[RESENHA] A Outra História da Lava-Jato - Paulo Moreira Leite - Geração Editorial



    Olá, eu sou a Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e a colaboradora do Blog Doces Letras.
      Hoje vim deixar a minha última resenha do ano de 2015.
      Venha conferir minha opinião:
  




Ficha Técnica:
 Autor: Paulo Moreira Leite
 Editora: Geração Editorial
  Coleção: Histórias Agora
  1ª Edição
   Ano: 2015
   416 Páginas

 Sinopse:

 Dois anos depois de escrever "A outra história do Mensalão", o jornalista Paulo Moreira Leite publica "A outra história da Lava-Jato", novamente pela Geração Editorial. Em 416 páginas, o olhar atento para as conexões nem sempre evidentes entre Justiça e Política, e o mesmo espírito crítico que marca mais de 40 anos de jornalismo, Paulo Moreira Leite define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros - mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada para fins políticos. A obra conta com uma esclarecedora introdução de 60 páginas e ainda 45 artigos escritos no calor dos acontecimentos. "A outra história Lava-Jato" tem prefácio do professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais respeitados cientistas políticos do país. Na contracapa, o livro apresenta uma curta recomendação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal: "É ler para crer."
  
     


     Necessária! 

    Mais uma leitura que  não terá grande popularidade e repercussão entre os leitores, mas seria necessária para cada brasileiro refletir sobre o atual momento no Brasil.
   Como está frisado na capa do livro “ É ler para crer”, eu realmente precisei ler este livro para ter a real conscientização da crise política no País.
    O livro A Outra História do Lava – Jato é o 13º volume da coleção História Agora que consiste em uma introdução reveladora e  vários artigos do período de 5 de Maio de 2014 até 18 de Setembro de 2015.
    Também contém um  Prefácio escrito pelo professor e cientista social Wanderley Guilherme dos Santos, dois textos na contracapa; um do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello e outro do Marcelo Lavanère, que foi presidente do Conselho Federal da OAB e em 1992 apresentou a ação que levou ao Impeachment de Fernando Collor de Mello.
   Além de uma sinopse  bem elegante na orelha do livro assinada pelo jurista Luiz Moreira e cada início de capítulo, que contém um artigo de fotos das pessoas envolvidas na história da Lava - Jato.
    Na narrativa  do Paulo Moreira Leite, desde 2014, a Operação Lava-Jato ganhou destaque, com várias prisões, pessoas identificadas como alvo, escândalos  e muitas críticas das posições dos magistrados, procuradores e policiais envolvidos nas investigações. O STF exigindo respeito às regras democráticas onde preservaria a soberania popular e a Constituição.
  Nesta situação, temos o povo brasileiro mobilizando passeatas em defesa e contra ao governo Dilma Rousseff. Sergio Moro proporcionando uma visão de autoridade que  controla o poder de estado em seu grau máximo, em respeito à liberdade dos cidadãos.
   Com várias acusações e argumentações, a cada novo episódio, quem sofre é o povo brasileiro que ainda buscam forças para enfrentar a atual situação econômica do País, embora o governo tente mascarar a situação para um novo escândalo.
    Pode acreditar ou não, mas é um livro riquíssimo de informações que pode esclarecer  e apresentar fatos que vem se tornando cada vez mais frequentes no governo.
   Finalizo minha opinião, recomendando a leitura deste livro, principalmente para leitores que se interessam pela vida nacional do País e querem uma leitura que irá contribuir para o conhecimento do leitor.
   Boa leitura!

. Dei 5 estrelas para livro.



  
 " Desde Junho de 2013 a política brasileira lembra um filme de ação com disputas em alta velocidade, companheirismos inesperados, traições e reviravoltas fulminantes. " ( Pág. 09 ) 

" Se a lei prevê este direito, ele precisa ser respeitado. É o princípio de que a lei deve valer para todos e assim deve ser. Este é o preço a se pagar pela opção de viver numa democracia. " ( Pág. 350 )
    
      Quero desejar um Feliz Ano Novo e que 2016 possamos continuar nossa amizade literária, curtindo muitas histórias.

       Bjos e até a próxima...



2 comentários:

  1. Fiquei muito interessada neste livro sobre a Lava Jato.Gostei da sugestão.Bjs e boa leitura!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.
      Também achei bem interessante.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!