[DIVULGAÇÃO] Livro Perigosas Pedaladas da Geração Editorial



       Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras.


Perigosas Pedaladas é o mais novo volume da coleção História Agora. Este livro explica o que são as famosas pedaladas fiscais que resultaram na queda da presidente Dilma Rousseff e revela novos documentos que causaram  a proporção que tomaram os repasses do dinheiro público em atraso para bancos controlados pelo governo.
       Venha conferir:

      Perigosas Pedaladas explica o que são as famosas pedaladas fiscais e revela novos documentos e bastidores do poder em Brasília que ainda não tinham vindo a público. O final da história todos conhecem: a presidente Dilma, reeleita em 2014, sofreu impeachment dois anos depois. Mas como essa história realmente começou? Como a equipe econômica efetivamente manipulou as contas públicas e como outras áreas do governo reagiram a isso enquanto tudo ainda era segredo? Como se desenrolou a investigação das contas públicas? Esses e outros pontos são explicados numa narrativa jornalística e cronológica.


Coleção: História Agora – Vol. 14
Autor: João Villaverde
Gênero: Reportagem
Acabamento: Brochura
Formato: 15,6x23cm
Págs: 336
Peso: 460g
ISBN: 978-85-8130-369-7
Preço: R$ 49,90
Sinopse: Neste livro altamente revelador, o jornalista João Villaverde explica, de forma clara e acessível, o que foram as “pedaladas fiscais”, como foram as disputas dentro do governo Dilma Rousseff para encerrar a crise, como essas operações foram investigadas e como, finalmente, a presidente foi destituída. O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. O livro alerta para o que poderia ser uma política econômica para o futuro. Em todos os momentos de grave crise, diversas reformas – sociais, políticas e até culturais – surgiram. Foi assim logo após a Revolução de 1930, após o golpe militar de 1964, mais tarde durante a “década perdida” dos anos 1980 e também após a quase falência dos bancos públicos e do próprio governo no fim dos anos 1990. O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. O que sairá da implosão do acordo político e econômico do pós-Constituição de 1988? Ao dissecar as pedaladas fiscais e o papel de diferentes segmentos do governo federal (os economistas, os investigadores e os advogados). Qual será nosso futuro depois desta enorme e dramática crise? O livro de João Villaverde lança uma luz nessa escuridão.

      O livro é altamente revelador. De forma clara e concisa, o autor discorre sobre a proporção que a crise fiscal tomou e o que isso causou na democracia brasileira. Entre esses processos, desvenda disputas internas do governo de Dilma Rousseff, com intuito de acabar com a crise.
      Villaverde revela como foram investigadas as famosas operações durante o primeiro mandato de Dilma, incluindo encontros secretos, sem qualquer registro oficial, entre ministros do governo, antes, ainda, de o assunto ser capturado pelo mundo político e ser transformado no cabo de manobra do impeachment. Dilma e o Partido dos Trabalhadores pagaram o preço maior por um erro grave cometido por autoridades que comandavam duas áreas sensíveis e históricas: o Tesouro Nacional e o Ministério da Fazenda. Autoridades poderosas e que gozavam da confiança da presidente.
      A obra – que a Geração Editorial, sempre independente, publica com grande orgulho – também traz de maneira organizada e compreensível tudo aquilo que no auge da crise do impeachment ficou embaralhado e até confuso.
      O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. João Villaverde aponta que a economia brasileira entrou em um ciclo de recessão financeira e, ainda, alerta o que será da política econômica em um futuro próximo.
     Em todos os momentos de grave crise, diversas reformas – sociais, políticas e até culturais – surgiram. Foi assim logo após a Revolução de 1930, após o golpe militar de 1964, mais tarde durante a “década perdida” dos anos 1980 e também após a quase falência dos bancos públicos e do próprio governo no fim dos anos 1990.
     Nesta obra, o jornalista coloca a importância de fechar essas lacunas nas leis fiscais. O impeachment não devolveu a credibilidade da política fiscal e mostra que serão necessárias muitas reformas para que isto aconteça.
     Qual será nosso futuro depois desta enorme e dramática crise? O livro de João Villaver lança uma luz nessa escuridão!

     .  Sobre o autor:

      João Villaverde é jornalista, formado pela PUC-SP e com especialização em  macroeconomia do desenvolvimento pela FGV-SP. Foi repórter do jornal Valor Econômico por cinco anos, dos quais quatro em São Paulo e um em Brasília. Na capital federal passou para o jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou por quatro anos e manteve um blog com análises de temas econômicos. Venceu os prêmios de Melhor Reportagem pela Agência Estado, em 2014, e pelo Estadão, em 2015, quando também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Passou o primeiro semestre de 2016 como pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em Nova York.


   .  Gostaram da divulgação?
    . Então antes de ir embora, deixa seu comentário. Vamos adorar lê-lo.
    . Bjos e até a próxima...


10 comentários:

  1. Oi, Kênia!
    Apesar de não ser muito meu estilo, eu acho legal esses livros que falam da política do Brasil. É bom pra se dar uma situada, já que todo dia acontece algo diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza.
      Também acho que devem ser livros interessantes.
      Bjus

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que eu leria, mas achei interessante sobre o que trata, além de importante.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    parece ser um bom livro sobre politica, mas prefiro fugir para a ficção.

    https://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou dessas também Denise. Mas, também precisamos destes livros.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Kênia, tudo bem?

    Não é um livro que eu leria no momento, mas tenho certeza que vai agradar muita gente!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza terão muitos leitores que vão gostar do livro.
      Bjus

      Excluir
  5. Aquele livro que se todo brasileiro bem soubesse se apressaria em colocar na estante!

    Jaci Clemente
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jaci. O Brasil anda mesmo precisando que o povo como um todo se politize mais.
      Abraço.

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!