grande amor.

Ela trabalha como assessora de estrelas iniciantes, e fica muito surpresa, quando é escalada para assessorar Cláudio Roman, um tenor em suas próximas viagens. Apesar de não conhecê-lo e nem mesmo saber nada sobre ele, ela vê nesta oportunidade, uma forma de se destacar em sua carreira e ganhar uma boa grana.


Mas, eis que surge aquele menino, o destino, que faz com que a partir daí, tudo em sua vida comece a ser diferente. Que novos caminhos comecem a ser trilhados por ela. E que no decorrer de sua caminhada, muitas surpresas, alegrias e tristezas, se façam presente em seu cotidiano.

Se ela fosse bonita... E se ele não fosse cego... Teríamos mais um romance, iguais aqueles, que estamos tão acostumadas a ler.

Mas, Laura não é bonita e Claudio é cego.
Ele é a estrela, ela é o seu "guia". E contra toda a esperança, a "pequena" Laura vai cair de amor pelo grande tenor.
Ele é a voz para ela, ela é os olhos dele.
Nenhum homem vai olhar duas vezes para ela na rua, ele tem as mais belas mulheres aos seus pés.
O coração de Claudio está fechado, mas Laura sabe como abrir o seu próprio.

Porque a voz de Cláudio, canta entre o desespero e o cinismo, a beleza de um mundo que já não vê.
Porque Laura é sua âncora, porque ela ama o único e verdadeiro amor: aquele que não espera nada em troca.

Uma noite Cláudio fala ao vento, e ele promete a lua para ela, mas é ela quem vai ganhar para ele, pois é Laura que vai ajudá-lo a recuperar sua visão.


Claro e certo como o dia sucede a noite, Laura sabe que na hora em que ele puder olhar para ela, ela irá perdê-lo permanentemente.
Laura fez uma promessa: Se ele voltar a enxergar, ela irá embora.

Então, depois de ter acompanhado Claudio até o fim do desafio que lhe permitirá realizar o sonho de sua vida, ela desaparece ... Mas, será que Cláudio irá aceitar isto?


Confesso, que ao iniciar o livro, não consegui sentir simpatia por Cláudio, mesmo ele sendo descrito como um homem belo, daqueles que causam comoção por onde passam, além de seu grande talento para o canto, tendo a sua voz como uma das mais belas do mundo.
Mas, conforme ia lendo, fui percebendo que realmente esta não era a intenção da autora. Ela não queria nos fazer cair de amores pelo mocinho, ela queria que nos apaixonássemos pelo amor que eles sentiam um pelo outro. E isto ela conseguiu fazer com maestria.

Ler este livro, foi como dar um tiro no escuro, como se jogar em águas escuras sem saber a sua profundidade...
E ao final da leitura, simplesmente reconhecer que as vezes, o desconhecido e o inesperado, valem muito a pena serem explorados!
Bjus


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

16 comentários:

  1. Ohhhh, depois dessa resenha com certeza vou ler esse livro.
    Fazia tempo que não passava por aqui, estava com saudades.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tava com saudades também.
      Que bom que gostou da resenha.
      Leia sem medo amiga. O livro é muito bom...
      Bjus

      Excluir
  2. Olá Lia! Assim como você eu também não esperava muito desse livro devido a capa dele que, sejamos sinceros, é uma das piores que já vi ultimamente. Ainda bem que nós leitores nem sempre nos deixamos levar pelo pacote né, se não perderíamos a chance de ler livros tão bons quanto este parece ser. Sua resenha me deixou bem curioso, pois ainda não tinha nem ouvido falar sobre ele. Em breve vou à procura. Parabéns pela resenha. Abraços!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean, obrigado por sua visita.
      É sempre um prazer, quando nos deparamos com um livro, que nos traz uma escrita diferente e tão prazerosa quanto esta...

      Excluir
  3. Oi Lia.

    Não conhecia este livro, mas confesso que fiquei bem curiosa.
    Gosto de livro neste estilo que mim faz pensar e até sentir-me perdida. rs

    Parabéns por sua resenha.

    Beijos da Fê
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou doida pra ler esse livro. Comprei ele e não vejo a hora! Adorei a resenha! Parece ser emocionante mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tenho certeza que o livro vai te agradar. De início eu estranhei um pouco a maneira diferente que a autora escreve, mas no decorrer da história ela vai nos encantando e não conseguimos para de ler.

      Excluir
  5. Oi Lia, tb adorei a história, só achei q no final Laura errou " a mão" na neurose, rs, mas no conjunto adorei o livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando estes pequenos exageros, que confesso nem percebi, a história é muito gostosa...

      Excluir
  6. Adorei a resenha! Fiquei empolgada com sua empolgação. rsrs. Beijos! Seguindo e curtindo!!!
    www.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
    www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua, obrigado!
      Eu amei este livro. A história é realmente linda!
      Bjus e obrigado pela visita e comentário.
      Seguindo também.

      Excluir
  7. Estou querendo ler este livro, porque a maioria das resenhas que li são bem positivas, achei a história muito bonita e sua resenha reforçou, mas tenho tantos pra ler que estou evitando acumular mais.Porém valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ver, a autora tem um estilo de escrita bem diferente da que estamos acostumadas, mas vale super a pena ler.
      Bjus

      Excluir
  8. Ahh Lia,fiquei emocionada com a sua resenha,peguei esse livro para ler esses dias e quero me apaixonar pela trama também....

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, tenho certeza que irá se apaixonar. É uma história de amor bem realista e muito linda!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!