[RESENHA] Vango - Entre o Céu e a Terra #1 - Timothée de Fombelle - Editora Melhoramentos


Boa tarde leitores!
Mais uma resenha saindo do forno para vocês!


Desta vez trago uma história interessante sobre uma época conturbada de nossa história!
Vem comigo embarcar nesta aventura!


VANGO - ENTRE O CÉU E A TERRA #1

Ficha Técnica:
Autor: Timothée de Fombelle
Categorias: Catálogo Geral, Catálogo Juvenil
Formato: 17 x 24 cm
Número de páginas: 360
ISBN: 978-85-06-07748-1

Sinopse:
Vango - Entre o Céu e a Terra - Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis...
LEIA UM TRECHO.

TIMOTHÉE DE FOMBELLE


Depois de se tornar um professor de literatura, Timothee ensinou em Paris e Vietnã antes de escolher a vida boêmia do teatro. Autor de uma dezena de peças de teatro, ele escreve, desenvolve, constrói conjuntos e dirige a atriz que ele admira mais, sua esposa Laetitia. Eles têm uma filha, Jeanne Eliseu, que já adora subir em árvores.
Apaixonado por livros e teatro, Timothee vem escrevendo desde que ele era jovem. O estágio tem sido o seu campo de testes, mas é a vida, com suas alegrias e provações, que inspira o seu trabalho real.

BOOK TRAILER




Vango é o primeiro livro de uma série totalmente diferente de tudo que já li. Um livro cheio de reviravoltas, surpresas, ação e mistério. Muito mistério.

Quando recebi o convite da editora para resenhar este livro, fiquei meio em dúvida se deveria aceitar ou não, já que a leitura foge bastante do que leio habitualmente. Mas, logo pensei... Por que não? Que tal sair um pouco da zona de conforto e embarcar nesta aventura junto com o personagem?

E lá foi a Lia se jogar em mais um desafio... kkk

Confesso que ao terminar o livro, ainda estou em dúvida se a ideia foi boa ou não... kkk 
E vou explicar pra vocês, contando um pouco da história e minhas impressões sobre ela.

"1934, Paris. Vango, um adolescente de origens misteriosas e com uma infância excepcionalmente isolada, está prestes a ser ordenado sacerdote, quando um tiro ressoa. Momentos depois, Vango está na corrida, falsamente acusado de um crime que ele não cometeu. A paz está se desintegrando depois da Primeira Guerra Mundial e o fascismo está em ascensão. Na Alemanha, a recém formada Gestapo estão à procura de dissidentes; na Rússia, Stalin esmaga brutalmente a oposição; e traficantes de armas e espiões estão por toda parte. Nem mesmo a remota ilha onde Vango foi criado é segura. A busca de Vango para provar sua inocência vai levá-lo através de uma Europa volátil, seja de comboio, de barco e até mesmo em um Zeppelin. Tudo na tentativa de escapar de seus inimigos desconhecidos e descobrir a verdade sobre seu próprio passado. Uma busca que o fará ter a percepção de que a ignorância é mais perigosa do que a verdade - seja lá o que for.

Imagem retirada do Google, e que também consta do livro.
Vango - Entre o Céu e a Terra, nos conta a história de Vango um jovem aventureiro, que possui muitas habilidades, fala vários idiomas, inteligente, esperto, mas que vive cercado pelo mistério...

Minhas considerações:

Eu embarquei nesta leitura sem saber absolutamente nada sobre o livro, não sabia o que esperar desta leitura. Nem mesmo pesquisei sobre o livro, ou li resenhas sobre ele. Me joguei literalmente na escrita diferente, instigante de Fombelle, um autor totalmente desconhecido pra mim.

O livro é narrado em terceira pessoa e isto sempre me deixa mais confortável, pois tenho como saber o que se passa na mente de todos os personagens, estar por dentro de todos os acontecimentos, ou não... kkk Mesmo sendo contado em terceira pessoa, o narrador não nos deixa ir fundo nos acontecimentos, e muito menos penetrarmos as mentes dos personagens. Mesmo Vango que é o personagem principal do livro, conseguiu permanecer um mistério para mim, até o final.

