[Conversando com Lia] Como colocar ordem nesse blog?


Bom dia seus lindos!

Gente a postagem de hoje, é de desespero de uma blogueira em apuros.



Como colocar ordem nesse blog?

Alguém me explica, me ajuda, me dá uma dica, me dá uma ideia, um help?


Juro pra vocês que estou meio surtada hoje tentando colocar tantas postagens em dia, fazendo resenhas que estão muito atrasadas, cuidando das redes sociais, fazendo este texto pra vocês e ainda por cima inaugurando esta nova coluna!

Já fazem vários anos, sim isso mesmo, anos, que venho tentando arrumar um modo de manter o meu blog sempre em dia e atualizado. Sinceramente já nem sei mais o que fazer a esse respeito. Já tentei vários formatos, modelos e até mesmo já tentei pedir a ajuda dos universitários, o que vocês já devem imaginar, não adiantou de nada 😁


Por isso, e para manter a minha pouca sanidade, resolvi apelar aqui pra vocês: blogueiros, leitores e amigos que costumam passar pelo meu cantinho.

Como fazer para que meu blog esteja sempre em dia, sempre antenado com as últimas notícias e novidades deste imenso e complexo mundo literário? Alguém sabe?

Bom, feito o meu pedido de socorro, e aguardando ansiosa pela ajuda de vocês, vou aproveitar para esclarecer alguns pontos.


Eu quero criar e estabelecer uma rotina ordeira aqui. Há algum tempo, acho que há uns 3 meses, tive a ideia de ter dias específicos para as postagens. Para que assim não ficasse repetitivo e cansativo para os leitores. Por exemplo:

Segundas - resenhas literárias.

Terças - divulgação de autores e editoras sendo parceiros ou não.

Quartas - resenhas literárias e as colunas: #FicaaDica, Decoração e Livros, entrevistas.

Quintas - divulgação de editoras e autores parceiros ou não do blog.

Sextas - resenhas literárias

Sábados - resenhas, tags, textos meus, sorteios/promoções ou postagens de cunho aleatório.

Domingos - Dia livre para postar ou não.

Acho que desta maneira o blog vai ficando mais organizado, e o leitor poderá nos visitar de acordo com seus interesses.

Juro de dedinhos cruzados que darei o meu melhor para que esta organização seja cumprida. Mas, já aviso que algumas vezes serei obrigada a furar. Por exemplo: geralmente os sorteios/promoções, já têm data específica para serem postados, ou determinado convite de lançamento tem data e prazo para ser postado, etc... Infelizmente nestes casos terei que fazer de acordo com isso, mesmo que não caia no dia da semana previamente estipulado. sorry

Em breve (assim espero), trocarei o layout do blog e trarei outras novidades para vocês. O que tenho certeza vai ser do agrado de todos! Oremos...

É claro que eu gostaria que todos passassem por aqui todos os dias, mas depois de 6 anos com o blog no ar, sei que não funciona deste jeito. E só posso mesmo desejar de todo coração que ao menos de vez em quando alguém me visite. E que ao passar me deixe um comentário, que é outra coisa complicada. O blog tem bastante visualização, ou seja, muitas visitas, mas geralmente as pessoas não param para comentar, 😢

Acho eu que os leitores não têm a mínima noção do quanto um comentário, quando feito de forma coesa, e dentro do que foi postado, nos deixa feliz. É algo simples, mas que pra mim e acho eu que para vários blogueiros faz toda a diferença. Nos faz sentir que realmente estamos sendo lidos, que quem passa pelo blog gosta e entende o nosso trabalho. Dá um enorme senso de que estamos no caminho certo. De estar fazendo a diferença na vida de alguém. Portanto, comentem, please!


Por isso esse meu apelo de hoje. Porque eu quero muito, de verdade que o blog toque, sensibilize, incite e atinja vocês de alguma forma. Este é o meu propósito com ele. É por amor a literatura, aos livros, que venho aqui praticamente todos os dias, realizar uma postagem. Por isso corri atrás de parcerias, para que tivesse mais resenhas e impressões sobre leituras para passar para vocês. Para que tivéssemos mais chances de sortear livros pra vocês, como forma de carinho e gratidão por passarem por aqui e me ler. Por este motivo, estou sempre atrás de novidades literárias, de inovar em meus textos, de trazer novas e diferentes colunas, de fazer o meu melhor, para vocês. Porque podem ter certeza, é por vocês e para vocês que escrevo, que resenho, que opino e que cuido aqui desse cantinho.

Se você leu até aqui, o meu muito obrigado! E espero de coração que voltem!


Bjus

P.S: Por favor, deixem aí suas dicas, sugestões e ideias para que o Doces Letras possa se tornar um lugar melhor e mais gostoso pra vocês.


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

24 comentários:

  1. Boa sorte, Lia! Manter um blog com qualidade como o seu não é pra qualquer um! Espero que vc encontre a solução que precisa. Nem que seja postar dia sim, dia não. Mas não deixa de fazer o blog, não, please! ������������ Ele é uma referencia! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica!
      Muito obrigada por seu incentivo! Ganhei o dia! <3
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia,
    Para eu conseguir organizar o blog, eu diminui as postagens.
    Antes, eram 4 por semana e agora são 3. Eu não estava com tempo para mais nada e sinto que isso me ajudou e muito.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Já tentei fazer isto, mas o problema é que tem sempre muitas novidades e pedidos de postagens por parte dos parceiros, fora as resenhas... Mas obrigada pela dica. Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia,
    adorei a organização. Você deveria também fazer uma foto e colocar aqui na lateral para os leitores que não viram esse post saber quando vai ter o post que tanto ama (entrevista ou resenha). Acho que vou me organizar também, porque desorganização é muito chato e você fica perdida.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice.
      Muito obrigada pela dica. Não tinha pensado nisso. Vou anotar pra não esquecer.
      Se organizar é complicado, mas alguma hora encontro meu jeito. rsrsrsr
      Beijokas

