[Luz, Câmera, Livros!] - Penelope

Oi pessoal.

Hoje trago uma história que fez o caminho inversoPenelope primeiro foi filme, depois foi adaptado para livro. E a transição fez jus a obra do cinema, que tem um quê de comédia romântica, meu gênero preferido!



Venha conferir!





Ficha Técnica - Livro

Título: Penelope

Autor(a): Marilyn Kaye 

Editora: Galera Record

Lançamento: 2008

Gênero: Romance / Drama / Comédia








Ficha Técnica - Filme

Título: Penelope

Diretor: Mark Palansky

Lançamento: 2007

Gênero: Romance / Drama / Comédia

Elenco: Christina Ricci, James McAvoy, Catherine O'Hara, Richard E. Grant, Peter Dinklage e Reese Witherspoon






Sinopse: Penelope Wilhern vem de uma família rica e da alta sociedade, porém foi amaldiçoada por uma bruxa e nasceu com um nariz de porco. O único modo de quebrar a maldição é quando alguém da mesma classe social que ela aceitá-la do jeito que ela é. Porém, isolada do mundo durante 25 anos, o único modo encontrado por sua família de resolver esse problema é convidar solteiros ricos para conhecê-la e talvez assim arrumar um marido que desfaça a maldição. Porém quem irá aceitar uma noiva com nariz de porco??


Minha opinião: Conheci primeiro o filme, que um dia passou na TV a cabo, onde achei interessante a sinopse. Me interessei também pelo elenco, afinal já gostava da Christina Ricci e do James McAvoy. Anos depois, em uma das Bienais do Rio de Janeiro, encontrei o livro, comprei e decidi ler. Eu gosto muito de adaptações e curto comparar as diferenças entre o livro e o filme. 


A Christina, na minha cabeça, é uma atriz que combina com papéis estranhos e diferentes, porém normalmente filmes com papéis muito estranhos acabam sendo ruins, no sentido de qualidade de roteiro. Penelope foi uma exceção. A personagem ficou muito legal, a história era boa, encaixou muito bem com o estilo da atriz. P.S.: Nunca vi o cabelo dela tão lindo quanto nesse filme!! *---*


James McAvoy, que eu só conhecia como "o fauno d'As Crônicas de Nárnia", e hoje é mais lembrado por ser nosso querido professor Xavier nos filmes X-Men, está em um papel não muito interpretado por ele, como o mocinho romântico viciado em jogatinas em bares bizarros. Interessante mesmo foi a química entre os personagens Penelope e Max, que tinha que ser forte, já que eles mal se encontram, mal se tocam durante todo o filme.


Peter Dinklage (arrasando como Tyrion de Game of Thrones) é o personagem que liga os nossos protagonistas no primeiro momento. Seu papel é de um repórter obcecado pela história da menina-porco, que decide infiltrar um cara na lista de pretendentes de Penelope, para que consiga tirar uma foto de seu rosto e finalmente provar para o mundo que ele não é maluco. E quem é o tal pretendente??? Nosso Max, é claro!!


Construída a trama, vemos o envolvimento de Max Penelope, que cada vez mais confia em Max, por este conseguir aceitá-la do jeito que ela é e querer também que ela se liberte, ande com as próprias pernas. 


O desenvolvimento da trama é muito interessante, além de vermos o crescimento de todos os personagens, exceto do da mãe de Penelope. É uma história onde a moral é amar a si mesmo e aceitar os seus defeitos, tentar ser alguém melhor com o que se tem.


O livro cumpre o papel de retratar a história, que já era boa nos cinemas, no papel. Gostei ainda mais pelos detalhes que ele tem a mais. Além disse, é uma leitura muito leve, prazerosa e rápida. Algo interessante também é a apresentação do livro escrita pela Reese Witherspoon, atriz que realmente se apaixonou pela história e quis que esta se tornasse livro. Aliás, a Reese está tão diferente no filme que cheguei a me assustar quando a vi pela primeira vez no filme.


Para mim, o grande diferencial do filme e do livro é que no filme temos uma ambientação diferente. Tudo remete a tempos antigos, os locais, os materiais utilizados pelos personagens, até alguns eventos que ocorrem durante a trama e até a vestimenta dos personagens, porém tudo dá a crer que estamos no século XI. Causa um estranhamento interessante. Um clima retrô juntamente com o contemporâneo.


Finalizando, super recomendo esse filme para tardes de sábado com as amigas. E o livro para dias chuvosos ou deprimentes, onde uma linda e divertida história de amor aquece o coração.



Beijos!!



Visite o Secret DoramasClique aqui e conheça mais sobre o blog!

11 comentários:

  1. Esse filme é muito amor! Desde que o vi fui atrás de mais informações e descobri o livro, e, claro, já coloquei-o na minha lista de leitura, no Skoob. Nunca achei ele por aqui, mas espero encontrá-lo algum dia.

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia, eu também amei o filme. Não sabia do livro, mas agora vou procurar para ler.
      Obrigado por sua visita e comentário.
      Bjus

      Excluir
    2. Olha, realmente esse não é um livro fácil de encontrar. Eu o encontrei na bienal, e nem estava procurando-o. Mas confesso que não vejo ele vendendo em nenhuma livraria popular em shoppings...
      Mas se vc quiser adquirir, é só pedir o livro online em alguma livraria ou ir na livraria fisica e encomendar. Eles pedem pra editora e depois te avisam por telefone ou email que chegou na loja.

      =)

      Beijos, Mia!

      Excluir
  2. Robertaaaa
    Adorei o post de hoje.
    Sou muito amor por este filme!
    Sempre que tenho oportunidade assisto.
    Gostei demais da história e da maneira como o diretor foi desenvolvendo ela.
    O James McAvoy e a Christina ficaram perfeitos para os papéis.
    Parabéns pelo post flor.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Adoro as capas da Record <3
    Ainda não tinha visto que era um filme também... mas adorei a sinopse! Tem cara mesmo de filme para se assistir no sábado a tarde!
    Adorei a indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, obrigado pela visita e comentário.
      Volte mais vezes, eu adoro!
      Eu amei este filme, e agora estou doida pra conferir o livro.
      Bjus

      Excluir
    2. Capa linda mesmo, Laura!!!
      O filme é ótimo, assista!!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Lia!
    Acredita que ainda não assisti? rsrs
    Parece uma boa diversão, bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys, o filme é muito fofo e também tem um pouco de comédia.
      Vale a pena conferir.
      Bjus

      Excluir
    2. Assista, é muito fofinho esse filme!!
      Beijos

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!