[#FICAADICA] O Boom dos romances de época no Brasil

Bom dia leitores!


Hoje vou apresentar pra vocês um pouco deste universo que são os romances de época.
Vamos conferir?

“O Boom dos romances de época no Brasil”: escritoras nacionais se rendem ao gênero!

“Os romances de época estão na moda”. Essa frase é muito bem-vinda para as fãs do gênero no Brasil. Principalmente, graças ao grande esforço despendido por parte das leitoras para que tais romances fossem publicados periodicamente no país. Quem vê hoje Julia Quinn, Lisa Kleypas, Mary Balogh, Tessa Dare, Sarah MacLean sendo publicadas por grandes grupos editoriais, não faz ideia da alegria gerada por tal decisão. Nem tão pouco o esforço para que isso pudesse se tornar realidade. Grupos surgidos no Orkut já pediam às editoras que olhassem com mais carinho para esse gênero, porém, só se viam tais publicações saindo esporadicamente pela Editora Rocco (Amanda Quick), Editora Record (Patricia Cabot e Georgette Heyer) e Editora Planeta (Nicole Jordan, Kathryn Smith e Patricia Cabot). As publicações eram tão dispersas, que na maioria das vezes, as fãs nem chegavam a saber que determinado livro havia sido publicado, o que deixava tal título “perdido” em meio a um catálogo imenso.

As coisas começaram a mudar em 2013, quando a Editora Arqueiro resolveu dar um “tiro no escuro”: publicar TRÊS ROMANCES DE ÉPOCA de uma só vez. O sucesso foi imediato. Além de agradar as fãs que já existiam no Brasil, um grupo de novas leitoras se formava, sempre trazendo mais e mais fãs para o gênero. Com isso, autoras nacionais começaram a mostrar que também possuíam talento para escrever romances de época.


Lucy Vargas, autora de Segunda Chance para amar e Cartas do Passado (ambos publicados de forma independente na Amazon e outros canais de vendas de e-book) começou apresentando seu trabalho de forma bem tímida, se tornando best-seller e figurando nas listas dos romances mais vendidos em todos os sites conhecidos no país. Seu sucesso foi tamanho que uma editora acabou contratando-a para publicar um romance de época. “O Refúgio do Marquês” (Editora Charme), se tornou um grande sucesso, levando a sua editora a contratar mais quatro livros da série. Lucy entregou recentemente o manuscrito de “Uma Dama Imperfeita”, que deve sair ainda esse ano.


A escritora Babi A. Sette iniciou sua jornada como escritora com um romance contemporâneo (Entre o amor e o silêncio, Novo Século), alcançando um sucesso imediato entre as leitoras, porém, parece ter encontrado sua casa escrevendo romances de época. Com o romance “A Promessa da Rosa” (primeiro livro da série Flores da Temporada), Babi mostrou que talento, pesquisa e inspiração são capazes de escrever uma grande história de amor. A autora escreveu recentemente o segundo romance da série, “O Despertar do Lírio”, livro esse que só prova mais uma vez que nossas escritoras estão extremamente afiadas no gênero.


Roxane Norris, escritora carioca, também é a prova que as brasileiras estão bem servidas quando o assunto é escritoras de romances de época. Escritora a vários anos, “O Misterioso Conde de Rothesay” (Editora Qualis, 2016) não é seu primeiro romance de época, porém, segundo suas leitoras, é o seu melhor trabalho até agora. Com um estilo próprio, carregado de mistério e leveza, “O Misterioso Conde de Rothesay” veio para somar ainda mais ao catálogo de romances de época escritos por autoras brasileiras. Roxane estará autografando seu romance na Bienal Internacional do Livro / 2016, que acontece entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro. O Stand da Editora Qualis (M079) recebe os leitores de Roxane no dia 28 de agosto, às 14:00.


