[DIVULGAÇÃO] Livro Infantil Mostra o Cotidiano de Uma Criança na Favela


       Olá, eu sou a Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e a colaboradora do Blog Doces Letras.

      Dia Mundial da Educação, data instituída como compromisso planetário de fazer com que a Educação alcance todas as pessoas do mundo. Para comemorar a ocasião, a Editora Mundo Mirim apresenta o livro Favela, da autora  Dílvia Ludvichak, com ilustração de Rogério Coelho.
      Venha conferir: 



     Baseado na história do marido, que cresceu em uma favela, a jornalista catarinense Dílvia Ludvichak, escreveu o livro Favela. A obra retrata a trajetória do menino Pepeu. Nascido no Morro do Dendê (Rio de Janeiro) ele é uma criança sagaz e inteligente, que conta seus pensamentos e descobertas, mostrando a importância da formação intelectual e moral de todos, independente da classe social.


 

     Além de contar um pouco do seu dia a dia, Pepeu também fala sobre acontecimentos históricos de grande valia, como a origem da Favela, por exemplo. De acordo com o personagem, ela surge depois da Guerra de Canudos, época na qual os soldados que voltaram para o Rio de Janeiro ocuparam o Morro da Providência, chamando-o “Morro da Favela”.
     Com linguagem simples e poética, o livro mostra outra visão sobre o viver infantil nas comunidades: sob o olhar lúdico de uma criança, a obra retrata uma vida cheia de aspectos mágicos, na qual a simplicidade não é motivo para deixar de ser feliz. 
     Mesmo assim, a cada página ainda predomina a faceta bela e colorida do viver no morro: Pepeu sempre é descrito como uma criança feliz e despreocupada. 
     Com muitos desenhos feitos em mosaico (trabalho de Rogério Coelho, ilustrador profissional de vários livros e revistas desde 1997), as gravuras atingem um efeito tridimensional, algo que chama a atenção de um grande público infantil.
     Por fim, pode-se dizer que Dílvia Ludvichak teve uma grande ideia ao abordar em Favela aspectos da realidade das comunidades muitas vezes desconhecidos ao público infantil. Indo além da violência falada nos noticiários, a autora mostra que a vida dentro da favela é muito mais do que o “cinza” visto por quem está de fora.   



Ficha técnica:
Editora Mundo Mirim
Autor: Dílvia Ludvichak
Ilustração: Rogério Coelho
Formato: 16x23
I.S.B.N.: 978-85-8232-016-7
Número de páginas: 32

 
Sobre a autora: Dílvia Ludvichak nasceu em Lages, um município de Santa Catarina, mas atualmente mora em São Paulo, onde trabalha há mais de vinte anos no mercado editorial. Formou-se em jornalismo, mas sua paixão é a literatura para crianças e jovens. Já lançou alguns livros e, conforme promete, muitos outros já estão em sua cabeça e em seu coração.

Sobre o ilustrador: Rogério Coelho é um paulista que mora atualmente em Curitiba. Desenha desde pequeno e fez da ilustrações uma companheira pelo resto da vida. Já ilustrou muitos livros e recebeu alguns prêmios, como o Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o prêmio Jabuti.


   Gostaram?
   Esse livro chamou a sua atenção? 
   Então contem para nós.
   Bjos  e até  a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!