[SEMANA DOS NACIONAIS] Resenha #04 - Cabra Cega - Sheila Ribeiro - Clube de Autores


Bom dia leitores!
Mais uma resenha da nossa #SemanadosNacionais para vocês!


Hoje vou falar sobre um livro que traz um tema polêmico, mas que infelizmente ainda acontece muito por este Brasil afora. O livro fala sobre Violência contra a Mulher.
Vamos conferir?


CABRA CEGA

Ficha Técnica:  
Título: CABRA CEGA
Subtítulo:
Edição: 1
ISBN: 0
Editora: Clube de Autores
Ano: 2010
Páginas: 140

Sinopse: 
Clara e Gustavo se conhecem em um clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim, a vida de Clara muda rapidamente. A mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.


Sobre a autora:

"Sou jornalista faz quase 15 anos e, justamente, escolhi esta profissão por conta da minha enorme paixão pela escrita. Tudo, desde pequena, me inspira, claro que com o passar dos anos fui evoluindo com as palavras e sensações. E foi assim que no início da idade adulta escrevi o meu primeiro romance.

Cabra Cega é pura ficção, embora algumas pessoas possam se ver na história, mas a intenção da obra é somente fictícia. Cabra Cega ficou guardado na gaveta por muitos anos e somente aos 35 anos me senti verdadeiramente preparada para a publicação e a realização deste sonho. Certamente é somente o primeiro de muitos outros que virão."


Bom, como começar uma resenha sobre um assunto polêmico, triste e extremamente importante?
Confesso que ainda não sei. O que vou fazer, é tentar passar para vocês o que senti durante a leitura.  

Quando recebi o livro da Sheila para resenhar, não sabia muito bem o que esperar da história. Procurei não ler nenhuma resenha, pois queria ter a minha própria experiência. O livro é fininho, são apenas 94 páginas. Uma leitura rápida e fácil. Mas, a história... É densa, forte e por várias vezes me peguei irritada, frustrada e indignada com algumas atitudes dos personagens.

Sheila nos conta a historia de Clara, uma jovem tranquila, educada, que vem de uma família tipicamente brasileira. Uma família como outra qualquer, como a família de algum vizinho ou parente seu.

Clara está em um Clube de Curitiba onde costuma frequentar com sua família, quando conhece Gustavo, por quem se sente imediatamente atraída. Ela descobre que ele é filho único, e que está no último ano da faculdade de Medicina. Ela acaba se envolvendo cada vez mais com ele e resolvem se casar. É aí, que todos os problemas de Clara começam.

A partir do casamento, Gustavo começa a mostrar um outro lado seu. Primeiro ele resolve se mudar com ela para outra cidade, com a desculpa que teriam mais privacidade, poderiam iniciar uma nova vida só deles. Clara como está muito apaixonada, resolve seguir seu marido sem questionar, mesmo sabendo que será tudo novo e que ficará longe e sem o apoio de sua família.

Gustavo vai se mostrando ciumento ao extremo, obsessivo em relação a ela, e finalmente violento. E o pior de tudo é que Clara mesmo sofrendo, mesmo sabendo que está tudo errado não encontra forças para abandoná-lo. Se cala e não procura ajuda. Ao mesmo tempo ele lhe dá presentes após as atitudes ruins que tem com ela, como meio de aplacar o ml que causa a Clara. E me deu muita raiva de sua família também, que mesmo desconfiada, não faz nada ou quase nada para ajudá-la.

Sei que é só ficção, mas por já ter conhecido uma mulher como Clara, e por ter acompanhado sua história que graças a Deus não teve um fim trágico, me senti muito tocada e angustiada com o livro. Nós sabemos que existem muitas Claras por aí, muitas cabras cegas, que ainda hoje, mesmo com leis que as protegem, mesmo com toda divulgação na mídia, ainda sofrem violência doméstica, violência psicológica e são submissas a isso. Se sentem impotentes diante deste mal, e isso é muito triste.

Sheila soube abordar bem o tema. Soube trabalhar os personagens, e nos faz assimilar bem a história. Para um primeiro livro, acho que ela se saiu muito bem. Só gostaria que ela tivesse se aprofundado mais em alguns detalhes, talvez deixado a história um pouco mais longa... E que o livro tivesse diálogos (eu adoro diálogos)...

Livro recomendado para aqueles que se interessam pelo assunto, que já passaram por isso ou mesmo conhecem alguém que esteja sofrendo com este problema.
Tem algumas passagens fortes, e com certeza ao terminar a leitura você se sentirá mexido com tudo que leu.

