[DIVULGAÇÃO] Obra inédita no Brasil de premiada autora britânica chega às livrarias



        Olá, eu sou a Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e a colaboradora do Blog Doces Letras.
        A Editora Tordesilhas acaba de lançar o livro O pomar das almas perdidas, da autora Nadifa Mohamed - premiada pela revista Granta em 2013 como uma das melhores jovens romancistas britânicas.
       Venha conferir: 


    
O pomar das almas perdidas de Nadifa Mohamed, da editora Tordesilhas, é o primeiro livro desta premiada autora britânica publicado no Brasil. A obra conta, com sensibilidade e reverência a história de três mulheres, de classes sociais e idades diferentes, que, no final dos anos 1980, enfrentam na cidade de Hargeisa, na Somália, a guerra civil que devasta o país até hoje.
     As três personagens centrais da obra são Kawsar, uma senhora viúva de luto pela filha. Depois de um ataque brutal na delegacia de polícia, ela fica acamada, dependendo da ajuda de vizinhos; Deqo, uma órfã que fora abandonada no campo de refugiados e encontra na casa de prostitutas proteção após fugir da cerimônia de aniversário da revolução, onde fez uma apresentação de dança; e Filsan, uma jovem soldado, que se oferece como voluntária na revolução, para mostrar que pode ser muito mais comprometida do que qualquer um de seus colegas homens.
     A trama se inicia com um incidente envolvendo a menina Deqo durante a apresentação de dança. Ansiosa, ela erra a coreografia e é repreendida com golpes e xingamentos. Kawsar, que assiste à apresentação, avista de longe a situação e interfere. Logo, os seguranças a pegam pelo braço e a retiram do local, enquanto Deqo consegue fugir. A velha senhora é levada para a cadeia, onde é brutalmente espancada por Filsan, que faz isso porque acabara de ser humilhada pelo chefe de sua corporação.
     O livro passa a acompanhar então a vida de cada uma das mulheres. Deqo se perde pelas ruas da cidade, perambulando pelas bancas do mercado até encontrar refúgio na casa de prostitutas. Machucada, impossibilitada de se mover, Kawsar volta para seu bangalô e passa a viver com a ajuda de uma jovem. Filsan retorna ao quartel e ao seu trabalho de patrulha. Nesse momento, a narrativa cresce e ganha uma qualidade poética admirável, para a qual muito contribui a musicalidade das palavras somalis sussurradas aqui e ali.
     Aos poucos, a revolução cresce e o conflito armado se instala de vez, obrigando a população a deixar sua casa. Em meio aos escombros, aos cadáveres, à areia do deserto e às suas próprias perdas, Deqo, Filsan e Kawsar voltam a se encontrar para viver o seu destino final e comum, num trabalho magistral de construção de enredo que ajuda a explicar por que a revista Granta elegeu Nadifa Mohamed uma das melhores jovens escritoras britânicas de 2013.
    Em um lugar desprovido de homens, Mohamed deu voz às mulheres somalis sem polêmicas de gênero, apenas com uma escrita vigorosa e cheia de nuances.

“Algumas nuvens ralas percorrem o céu, a brisa da noite é mais fresca que de costume, infiltrando-se, brincalhona, entre as receitas na mesa. Ela puxa as cobertas até o queixo, fecha os olhos e aspira o jasmim, as madressilvas, as damas-da-noite e a flor do deserto wahara-waalis que plantou faz muito tempo, no pomar atrás do bangalô. Este é o único contato que ela tem agora com seu precioso pomar – a delicada carícia de seu aroma quando o vento está soprando na direção certa.”
 

    Espero que tenham gostado da novidade.
    Bjos, até a próxima...

6 comentários:

  1. Adorei a indicação, eu gosto muito desse tipo de livro que mostra a realidade e dá voz a essas pessoas que vivem um inferno na Terra mas não se permitem sucumbir, 3 heroínas mesmo.

    Abraços,

    www.rascunhocomcafe.com/2016/03/especial-20-anos-sem-mamonas.html

    ResponderExcluir
  2. A obra parece ser bem densa e fico feliz que finalmente chegou por aqui :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Achei a sinopse muito interessante! Acho que esse livro será muito bom e deixará muitas pessoas com ressaca literária.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Kênia,
    Que novidade mais bacana!
    Achei o livro bem interessante e fiquei curiosa!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kênia.
    Achei a capa linda e a sinopse muito interessante. Muito obrigada pela dica, é claro que vou deixar anotado aqui para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem interessante. Não gosto muito de livros que se passam em época de guerra, sofremos muito com eles.
    Beijos
    Amanda Elias
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!