[RESENHA] O Amor de Uma Vida - Fábio Costa - Editora Autografia



    Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras.

    Hoje estou deixando minha resenha do livro O Amor de Uma Vida, escrito pelo autor Fábio Costa e publicado pela Editora Autografia.



. Dados Sobre o Livro:

- Autor: Fábio Costa
- Editora: Autografia
- Ano: 2016
- 402 páginas
- 1ª Edição
- ISBN: 9788555268014
- Sinopse: Como o destino prega peças, Paulo Henrique, que sempre se encontra à mercê do que as pessoas esperam dele, acaba se vendo em um momento bastante inusitado de sua vida: Dividido entre duas mulheres – Gabriela, doce e romântica, e Flávia, independente e cheia de atitude – é hora de tomar as rédeas da sua própria vida.
Através de uma linguagem direta em primeira pessoa, Fábio consegue levar o leitor para o cotidiano de Paulo. Fazendo o leitor mergulhar em uma narrativa envolvente, interessante e com toques de humor, o livro possui um enredo sensível. Para os apreciadores de um bom romance, O Amor de uma vida é uma ótima escolha e vai surpreender a cada página virada.



 Bom!

     Com uma linguagem bem simples e direta, o livro O Amor de Uma Vida, trouxe um romance muito  bom e com certeza, retrata uma realidade vivida por várias pessoas comuns.
     Escrito em primeira pessoa, a história tem início com Paulo Henrique, se apresentando e mostrando que é um homem comum de trinta e sete anos, com um emprego estável, uma família e amigos presentes, mas estava insatisfeito com alguns acontecimentos da sua vida e  não se sentia totalmente feliz.
     Mas isso mudou, quando Paulo Henrique  estava esperando para ser atendido na central de atendimento do plano de saúde para conseguir uma requisição dos exames que precisava fazer e conheceu Gabriela através de uma senhora que também estava lá esperando para ser atendido.
     Apesar do primeiro contato entre  Paulo e Gabriela ter sido natural e superficial, Paulo afirma que no momento que olhou para Gabriela  foi amor verdadeiro e teve a sensação de que valia a pena investir em um relacionamento com a moça. No entanto, Paulo Henrique está noivo de casamento marcado com Flávia, uma mulher sensata, firme e bem sucedida profissionalmente.
     A partir deste ponto, Paulo começa a sentir-se incomodado com a possibilidade de dentro de alguns meses ser um homem casado, ainda mais depois da Gabriela entrar na sua vida repentinamente. Dividido entre duas mulheres, Paulo Henrique começa questionar se o relacionamento com Flávia tem futuro e se ela é realmente a mulher da vida dele.
    Não se sentia mais à vontade com a noiva e a ideia de trocar o certo pelo duvidoso começou  amadurecer na mente de Paulo, mesmo com a família e os amigos dizendo para Paulo que Flávia era a mulher ideal para ele. 
    Pensando cada vez mais na Gabriela, Paulo Henrique decide pôr um ponto final no noivado com Flávia e ter um relacionamento estável com Gabriela. Pelo menos era isso que Paulo desejava.
    A  leitura do livro tem um ótimo desenvolvimento por ser bem direta. Paulo narra sua história com muita simplicidade, compartilhando detalhadamente os relacionamentos e as mulheres que passaram pela sua vida.
    Entretanto, Paulo é um personagem bem difícil de aceitar. Paulo ficava atraído por outras mulheres muito facilmente e no final das contas ele não sabia quem ele realmente queria. Isso deixou a leitura bem desgastada, cheia de traições, decepções  e reviravoltas, até Paulo perceber que o amor que ele tanto procurava já tinha encontrado.
    Já Flávia e Gabriela, apresentam personalidades totalmente diferentes. Flávia é uma mulher organizada, equilibrada e com os pés no chão. Enquanto Gabriela doce, cheia de charme, mas um pouco maluca e intensa. Sem mencionar que tem Renata, Rita... Enfim, elas juntamente com Paulo trazem várias reflexões sobre a tentativa em busca do verdadeiro amor. 
    Gostei bastante dos personagens secundários, eles foram bem explorados e não foram relativamente vagos na história. Outro detalhe que agradou, foi o cenário da trama que ocorreu na cidade de Belém. O autor teve o capricho de mostrar os locais e lugares que os personagens habitavam. Eu gosto desses detalhes, pois dá oportunidade de explorar o cenário da história.
     A capa é simples, com um par de alianças que corresponde com o enredo do livro. A Diagramação está excelente com letras em tamanho bem confortável e tem um ótimo espaçamento nas folhas brancas.
    Vou finalizando minha opinião indicando este livro para todos os leitores que apreciam romance bem detalhado e repleto de altos e baixos.

Livro fornecido gentilmente pela editora Autografia.
“ Repetindo e resumindo: Sou um cara comum, e sempre fui assim. Sujeitos como eu, claro, precisa de algo que lhes dê um sentido na vida E esse algo atende, sempre, pelo mesmo nome: Amor. Talvez alguém de índole mais materialista discorde, alegando que dinheiro é o que dá sentido às coisas. Talvez uma pessoa mais religiosa grite Deus ou Fé. Talvez outras pessoas digam Futebol, Sexo ou Comida, mas para mim, no fim das contas, é tudo amor – inclusive ao dinheiro, ao divino ou a qualquer outra coisa.” 
 ( Paulo Henrique – pág. 06 )
  
“Talvez pensar muito não seja o melhor a fazer em casos assim. Nem sempre é o mais recomendável, eu acho. É melhor aceitar as coisas e seguir com a maré, sabe? Alguém... eu não lembro quem... alguém disse que às vezes é melhor aceitar os amores que a vida nos oferece, ao invés de ficarmos buscando, criando ou fantasiando amores que não nos pertencem, e eu acho que isso vale para certos amores à primeira vista.”
 ( Beto  - pág. 40 )
“ Estou precisando conversar com alguém de confiança, cara. Trocar umas idéias, sabe. Estou muito confuso...”
 ( Paulo Henrique – pág. 335 ) 

     . Sobre o autor:

     Nascido e residente em Belém, Estado do Pará, Fábio Silva Costa é Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade da Amazônia (Unama), e autor de livros nas áreas de Direito e Ciência Política. “O amor de uma vida” é seu primeiro romance.


    . Já leu O Amor de Uma Vida?
    . Então antes de ir embora, deixa seu comentário. Vamos adorar lê-lo.
    . Bjos e até a próxima...


 

2 comentários:

  1. Oi Kênia, eu não conheci a obra, mas acho que tem personagens interessantes. O fato de Paul não se prender ao conformismo de uma relação é bem interessante, mesmo ele sendo bem volúvel como parece rs Adorei a resenha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.
      Obrigada pela visita.
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!