[RESENHAS DA KAKAU] Nudez Mortal - J.D. Robb - Bertrand Brasil

In Death, Nudez Mortal  



Bem, muitas pessoas pediram para que eu fizesse a resenha dos livros da Série Mortal, da Nora Robberts. Eu particularmente amo cada livro dessa série. Ao todo são 47 publicados nos EUA, contando os contos publicados entre os livros da série, os contos não interferem no desenrolar da história mas para quem lê é uma informação a mais, no Brasil por uma total falta de consideração da editora só temos até agora 21 livros publicados, espero sinceramente que consiga ler todos os livros dessa série já que sou viciada nela.


Essa é a série onde Nora assina como J.D. Robb (o pseudônimo foi formado à partir das iniciais dos nomes de seus dois filhos e a abreviação de seu próprio sobrenome.), a série é ambientada na cidade de Nova York em meados do século XXI (nem tão longe assim) e é protagonizada pela tenente Eve Dallas e seu marido Roarke,  cada livro fala sobre um crime e a solução do mesmo, mas o tema central da série é o desenvolvimento do relacionamento entre Eve e Roarke.


Eve Dallas, não mais uma dessas mocinhas de livros de romance, ela é uma mulher forte com um passado pra lá de sombrio, um passado realmente triste, passado esse que a acompanha em seus pesadelos e confesso que em alguns momentos desses pesadelos cheguei a sentir o desespero de Eve. Mas esse passado, a moldou como ela é em sua vida adulta, uma policial implacável e justa, investigadora do departamento de homicídios. Eve vê em sua carreira uma forma de ajudar para que o que aconteceu com ela em sua infância não se repita com outras crianças. 

Roarke, bem o que eu vou fala de Roarke?, o cara é simplesmente  "O CARA". Ele também teve uma infância difícil, foi abandonado pela mãe e maltratado e abusado (não no sentido sxeual) pelo pai, acabou se acolhebdo nas ruas de Dublin ( pois é ele é irlandês, porque será não, rsrsrs) e lá aprendeu a ser forte, tomou decisões nem sempre honradas, mas fez o que foi preciso para sobreviver e toda essa experiência nas ruas o transformou no homem que se tornou. Um homem forte, poderoso e persistente, pra não falar do lindo, másculo, etc...




 Sinopse
Apresentando nesse primeiro livro da série a Tenente Eve Dallas. Em 2058 a tecnologia domina o mundo. A tenente da Polícia de Nova York, Eve Dallas está a caça de um assassino cruel, e em 10 anos na força policial, já viu de tudo e sabe que a sobrevivência depende de seus instintos. Quando a filha de um senador é morta, a sua vida secreta na prostituição é revelada. E a tenente destacada para o caso, Eve, terá que investigar o círculo fechado dos polítos e sociedade de Washington. E para complicar, a atração crescente por Roarke, um bilionário irlandês e sedutor, principal suspeito do seu caso de investigação. Quebrando todas as rígidas regras de conduta, Eve envolve-se com ele. Mas a paixão e a sedução tem suas próprias regras e farão com que Eve caia nos braços de um homem o qual ela não sabe nada, exceto o desejo viciante da necessidade do seu toque.


Cenário: Nova Iorque. Ano 2058.
A tenente da Divisão de Homicídio Eve Dallas, recebe um chamado para investigar um caso de assassinato em que a vítima é a neta de um importante político, junto com isso, uma ameaça: mais cinco estão marcadas para morrer. Durante o processo de investigação, ela conhece Roarke, um multimilionário com "boca de poeta e rosto de anjo caído", dono de um par de olhos azuis e um leve sotaque irlandês, emana poder e perigo, e é também, o principal suspeito de cometer o crime. Durante o processo de investigação, a tenente se envolve romanticamente com o suspeito, o que pode colocar em risco o caso investigado e até mesmo sua carreira de dez anos dentro da policia.