Outras autoras brasileiras também estão mostrando seu valor como escritoras de romances de época: Marina Carvalho, com o lindo “O Amor nos tempos do ouro” (Globo Alt, 2016), Louise Bennett, autora de “A Jovem Alessia” (Publicação Independente), Elissande Tenebrarh (A Tentação do Lobo, O Anjo e a Fera e A Redenção de um Lorde Libertino), assim como Josiane Veiga, autora com bastante tempo de estrada e com vários romances publicados de forma independente (Esmeralda, A Rosa entre Espinhos, A Insígnia de Claymor e Avassalador).


Se você ainda não leu nada do gênero, aproveite a Bienal Internacional do Livro para dar uma chance aos romances de época. Tenho certeza que você não vai se arrepender!
Beijos!
Elimar Souza
Alquimia dos Romances
www.alquimiadosromances.com.br 

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

16 comentários:

  1. Oiieee

    Com certeza esse é um gênero que sempre fará muito sucesso. Não adianta, um bom romance de época prende a gente mesmo, aquela época mais mágica, aqueles costumes tão clássicos, aquela mocinha tão às vezes típica donzela, no fundo ainda somos encantados por tudo isso, por esse ar de contos de fada que romances de época trazem. E o que dizer das capas? Já convidam a gente a sonhar

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, foram anos sonhando e torcendo pra que estes romances finalmente chegassem por aqui. E eu não me canso. Quero mais... rs

      Excluir
  2. Oi Elimar e Lia, suas lindas, tudo bem?
    Eu me apaixonei pelo gênero na escola quando li A Moreninha e Senhora. Depois foi a vez da minha Diva Jane Austen. Por isso, fiquei muito feliz quando as editoras começaram a lançar romances de época e apesar de muitos dizerem que é uma fórmula, eu não consigo me cansar dela. Adorei o post.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, também não me canso amiga.
      Adoro e quero sempre mais...
      Bjus

      Excluir
  3. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu já li romance de época há algum tempo. Mas depois de um tempo, fiquei saturada com o gênero e deixei de lado; percebi que não era meu gênero literário e parei de ler. Para mim as estórias eram clichês e soavam sempre a mesma coisa, mesmo com a tentativa de algumas autoras de colocar suas heroínas a frente do tempo e essas coisas. Mas eu não sabiam que as editoras não publicavam tanto o gênero, acho que porque vejo tanto livro de época que nunca pensei que não havia tantos antes. Apesar de não gostar de romance de época eu sempre torço para as autoras nacionais porque sempre é bom ajudar os autores do nosso país.
    Post interessante.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, é questão de gosto mesmo.
      Os romances de época e históricos sempre foram pouco publicados por aqui e nem sei te dizer o motivo, pois tem muitas leitoras que amam.
      Espero que não seja só uma onda e que continuem vindo por muitos e muitos anos.
      Bjus

      Excluir
  4. oi flor, eu acho super válido aproveitar os talentos que nós temos por aqui e explorar mais desse gênero maravilhoso!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/07/divulgacao-rifa-solidaria.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho amore.
      Como disse nos outros comentários, é um gênero que amo e nunca me canso.
      Vamos torcer para que continuem em alta.
      Bjus

      Excluir
  5. Eu amo ler romance de época acho tudo de bom,minha lista de prioridades só cresce com estes romances...rsrs!Boa leitura e um grande abraço,
    raquel lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel sua linda! Estava com saudades dos seus comentários!
      Obrigada pela visita!
      Bjus

      Excluir
  6. Curto muito romance de época, da Babi A. Sette já li e amei, estou pra ler também esses da Lucy Vargas e da Roxane Norris, gosto muito de ler nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena. Eu comprei mas ainda não li os livros da Babi. O da Lucy já li e amei. Em breve terá resenha aqui no blog. Também li o da Roxane antes do lançamento. Agora estou ansiosa para ler o físico e já revisado!
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Lia tudo bem?Obrigada pelo carinho, estive sim um pouquinho afastada.Mas estou voltando devagarinho.Beijos e mil carinhos.
    Raquel

    ResponderExcluir
  8. Xuxu, obrigada pelo apoio e incentivo. Sabe que nosso caso é eterno, né? Te amo amiga! Xeruuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sei amiga! Eu que agradeço o carinho e a confiança de sempre.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!