      Excluir
  4. Oi
    olha não posso te ajudar, se descobrir alguma forma compartilha, eu também já tentei pedir ajuda procurando colunistas mais nem adiantou, a única coisa certa no meu blog é segunda é dia de resenha e sábado é dia de playlist, o resto é de acordo com a ideia que surgir.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.
      É um sufoco mesmo! Ter colunistas também é algo complicado. Eu dei sorte neste sentido porque tenho quatro pessoas que são maravilhosas.
      Bjus

      Excluir
  5. Lia, precisamos sentar e conversar miga! kkk
    acho que todo o blogueiro passa por momentos assim, Lia linda! o importante é como você disse, que o blog incite em nossos leitores o amor pela literatura, por isso desistir jamais!
    faça um cronograma de posts, ou vá flexibilizando mais as postagens até você se reorganizar como deseja
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila.
      Precisamos mesmo! Bem que você poderia morar mais perto!
      Obrigada pelas dicas.
      Bjus

      Excluir
  6. Antes de tudo, admiro muitíssimo toda a sua dedicação com o blog, mas não surta por conta disso não! Todos nós vamos entender se você não conseguir manter em ordem ou postar o programado todos os dias. Eu sei que não é o que você queria ouvir, mas se as coisas estão corridas, acho que o melhor é organizar talvez de uma forma mais espaçada, pra que te alivie também. Não precisa fazer resenha de tudo também, a não ser que você queira e tenha parceria com editora! Tem resenha que a gente acaba atrasando justamente por não estar tão no clima de falar do livro né, e nesses casos eu até os deixo de lado hahaha. Mas acima de tudo, vá com calma, vá no seu próprio tempo! Mesmo que demore pra postar, o importante é o post ficar bacanudo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol.
      Super obrigada lindona!
      Com certeza um post bem escrito e bem trabalhado faz toda a diferença!
      Gostei das dicas e vou tentar levar as coisas mais leves.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Lia !
    Adorei seu post com essa nova coluna.
    Como gostaria de me organizar e poder fazer uma agenda. Você está correta em querer que seu blog incite, faça sentir ao leitor o interesse pelo que divulga. É um trabalho que poucos reconhecem.
    Dou a maior força e acredito que pautou todos os itens.
    Sucessos sempre amiga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!
      Obrigada por passar por aqui e me dar essa força de sempre!
      Espero de coração conseguir fazer tudo desse jeitinho mesmo! kkkk
      Bjus

      Excluir
  8. É bem difícil mesmo! Eu estou passando por isso é agora posto a cada 2 dias e uma resenha por semana e tem 1 semana no mês que posto todo dia! Esse método tem funcionado pra mim,bjos 😘 espero que você ache a melhor opção para você de acordo com sua disponibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iliane.
      Ser blogueiro é complicado e mais difícil do que muita gente pensa!
      Valeu pelas dicas.
      Bjus

      Excluir
  9. Olá, Lia.
    Se descobrir como avisa hehe. Eu já tentei manter uma coisa cada dia da semana, mas dai sempre vem uma editora querendo alguma divulgação e dai a divulgação das editoras foi no dia anterior, ou chega o dia de resenha e não tem nenhuma pronta. Desisti e agora procuro intercalar uma resenha com uma outra postagem variada, mas nada de dias específicos. Posto quando consigo hehe. Mas espero que consiga uma luz hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Acho que dificilmente vou encontrar o jeito perfeito para cuidar do blog, mas da época desta publicação para cá, as coisas têm melhorado muito. Esses lances de parcerias complicam mesmo.
      Bjus

      Excluir
  10. Oi, Lia!
    Entendo bem o que você está passando. Tem vezes que fico doida tentando organizar as postagens de um jeito bem legal. Mas tudo começa como você fez: estabelecer dias para cada coisa. Eu faço isso desde que inicie e deve ser por isso que ainda tenho cabelos hahhahaha Mas também não me prendo a essa agendinha. Quando tenho vontade de postar algo diferente, vou lá e coloco.
    Só posso te desejar boa sorte e muita força, viu? Adoro demais seu blog!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Acredita que só hoje vi seu comentário aqui? Desculpe a falha!
      Estabelecer os dias vem me ajudando bastante e também estou diminuindo as parcerias que é algo que tenho certeza vai me ajudar muito também.
      Obrigada pelas dicas.
      Bjus

      Excluir
  11. Oi Flor, deixa eu te falar uma coisa: tentar manter dias fixos de postagem só piora. E geralmente gasta muito tempo. Quanto mais colaboradores, mais fácil se torna cuidar do blog.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa.
      Só hoje que vi seu comentário, acredita?
      Eu até que estou conseguindo levar assim e outra coisa que melhorou para mim foi ter diminuído as parcerias.
      Bjus

      Excluir
  12. Oi, Lia! Você está nesse mundo de blog há mais tempo e ainda não encontrou muito bem a maneira de organizar, então acho que estou perdida de vez hahaha também não consigo seguir uma ordem. Dou total força com seu cronograma e espero que consiga cumprir. Bjos ❤

    Oi! Esse livro parece ter um direcionamento bem forte. Dois meninos com realidades diferentes, mas ao mesmo tempo são iguais. Que se unindo encontram um elo juntos. A capa está lindíssima. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada. eu ainda estou na tentativa e erros... hahahaha
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!