Existem vários pontos importantes no decorrer da trama, destaco em primeiro lugar os aspectos tecnológicos. O livro foi escrito originalmente em 1995 - 63 anos de distancia entre o tempo real e o imaginário. A autora nos dá um vislumbre do que imaginava que existiria de aparelhos e equipamentos que facilitariam o dia-a-dia, talvez impulsionada pelo “BOOM” dos avanços científicos. Estão nessa lista, aparelhos como telelinks, autochefs, computadores de mão e carros voadores. Não existe uma descrição muito detalhada desses itens, o que nos deixa livres para que possamos imaginá-los como quisermos. Por outro lado, uma coisa não muda: a violência. Uma frase chama muito a atenção e é repetida diversas vezes durante o livro: “armas do século XX, para cometer crimes típicos do século XX, por motivos comuns ao século XX”. Vemos aí, uma certeza para a autora: por mais que a tecnologia avance e o mundo evolua, a natureza humana permanecerá a mesma, seja embasada pela maldade, sede de poder e egoísmo ou pelo senso de justiça e humanitário. 

O outro aspecto fundamental e o mais importante é a relação entre os protagonistas. Ambos sofreram muito na infância: fome, abusos de diversos tipos e abandono. Ambos se reconstruíram: ela defendendo a lei, ele burlando a lei. Eve, devido ao que passou na infância criou um muro intransponível, bloqueando qualquer acesso aos seus sentimentos e Roarke, com toda doçura, movido pelo amor que o domina, atravessa aos poucos essa muralha e faz brotar o seu lado mais sensível e humano, transformando-os, criando a partir daí, uma unidade. Roarke tem uns rompantes românticos, tornando-se assim, o sonho de muitas leitoras: sente necessidade de cuidar e de proteger sua amada, guarda junto de si, como um amuleto,  um botão que caiu da roupa dela na primeira vez que se encontraram, quer lhe oferecer o mundo. Ela, pela dificuldade em confiar em alguém, não consegue no inicio (e isso perdura até metade da série) se entregar totalmente, o que nos provoca um pouco de inquietação já que ele é o homem dos sonhos.

Os personagens secundários também são fundamentais. Considero como os mais importantes: o Capitão Fenney, ex - parceiro de Eve e podemos em alguns momentos, considerá-lo como a figura de um pai. ADra. Mira, psiquiatra da policia, trabalha com perfis psicológicos e consegue fazer com que Eve exponha um pouco da sua vida pessoal. É uma relação linda e também, podemos imaginá-la como uma figura materna. A “cantora” de boate Mavis Freestone, que é a melhor, e até o momento única, amiga de Eve. Mavis funciona como uma irmã, é ela que mostra alguns dos caminhos românticos pra Eve, vamos rir muito com Mavis. E temos também Summerset, o mordomo de Roarke, que na verdade é mais como um pai para ele.

Esse livro é recheado de crimes, investigação policial, romance, superação de limites, formação de laços de amizade e de companheirismo, e um desfecho com ação e suspense, digno de ser considerado um dos melhores romances policiais que já foi escrito.
Esse livro, é só o começo...

Só para relembrar os livros da série publicados no Brasil :

1. Nudez Mortal (Naked in Death)
2. Glória Mortal (Glory in Death)
3. Eternidade Mortal (Immortal in Death)
4. Êxtase Mortal (Rapture in Death)
5. Cerimônia Mortal (Ceremony in Death)
6. Vingança Mortal (Vengeance in Death)
7. Natal Mortal (Holiday in Death)
8. Conspiração Mortal (Conspiracy in Death)
9. Lealdade Mortal (Loyalty in Death)
10. Testemunha Mortal (Witness in Death)
11. Julgamento Mortal (Judgment in Death)
12. Traição Mortal (Betrayal in Death)
13. Sedução Mortal (Seduction in Death)
14. Reencontro Mortal (Reunion in Death)
15. Pureza Mortal ( Purity in Death)
16. Retrato Mortal ( Portrait in Death)
17. Imitação Mortal ( Imitation in Death)
18. Dilema Mortal
19. Visão Mortal
20. Sobrevivência Mortal
21. Origem Mortal
22. Recordação Mortal ( será publicado em 2014)



Nos EUA até agora:

1. Naked in Death (1995)
2. Glory in Death (1995)
3. Rapture in Death (1996)
4. Immortal in Death 1996)
5. Vengeance in Death (1997)
6. Ceremony in Death (1997)
7. Holiday in Death (1998)
8. “Midnight in Death” (1998)
9. Conspiracy in Death (1999)
10. Loyalty in Death (1999)
11. Witness in Death (2000)
12. Judgment in Death (2000)
13. Betrayal in Death (2001)
14. Seduction in Death (2001)
15. “Interlude in Death” (2001)
16. Reunion in Death (2002)
17. Purity in Death (2002)
18. Portrait in Death (2003)
19. Imitation in Death (2003)
20. Remember When (2003)
21. Divided in Death (2004)
22. Visions in Death (2004)
23. Survivor in Death (2005)
24. Origin in Death (2005)
25. Memory In Death (2006)
26. Born In Death (2006)
27. “Haunted in Death” (2006)
28. Innocent in Death (2007)
29. Creation in Death (2007)
30. “Eternity in Death” (2007)
31. Strangers in Death (2008)
32. Salvation in Death (2008)
33. “Ritual in Death” (2008)
34. Promises in Death (2009)
35. Kindred in Death (2009)
36. “Missing in Death” (2009)
37. Fantasy in Death (2010)
38. Indulgence in Death (2010)
39. “Possession in Death” (2010)
40. Treachery in Death (2011)
41. New York to Dallas (2011)
42. “Chaos in Death” (2011)
43. Celebrity in Death (2012)
44. Delusion in Death (2012)
45. Calculated in Death ( 2013)
46. Thankless in Death ( 2013)
47. Concealed in death (2014)
Acima , todos os livros , incluindo os contos ( novella)  publicados entre os livros e em antologias com outras autoras.

Os contos separadamente:
“Midnight in Death,”  em Silent Night (Nov 1998)
“Interlude in Death,” em Out of This World (Ago 2001)
“Haunted in Death,”  em Bump in the Night (Abr 2006)
“Eternity in Death,” em Dead of Night ( Nov 2007)
“Ritual in Death,” em Suite 606 (Nov 2008)
“Missing in Death,” em The Lost (Dez 2009)
“Possession in Death,” em The Otherside (Nov 2010)
“Chaos in Death,” em  The Unquiet ( Set 2011)
“Taken in Death,” Mirror, Mirror ( Out 2013)

E, há um conto da Nora Roberts incluso em Remember When publicado em maio de 2004. Ele é interligado a série mortal. E foi publicado separadamente em março de 2010 com o título Big Jack.

(Fonte das listas : http://noraroberts.com.br/2012/10/nora-roberts-j-d-robb-serie-mortal-lista-livros/)





Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

18 comentários:

  1. Fujo muito dessas séries longas!
    Gostei da dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rizia, eu também não me animei a comprar esta série, mas quem lê adora e é fã.
      Obrigado por sua visita e comentário!
      bjus

      Excluir
    2. Oi Rizia! eu também fugia dessas séries longas, mas confesso que essa me pegou! Eu adoro, experimenta ler o primeiro, talvez você também acabe vítima de Roarke!!!
      Obrigada pelo comentário!
      bjos

      Excluir
  2. Eu sou OBSECADA por essa série..sem falar que meu amado Roake é PERFEITO....Recomendo com certeza... Eu desejo de coração que a Bertrand lançe os contos por aqui tb.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigado pela visita e comentário!
      Eu só ouço falar maravilhas desta série, e agora tendo as resenhas da Kakau por aqui, já vi que vou surtar.... kkkkkkkkkk
      Volte mais vezes linda. Bjus

      Excluir
    2. Olá Aline!Então somos duas obcecadas!! Eu simplesmente amo a série! Amo cada personagem dela, claro que o ROARKE é meu predileto, seguido de perto pela intrépida DeeDee (Peabody). E também espero que a Bertrand lance todos por aqui, eles podiam ser um pouquinho mais rápidos né?? ((((hihihi)))) Mas por via da dúvidas eu já garanti meus exemplares em inglês mesmo, não aguento esperar!
      Bjos

