[RESENHA] Os Bons Segredos - Ann Leary - Editora Nacional


Bom dia seus lindos!
Um domingo maravilhoso pra vocês!


Hoje venho compartilhar as minhas impressões sobre um livro que tem uma temática bem diferente das que costumo ler, mas que foi uma boa surpresa e fez a leitura valer a pena.


OS BONS SEGREDOS

Ficha Técnica:
Autores: Ann Leary
ISBN: 9788504019582
Código: LN01958
Formato: 16 x 23
Páginas: 384
Edição: 1
Ano de edição: 2015
Catálogo: Interesse geral - Ficção
Preço: R$44,90

Sinopse:Hildy Good é uma caipira chique que sempre viveu numa histórica comunidade da região da costa norte de Boston. Ela sabe quase tudo sobre todo mundo. Hildy é descendente de uma das bruxas de Salem, e acredita-se que ela possa ter herdado alguns dons paranormais. Não é verdade, claro; ela apenas é boa em decifrar as pessoas. Hildy é boa em várias coisas, aliás. É uma bem-sucedida corretora de imóveis, mãe e avó. Seus dias são atarefados, mas suas noites têm sido solitárias desde que suas filhas, convencidas de que a mãe estava bebendo além da conta, a mandaram para uma clínica. Agora ela está em recuperação - ou não.
Os bons segredos é ao mesmo tempo cômico, triste e mordaz. Um clássico tipo de história que revela os segredos de uma cidade pequena, esse espirituoso romance vai ficar na memória do leitor até muito tempo depois de terminada sua leitura.


Quando recebi este livro para resenhar, não fazia a mínima ideia do que esperar de sua leitura. Não tinha conhecimento do livro e nem mesmo da autora. Por isso entrei na leitura como quem entra em um local desconhecido que nos causa um certo receio, mas onde a curiosidade esta lá também. Isso fez com que a leitura fluísse de uma maneira bem diferente daquelas onde já sabemos o que iremos encontrar, onde já estamos acostumados com a escrita e o jeito do autor. 

"Os Bons Segredos" é um livro incomum desde o início. O narrador e personagem principal é Hildy Good, Uma mulher em torno dos seus 60 anos de idade. Uma personagem que tem muitas camadas e questões complicadas em sua vida. Ela nunca é patética e luta por sua independência ferozmente. Só por isso já dá para sentir o quanto o livro é diferente de tudo que eu já tinha lido até aqui.

Hildy Good é uma corretora de imóveis divorciada que viveu toda sua vida na pequena cidade de Wendover em Massachusetts. Ela se orgulha de descender de uma Bruxa de Salem, uma ancestral que morreu queimada na fogueira pelos julgamentos da Igreja que aconteceram em Salém naquela época. Na verdade, os habitantes da cidadezinha acreditam que ela realmente tenha poderes, já que é muito boa em ler pessoas, algo que Hildy sempre nega. 

Seu negócio ia bem até que suas filhas fizeram uma intervenção sobre ela, já que Hildy gosta muito de beber. Ela foi para a reabilitação de má vontade, embora ela acredite que não tem nenhum problema e até mesmo consegue parar de beber, por um tempo. Ela acaba se tornando meio reclusa, solitária, e sente muita falta do contato com seus amigos e vizinhos.

A jornada de Hildy como uma alcoólatra segue o que eu imagino ser um verdadeiro círculo vicioso: um sentimento que a deixa triste encontrando consolo apenas no álcool, anos de racionalização e negação e um lento despertar para entender que ela realmente tem um problema. Com sua sabedoria e um humor cáustico Hildy está longe de ser desagradável, e você não consegue deixar de ficar torcendo por ela.


Os Bons Segredos tem um enredo repleto de intrigas de cidades pequenas: casos extraconjugais, mães rivais, uma criança desaparecida e poderes psíquicos que remontam aos julgamentos das bruxas de Salem, para citar alguns. Mas a verdadeira força do livro está em relembrar o mundo interior de Hildy. Ela nos mostra como Hildy se sente em relação aos outros quando bebe e o seu desespero interior que faz com que o álcool venha antes de qualquer coisa em sua vida, até mesmo antes daqueles a quem ama. O que resulta disto é uma história que nos trás um retrato complexo de uma mulher em sua luta contra o vício e as nuances de como isto interfere em seu ser. E tudo isto numa cidade onde nenhum segredo permanece em segredo por muito tempo.

A capa do livro é muito bonita, e reflete alguns momentos vivenciados pela personagem. A diagramação é simples, mas muito bem feita. Um ótimo trabalho gráfico por parte da editora.

A autora escreve com humor e perspicácia, revelando tanto o lado de se beber pelo prazer, como também quando o prazer se transforma em mentiras e justificativas para o alcoolismo. Uma história comovente, emocionante e uma leitura que recomendo.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Oi Lia!
    Fico sempre feliz quando leio uma resenha positiva sobre um livro nacional.
    A história deve ser bem cativante com seus segredos e mistérios agregado a uma protagonista marcante.
    Uma boa dica de leitura. Bom domingo amiga e beijos doces 💜

    ResponderExcluir
  2. Que capa maravilhosa, todo mundo falando bem desse livro, entrou pra minha listinha.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei esta capa.
      E vale a pena esta leitura.
      Bjus

      Excluir
  3. O alcoolismo é muito complicado para tratar, pois só quando o alcoólatra quer mesmo é que algo pode ser feito. Se não, pouco adianta. Não conhecia Os Bons Segredos e achei a premissa bem interessante. Hildy parece ser uma ótima protagonista. :D
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Anna, o alcoolismo é muito difícil e complicado. Tanto pra quem sofre disto como pra quem tem que conviver com isto.
      A Hildy é uma personagem muito interessante.
      Bjus

      Excluir
  4. Parece ser um livro bem pé no chão, que retrata o cotidiano e os problemas que as pessoas vivem enfrentando. Às vezes é bom ser livros assim depois de tantos fantasiosos um atrás do outro né haha adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova na Caverna de "A Febre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando é bom mesmo diversificar nossa leitura Carol.
      E o livro tem uma temática difícil mas muito interessante.
      Bjus

      Excluir
  5. Olá ! Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas a sua resenha e a capa linda me deixaram curiosa a respeito. Parece ser um pouco diferente do que estou acostumada a ler ,mas é bom se aventurar em gêneros novos de vez em quando.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso mesmo que pensei quando o recebi para resenhar. Que seria bom me jogar em uma leitura diferente.
      Gostei e recomendo.
      Bjus

      Excluir
  6. Os Bons Segredos, a capa é muito bonita,não conhecia o livro,a trama dele parece ser bem envolvente e leitura deve ser bem gostosa.Bjs e boa leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel é um livro muito bom!!!
      Se conseguir ler me conta se gostou.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!