[RESENHA] As Letras do Amor - Paula Ottoni - Editora Novo Conceito

Olá pessoal!
Olha eu aqui de volta. Estou aqui para apresentar o livro "As Letras do Amor" da escritora Nacional Paula Ottoni. Espero que gostem da resenha e não deixem de comentar.



 Resenha por: Suelen Fernandes
Título: As Letras do Amor
Autor(a): Paula Ottoni
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance / Literatura Nacional
Páginas: 224
Ano: 2016
Compare e Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Nota
Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

Bianca largou a faculdade pois não sabia qual carreira queria seguir. Sua vida estava de pernas para o ar, seus pais estavam se separando e ela não sabia o que queria para o futuro. Seu namorado Miguel teria que viajar para Itália, para cuidar da filial da empresa do seu pai e convida Bianca para ir com ele. Bianca vê uma grande oportunidade, viajando ela irá se ver livre do clima ruim que está em sua casa, conhecerá uma cultura nova, aprenderá uma nova língua e terá tempo de decidir qual faculdade fazer.

Miguel e Bianca estão rumo a Roma e viveram durante seis meses na casa de um amigo de Miguel chamado Enzo. Ao chegar em Roma, eles são recebidos por Enzo. A princípio Bianca acha Enzo bem tímido, de poucas palavras, mas simpático. Ela se sente muito deslocada, ainda mais que terá que dividir o quarto com Miguel como se fosse um casal, e ela ainda não tem tanta intimidade para isso (se é que vocês me entendem). Um novo ciclo se inicia na vida de Bianca e grandes aventuras iram acontecer.
Quando ele se deita para dormir, sinto sua felicidade. Mas talvez não seja uma felicidade plena, apenas o alívio de um passo que avançou.

Assim que iniciei a leitura vi que Bianca é uma jovem com muitos conflitos, ela estava com problemas na família, carreira e com muitas dúvidas sobre o namoro. Essa viagem foi um alento para ela. Assim que Bianca chega em Roma vemos a transformação dela em uma nova mulher, ela quer aprender a língua do seu novo país, arruma um emprego e faz novas amizades e isso vai enriquecendo a vida dela. Bianca amadurece!
Por que não está dizendo a verdade, Bianca? Por que não é sincera?

Miguel foi um dos personagens que menos gostei. Um homem egocêntrico, que não dá atenção para Bianca e a trata como se já tivessem casados achando que ela deve fazer as coisas para ele. Trabalha o tempo todo, sabemos que ele foi para a Itália para isso, mas não vê nem como a sua namorada está. E quando tem uma folga só quer saber de ir para a balada e deixa Bianca sempre de lado.

Enzo é aquele personagem fofo que te conquista logo de cara. Assim que ele se aproxima de Bianca ele se abre, mostrando ser um nerd, que ama ler livros, jogar vídeo game e tocar violão. Ele é muito parecido com Bianca e uma amizade linda nasce entre eles. Enzo é um rapaz solícito que vai ajudar muito a Bianca a conhecer Roma e se adaptar nesse novo país. Só que não é só amizade que nasce entre eles, Enzo e Bianca se apaixonam, mas os dois tem medo de magoar Miguel.

Conforme fui lendo o livro queria muito que Bianca acabasse seu namoro com Miguel, ela não o amava mais e estava perdidamente apaixonada por Enzo. Mas entendi o lado dela, se o namoro terminasse a amizade de Enzo e Miguel podia acabar, ela ainda tinha esperanças de que conseguisse contornar esse problema que eles estavam vivendo e ela respeitava Miguel. Em nenhum momento Bianca o traiu, ela guardou o seu sentimento e tentou levar a vida, até que chegou uma hora que o destino a pressionou, obrigando-a a fazer uma escolha.
Ainda quero que me prometa que enquanto usarmos essas máscaras somos outras pessoas, portanto a culpa de nossos atos não cairá sobre nosso "eu" real.

Esse livro para mim foi fofo, envolvente e divertido. Amei conhecer todos os personagens, conhecer uma nova cultura, aprender algumas palavras em Italiano e ver como a vida pode mudar de uma hora para outra. Além disso a autora nos fez questionar durante a leitura, vale a pena se entregar ao amor, mas junto com ele perder uma grande amizade? Será que o amor de Enzo e Bianca se manteria forte, mesmo sendo o causador de uma tristeza para outros? A escrita da autora é envolvente e fluída, faz com que o leitor queira saber o que vai acontecer nos próximos capítulos.

A capa está bem bonita e condizente com o enredo. A diagramação é simples e todo capítulo começa com uma citação de uma música e devo confessar que amei, porque as bandas que ela se inspirou são as mesmas que escuto. Não houve erro de ortografia. A história é narrada pela Bianca. Não foi uma das minhas leituras favoritas, mas gostei de passar um tempo com os personagens.

Recomendo esse livro a todos que amam um romance fofo, despretensioso e que vai fazer você questionar algumas decisões que tomamos na vida.
Beijinhos!



Suelen Fernandes:
Carioca, seu gênero preferido é Romance. Adora música e ir ao cinema. Tem o desejo de virar uma revisora e quem sabe trabalhar em uma editora.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Luiza.
      Eu tambem li o livro e tive praticamente as mesmas impressões que a Suelen.
      Leitura leve, fofa e que recomendo.
      Bjus

      Excluir
  2. Oie
    Toda vez que eu leio resenha deste livro, fico com vontade de ler. Parece ser uma história leve e gostosa de ler. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    Diário de Incentivo a Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa.
      A resenha da Suelen ficou instigante mesmo.
      Bjus

      Excluir
  3. adorei a resenha, ainda não conhecia o livro,mas o enredo é maravilhoso ^^
    beeijos
    https://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. O enredo é bem legal mesmo!
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir
  4. Ainda não conhecia o livro, mas realmente, parece um livro bem fofinho! Aliás, já fiquei com nojo do Miguel só pela descrição dele hahahah Adorei a resenha ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabi, o Miguel suscita essas emoções em boa parte da história. Mas espero que possa ler e depois me contar se gostou.
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Suelen!!

    Se a narrativa é envolvente e divertida com certeza vou gostar! Gostei da descrição dos personagens, fiquei curiosa pra conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Suelen, tudo bem?

    Faz um tempo que não leio um livro desse tipo, embora goste desse tipo de história no qual a personagem chega a um ponto sem uma vida no qual precisa se reinventar de várias formas. É algo que me estimula na minha vida pessoal, como se essa personagem dissesse “Veja, eu consegui.,. você também pode.”... além desse ser um pensamento que vem rodeando minha mente por um longo tempo.
    Mas, mesmo assim sinto que não apreciaria essa leitura da maneira certa agora.
    Estou gostando mais de tramas complexas, seja de mistério ou de romance, por isso acho que agora esse livro não em prenderia. Mas, quem sabe? Rs’

    Gostei da sua resenha, sobre trazer bem a essência do livro =]

    Lia, seu blog é lindo! Minha primeira vez por aqui e gostei muito <3 rs’

    Beijos! ;*

    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, tudo bem?
      Muito obrigada por sua visita e peço mil desculpas por só hoje ter visto seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!