      Excluir
  3. Menina, como vc encara uma lista aparentemente sem fim como essa? Me dá canseira só de olhar...
    Mas parece que a coisa é boa mesmo... primeiro: ele é irlandês - sei lá por que, mas adoro filmes e livros ambientados na Irlanda. Q terra linda!
    Acho que posso pegar qualquer um da série pra ler, né? Tem continuidade? Ou será q preciso seguir a lista?
    Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, a pessoa mais qualificada pra te responder isso é a Kakau. Ela é expert nesta série... kkkkk
      Já ouvi falar que dá para ler em separado, pois cada livro conta uma história diferente e sempre com o mesmo casal. Mas, sei lá eu sou chata com estas coisas, pois gosto de ler série na sequência certa.
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Manu, menina eu fui seduzida pelos olhos azuis do irlandês!!! KKKK. A série é ótima, sou fã mesmo! E olha como já temos até o volume 22 publicado aqui dá pra ler direto sem ficar esperando. O que é ruim é a espera depois! Quanto à sua pergunta sobre ler qualquer um da série... Bem cada livro trata de um crime específico, e esse crime é solucionado no decorrer do livro, mas (sempre tem um porém) o desenvolvimento dos personagens fixos da série é linear, ou seja se você ler a série fora da ordem ou pular algum volume você vai acabar perdendo o desenvolvimento da história de cada personagem, vai perder a evolução humana da Tenente Dallas, vai perder o desenrolar de seu romance com Roarke, vai perder o início dos relacionamentos interpessoais da Tenente com outras pessoas, porque Eve Dallas é um personagem cheio de traumas, é uma mulher que se fechou totalmente para as relações humanas, isso foi uma forma de defesa que ela criou, ela construiu um muro para se proteger, e em cada volume esse muro é derrubado, por isso não vale à pena “pular” volumes. Eu aconselho a ler na ordem certa.
      Bjos

      Excluir
  4. Oii Lia, é muito livro, nem começo hehehe
    Gostei da resenha e de saber um pouco mais, não sabia que está série era da Aclamada Nora Roberst.
    Deixo meus parabens para Kakau, a resenha está super completa e ela ainda nos mostra a sequencia da série e as capas..
    Amei saber mais, porém no momento não leria a série..

    Tem resenha nova no Daily

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito livro mesmo... Acho que é uma das maiores séries que já vi... kkkk

      Excluir
    2. Oi Camila! A foto da sequência das capas deixo a crédito da Lia! A série é grande sim, mas sinceramente vale muito à pena ler! Eu outro dia estava comparando algumas séries da TV com ela, e vejo muito da Tenente Dallas na personagem de uma série chamada BONES, esqueci o nome da personagem agora, KKKK! E também vejo muito desses livro na série Castle, da Sony! Dizem os boatos que estão querendo transformar os livros em série, vamos esperar!
      bjos

      Excluir
  5. Oi Lia
    Ainda não li essa série, mas sempre escuta falarem muito bem dela.
    O tema é muito legal e com certeza leria essa série ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, eu também tenho muita vontade de ler, o que me desanima é ter que comprar todos estes livros. Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      Excluir
    2. Ola Renata, olha eu sou suspeita, mas aconselho a começar a ler In Death imediatamente! RRSRSRS

      bjos

      Excluir
  6. Tenho todos os livros da série, menos o último Origem Mortal, mas a série está um pouco cansativa. Aqui em casa outras pessoas leram, mas eu parei desde de Dilema Mortal.. Vamos ver se me animo de novo, porém uma ressalva acho difícil chegar a tantos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ver, sempre ouço muitos elogios para esta série. E tenho muita curiosidade sobre ela, mas não vou colecionar. Seria um investimento muito grande em algo que não sei se vou gostar...

      Excluir
    2. Oi Verônica, eu reli a série esses meses para ver se minha visão mudava, rsrsrs. E vou confessar que continuo ansiosa para ler todos. Visão Mortal, quase acabou comigo. Eu às vezes acho que a Nora dá umas forçadas em algumas situações, mas não consigo parar de ler e querer saber como vai ser a Dallas mamãe, nem me apeguei tanto à Eve eu gosto mesmo é a Dee Dee!
      bjos!

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!