Bjus


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

17 comentários:

  1. Querida Lia, como te falei pelo Skoob, muito obrigada por sua resenha, suas impressões e principalmente por deixar bem claro os seus sentimentos durante a leitura. Confesso que como autora realmente é muito gratificante saber que mexi tanto assim com as suas emoções. Principalmente sendo o meu primeiro trabalho. Quanto à extensão dele e a falta de diálogos, quem sabe no futuro não reescrevo?! :) Agora quanto mulher o que posso te dizer é que infelizmente essa é uma ficção ainda com um pé na realidade de muitas mulheres. Ainda hoje, 4 anos depois de ter publicado "Cabra Cega", eu me surpreendo com muitas histórias que chegam pra mim, através de e-mails, Facebook, Twitter e afins. Algumas já conseguiram vencer essa passagem em sua vida, outras ainda se encontram no meio de um turbilhão de sentimentos, muitas vezes contraditórios, e violências de todos os tipos.
    Espero, como autora e como mulher, pelo dia que violências contra mulheres, crianças e idodos sejam apenas lembranças de um período que ficou em um passado bem longe.
    Obrigada pelo feedback.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila, muito obrigado por seu comentário. E eu que agradeço pela oportunidade de ler um livro que independente do tempo em que foi escrito ainda permanece atual.
      Infelizmente como falei na resenha esta ainda é uma dolorosa realidade para muitas mulheres por este mundo afora.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá Lia!
    Eu acho que iria ficar com irritada com a Clara, como assim sofrer violência e ainda ficar com o homem. Sei que tem muitas mulheres que sofrem com isso. É um livro bem polêmico, mas deve ser uma história que prende o leitor.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!
    Suelen Fernandes
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei irritada com ela Suelen, mas infelizmente como falei na resenha ainda existem muitas mulheres assim.
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Suelen, obrigada pelo comentário. É mais comum do que a gente pensa, minha querida, ainda hoje. Mas as coisas já estão mudando... ;)

      O convite sobre o evento em que serei entrevistada aqui no Rio feito no comentário abaixo é extensivo a você também. Se quiser acompanhar a minha fan page fique à vontade:

      https://www.facebook.com/autoraSheilaRibeiroMendonca

      Beijo! Beijo!

      Excluir
  3. Caramba Lia,não conhecia o livro,e ele me pareceu impactante,daqueles que ficam na sua memória por muito tempo.... Eu concordo com você quando diz que infelizmente existem muitas Claras por aí,o tema é mesmo polêmico,mas infelizmente uma triste realidade em nosso país.

    Já quero ler o livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, realmente o livro faz a gente pensar...
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Biazinha, prazer! Obrigada por seu comentário e, sim, ainda existem muitas Claras. Mas de qualquer forma aos poucos o quadro está mudando, a Lei Maria da Penha foi um divisor de águas. ;)

      O convite sobre o evento em que serei entrevistada aqui no Rio feito no comentário abaixo é extensivo a você também. Se quiser acompanhar a minha fan page fique à vontade:

      https://www.facebook.com/autoraSheilaRibeiroMendonca

      Beijo! Beijo!

      Excluir
  4. Uiiiiiiiiiii Lia, amei a indicação, já fui aqui no face procurar a autora!!! Super me interessei, obrigadinha!!! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado flor.
      Se ler, passe por aqui e me conte o que achou.
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Rosacarla, prazer!

      Então, venho te convidar a acompanhar a minha fan page e também te avisar que se você for do Rio, estarei em um evento no dia 13 dezembro, no El Bazzar, serei entrevistada pela jornalista Raffa Fustagno e falarei um pouco mais sobre "Cabra Cega" e os meus outros projetos. Estarei lá autografando os meus livros. ;) Mais pertinho do evento vou divulgar mais no Face. Será um prazer te receber lá.

      https://www.facebook.com/autoraSheilaRibeiroMendonca

      Bjbj.

      PS: Lia Christo, o convite também é extensivo a você. ;)

      Excluir
  5. logo de inicio, ja percebi que o livro "cabra cega" se tratara de um livro bastante realista. que retrata a violencia contra a mulher. parece ser um livro bem interessante. e parece tb. que a autora soube narrar mt bem a historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rayane. O livro fala de uma triste realidade.
      Obrigado por seu comentário.
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Rayane, é verdade, o meu livro se trata de um assunto bem realista, infelizmente, mas é uma realidade que aos poucos vai se desenhando diferente. ;) As coisas estão começando a mudar, graças a Deus!
      Beijo, beijo e prazer!

      Excluir
  6. Lia amada, eu li esse e confeso que não esperava muito coisa, mas a medida que eu lia eu fui adentrando na história foi como se eu estivesse vendo ela acontecer bem na minha frente.. Me doeu lembrar que existem muitos casos asim no Brasil e no mundo...Eu gostei muito da forma que a Sheila abordou a trama e assim como você, penso que pra o primeiro lviro, ela se saiu muito bem...Recomendo a leitura com certeza... bjs amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, o livro fala de algo difícil e doloroso, mas a Sheila soube levar muito bem esta história.
      Uma boa leitura.
      Bjus

      Excluir
    2. Olá Aline, que bom que leu o meu livro e gostou, fico feliz! Obrigada pelo feedback, beijo, beijo! ;)

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!