[RESENHA] O Amor Em Primeiro Lugar - Emily Giffin - Editora Novo Conceito

Bom dia leitores!


Hoje vou apresentar a vocês a resenha de um livro recheado de drama e amor.
Espero que gostem!

O AMOR EM PRIMEIRO LUGAR


Resenha por: Suelen Fernandes
Título: O Amor Em Primeiro Lugar
Autor(a): Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Gênero: Ficção / Romance / Drama
Páginas: 352
Ano: 2016
Compare e Compre: Buscapé | Amazon
Adicione: Skoob
Sinopse: Uma tragédia familiar muda tudo na vida das irmãs Josie e Meredith. A tristeza torna-se algo recorrente, mas elas fazem de tudo para seguir em frente. E seguem... Quinze anos mais tarde, Josie e Meredith não têm um relacionamento harmonioso. As diferenças de personalidade delas, que já existiam antes da tragédia, estão ainda mais acentuadas. Elas se veem com frequência, mas não se entendem. Uma vida marcada pela tristeza velada e por segredos que as afastam cada vez mais. Será que Josie e Meredith vão conseguir se libertar de seus medos e se abrir para o novo? Será que, finalmente, elas conseguirão seguir em frente de verdade? “O Amor em Primeiro Lugar” é uma fascinante história sobre família, amizade e a coragem de seguir o próprio coração.


Josie e Meredith são duas irmãs que sofreram uma tragédia e depois dela nunca mais foram as mesmas. Depois de 15 anos e já chegando perto dos 40 elas veem que suas vidas não estão do jeito que elas queriam e que devem tomar uma decisão.

Josie é professora da primeira série e ama crianças. O sonho dela era se casar e ter filhos, mas aos 37 anos ela ainda não conseguiu nenhum dos dois. Ela teve um relacionamento com o Will que não acabou muito bem. Ela mora com o seu colega Gabe e tem uma vida social bem movimentada.

Meredith é uma advogada, casada com Nolan e tem uma filha chamada Harper. Quando era mais nova ela queria ser atriz, mas desistiu depois de ter o seu coração partido. Ela não se sente feliz no casamento e acha que só aceitou se casar com Nolan porque tinha perdido o seu irmão e Nolan era o melhor amigo dele. Ela não sabe se é apaixonada por ele e se quer continuar casada.

Daniel era o irmão mais velho de Meredith e Josie. Ele era o prodígio da família. Estava cursando a faculdade de medicina e queria ser cirurgião. Faltando poucos dias para o Natal ele sofre um acidente de carro e acaba falecendo. Depois dessa tragédia a família desmoronou. Os pais acabaram se separando e as irmãs que já se estranhavam desde a adolescência passou a quase se odiarem.