O autor mistura fatos reais com ficção, nos enredando em uma aventura nada convencional e que nos deixa sempre em expectativa sobre qual será o próximo acontecimento. Vamos sendo levados de um lado a outro, embarcando em novas situações e de certa forma sempre deixados no escuro. 

Notei que o autor fez uma ótima pesquisa sobre acontecimentos citados no livro, e soube mesclar bem a ficção com realidade, e ele quase nos faz crer que esta história poderia mesmo ter acontecido naquela época. Mas em minha opinião ele foi meio extenso em algumas partes, e isto se tornou meio cansativo pra mim algumas vezes durante a leitura. Mas, nada que atrapalhasse a qualidade da narrativa.

Uma personagem muito interessante da história é Ethel. Ela é uma fofura, e gostei muito dela. Ela é a jovem amiga que ajudará Vango nesta jornada.

Mesmo não nos deixando saber muito sobre os personagens, principalmente sobre Vango, mesmo assim o autor consegue fazer com que criemos uma empatia com eles, e consegue nos deixar conectados a eles. 

Vango - Entre o Céu e a Terra, é um livro inteligente, com boas doses de veracidade, muita aventura, ação e muitos mistérios. Mistérios esses que mesmo tendo chegado ao final do livro, continuaram sem serem revelados, o que de certa forma me deixou meio frustrada, já que sou uma leitora ávida por respostas e muito curiosa... 

A Editora Melhoramentos teve o maior capricho com este livro. A diagramação está perfeita. Algumas imagens inseridas nos capítulos dão mais beleza ao livro, além do início dos capítulos terem letras diferenciadas. Tudo contribui para uma ótima leitura.

Enfim... Vango foi uma leitura diferente, instigante, e que recomendo a todos os leitores que curtam livros que misturem ficção com realidade, tenham aventura, ação e que consiga manter um bom mistério.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

10 comentários:

  1. Olá,
    Eu já havia lido algo sobre esse livro, mas não cheguei a me interessar de fato pela obra, mesmo ela parecendo ser bacana.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, o livro é legal. Se tiver oportunidade confira.
      Bjus

      Excluir
  2. Deve ser interessante esse livro... o período entre as grandes guerras e a Seguerra são minha paixão.
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, então se jogue nesta leitura que você vai gostar!
      Obrigada por sua visita e comentário.
      Bjus

      Excluir
  3. Estava curiosa sobre esse livro, Lia. Sua resenha esclareceu melhor a premissa e a aventura que encontrarei nessa leitura. Gostei! Pena que há partes nas quais o autor se torna um tanto extenso, mas acho que apesar de um pouco cansativo a qualidade da história mantém a atenção do leitor. Queria tanto que fosse volume único… Sendo série, confesso, vai demorar um pouco até finalmente começar a lê-la.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Francine, uma pena ser uma série...
      Também ando fugindo um pouco delas... Quero muito conseguir terminar as que já tenho, mas está difícil. kkk
      O livro é ótimo e mesmo sendo série vale super a pena ler.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Lia.

    Adorei sua resenha. Eu gosto de sair da minha área de conforto e ler gêneros que ainda não tenho muito costume de ler. Fiquei bem interessada na leitura dele.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kênia.
      Se tiver oportunidade leia e depois me fala se gostou.
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Lia!!!
    Minha filha está lendo esse livro e ela já comentou comigo que a narrativa é bem diferente e que a história a está surpreendendo em algumas partes. Tomara que a continuação não demore a sair, já que tantos mistérios permanecem em aberto.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis, a narrativa é bem diferente mesmo! E o livro tem muita ação. Mas o final ficou em aberto mesmo. Tomara que venha logo o próximo.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!