O livro vai tratar de como uma tragédia pode mudar a vida de uma pessoa. Existem várias formas de lidar com a dor e vamos ver que cada irmã vai lidar de forma diferente. Meredith faz tudo pensando em como Daniel faria, ela tenta agradar a toda a família e deixa de fazer o que gosta para não decepcionar os pais. Ela se casa com o melhor amigo do irmão, porque acha que Daniel iria gostar, ela larga a faculdade de artes e se torna advogada para agradar os pais e com isso sua vida vai ficando monótona e vazia. No caso dessa personagem a autora quis abordar assuntos como o casamento, a maternidade, as aparências, a individualidade e o amor próprio.
Sei que o conselho dela é sólido, mas no fundo, também sei que nossas situações são bem diferentes. Ela passou por um obstáculo na estrada, enquanto eu estou numa estrada que nunca deveria ter pegado. Ela mentiu para Andy no casamento, enquanto todo o meu casamento parece uma mentira às vezes.
Josie é solteira e tenta achar um relacionamento através de sites. Ela teve um relacionamento sério, mas ele terminou porque ela não conseguiu se abrir para o seu noivo. Isso sempre a atrapalhou, pois Josie tem um segredo que guarda a 15 anos e somente o seu amigo Gabe sabe sobre ele. Ela não quer continuar solteirona e está sempre em busca de um amor. Ela resolve partir para maternidade e sai à procura de um doador de espermas. Josie decide fazer uma inseminação artificial e mudar a sua vida de vez. Vemos toda a luta dela e como essa procura é cansativa, desgastante e nem sempre muito aceita pelas pessoas que estão a sua volta. No caso da personagem a autora quis abordar assuntos como mãe solteira, segredos que atrapalham a vida do ser humano e como ele pode nos deixar isolada do mundo.
Sempre que digo "senhorita Josei!" penso que pareço uma stripper - emprego que cheguei a cogitar num verão na faculdade porque stripper ganha muito mais que garçonete. E professora, para falar a verdade. Tenho um cachorro e minha irmã Meredith. Ela me deixa louca e eu a evitaria completamente se não fosse por minha sobrinha Harper. Tinha um irmão mais velho, mas ele morreu num acidente de corro há muito tempo, algo sobre o que não quero falar, sobre tudo aos meus alunos.
O livro é bem intenso e recheado de drama. Vemos como a vida das duas irmãs vai evoluindo conforme elas superam a morte do irmão querido. Eu me identifiquei muito com a Meredith pois teve um tempo que passei o mesmo dilema que ela e as mesmas perguntas que ela fazia eu me fiz e amei a forma como a autora conseguiu resolver a situação dela. A autora quis ser mais realista possível e isso tornou a personagem mais crível. Já Josie me pegou por ser uma pessoa para cima, mesmo com os seus segredos, e como ela é forte por enfrentar os preconceitos e buscar o seu sonho seja da forma que for.
Agora sei que você não pode controlar a vida, por mais que tente. Que inevitavelmente as pessoas vão embora e nos decepcionam [...]. Mas existe uma coisa mais constante, algo que sempre se pode contar: não só o amor vem em primeiro lugar como, no final das contas, é a única coisa que permanece.
A capa do livro é linda e bem no estilo das capas dos outros livros da autora. A diagramação é simples. Os capítulos são intercalados entre as duas irmãs. As folhas são amareladas e a fonte ótima para leitura. A revisão está muito boa. A editora trabalhou muito bem na edição.

Recomendo esse livro a todos que amam histórias recheadas de drama, amor, amizade e família.


Suelen Fernandes:
Carioca, seu gênero preferido é Romance. Adora música e ir ao cinema. Tem o desejo de virar uma revisora e quem sabe trabalhar em uma editora.

12 comentários:

  1. Oi Suelen.
    Obrigada pela resenha. Eu gostei muito da premissa e a capa é linda mesmo.
    Fiquei com vontade de conferir.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. OOi Suelen, ainda não conhecia o livro, mas curti muito o enredo.
    beijinhos adorei a capa
    boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Que livro intenso. Fiquei curiosa para saber como a autora vai finaliza lo. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O livro tem jeito de ter uma história forte e com grande carga de drama.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Suelen e Lia suas lindas, tudo bem com vocês???
    Eu fiquei muito triste, pois pelo o que pude entender, no fim das contas, era o irmão que mantinha a família unida, porque com a morte dele, todos se separaram. Uma tragédia é realmente capaz de mudar tudo, não podemos permitir que nossa vida seja baseada e vire em torno dela. Tenho certeza de que irei me emocionar com essa história, princialmente por ter passado tanta verdade. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila.
      Que bom que gostou da resenha! Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir
  5. nossa, achei impactante essa história. nunca li nada dessa autora, mas me interessei muito pelo quê tu resenhou aqui.
    Acho que realmente cada um lida de um jeito diferente com a morte né? amei a história :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Suelen!
    Nossa, quem vê essa capa linda nunca imagina essa quantidade de drama nesse livro...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. A Emily sempre escreve essas histórias mais dramáticas, né? Achei super interessante O amor em primeiro lugar. Deu a entender pela resenha que se refere ao amor que tinham pelo irmão, e como a morte dele desestruturou a família inteira. Espero muito que as duas irmãs tenham um final feliz!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Suelen! Estou ansiosa para ler O Amor em Primeiro Lugar! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Suelen, tudo bem?

    Eu só li até agora um livro dessa autora e achei mediano, mas quero ler outros pra ver se terei outra impressão. Pelo enredo este parece ser ótimo!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!