[RESENHA] Mestre das Chamas - Joe Hill - Editora Arqueiro




    Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras.
    Hoje eu trago para vocês a resenha do livro Mestre das Chamas, escrito pelo Joe Hill e publicado pela Editora Arqueiro.



. Dados Sobre o Livro:

- Título Original: The Fireman
- Autor: Joe Hill
- Editora: Arqueiro
- 1ª Edição
- Ano: 2017
- 592 Páginas
- ISBN: 978-8580417135
- Tradução de: Fernanda Abreu
- Sinopse: Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas. Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto. O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus. Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera. Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança. Do aclamado autor de A estrada da noite, este livro é um retrato indelével de um mundo em colapso, uma análise sobre o efeito imprevisível do medo e as escolhas desesperadas que somos capazes de fazer para sobreviver.



História Incrível!

    Ler Mestre das Chamas foi incrível pelo fato de Joe Hill criar uma história sobre o fim da humanidade que deixou a sensação de estar vivendo dentro de um filme de terror psicológico. Foi dessa maneira que me senti durante a leitura, pois é o primeiro livro de Joe Hill que tenho o prazer de ler e pode ter certeza, que não será o único. Eu tenho na minha estante o livro A Estrada da Noite e já reservei para lê-lo em breve.

   A história inicia-se  no período que o mundo está vivendo a beira do extremo por causa de uma doença altamente contagiosa  chamada Draco Incendia Trychophyton conhecida como Escama do Dragão. Essa doença começou e se espalhou incontrolavelmente deixando a humanidade a beira da extinção. Quem contrai a doença, apresenta marcas na pele em cor pretas e douradas e causa a auto combustão das pessoas, ou seja, elas literalmente pegam fogo.

    É neste cenário complicado que a jovem enfermeira Harper Grayson, trabalhava em um posto médico de uma escola infantil. Enquanto ajudava um aluno que havia se machucado, Harper presenciou pela janela, um homem atravessando a rua de cabeça baixa, cambaleando e coberto de fumaça. Não demorou para ela notar as chamas pelo corpo do homem que caía ajoelhado.

  Quando chegou em casa, encontrou seu marido Jakob conversando com alguém ao telefone e comentou com Harper que a cidade inteira está repleta de policiais e agentes da guarda nacional, pois um ônibus havia explodido com pessoas infectadas.
   A situação estava tão alarmante que as emissoras de TV organizavam mesas-redondas  e transmitiam ao vivo locais com chamas e por ter uma alma muito boa, Harper foi trabalhar de enfermeira  no hospital de Potsmouth.

   No entanto, Harper foi contaminada com  a Escama de Dragão no momento delicado da sua vida. Havia  um pouco mais de uma semana que tinha recebido a notícia sobre a gravidez e seu marido Jakob havia reagido mal com a notícia. Jakob ficou tão psicótico com a contaminação de Harper que acabou abandonado a esposa no momento que ela mais precisava e Harper sai em busca de sobrevivência.  

   A história inteira conseguiu mexer com a minha imaginação e provocou  um leve terror psicológico quando fiquei imaginando a extinção da humanidade com uma doença provocada por combustão. A escrita de Joe Hill é bastante detalhista, com uma evolução bem tranquila.

   Em nenhum momento, a leitura teve aceleração, pois o escritor descreve as cenas para o leitor conseguir captar o cenário e a situação que os personagens estão vivendo naquele momento. Dá para notar o amadurecimento dos personagens, a história não perde o foco dando tempo para cada personagem mostrar a sua natureza humana.

   Um exemplo disso é a personagem Harper que mostrou um lado humano inexplicável. Mesmo estando grávida, descobrindo que também está infectada com a Escama do Dragão e com medo do bebê nascer com a doença, ela teve que lidar com o abandono do marido, que mostrou não ser o homem egoísta que ela não  imaginava e mesmo assim, ajudava as pessoas infectadas na colônia.

 Mestre das Chamas é um ótimo livro. Sem perceber, o leitor está torcendo pelas decisões que os personagens estão prestes a tomar, sofre com eles e Joe Hill ainda consegue deixar uma expectativa temerosa com o cenário trágico.

   Quem acompanha as minhas resenhas, sabe que gosto de avaliar  a diagramação e a edição física do livro. Como eu li em formato digital não tem como avaliar, mas gostei tanto da história que eu conseguia desenvolver bastante a leitura, pois o livro é um calhamaço e sou um pouco lenta com a leitura digital.

    Enfim, Mestre das Chamas é um livro que adorei ler e estou desejando demais ter em versão física na minha estante, pois é um projeto bem ambicioso de Joe Hill com uma escrita fantástica. 
“Era surpreendente quanta fumaça um corpo humano era capaz de soltar ao ser engolfado pelas chamas.”
"A broca mastigou em um segundo a fina camada de pele, transformando-a no que pareciam flocos molhados de mingau de aveia."

    . Sobre o autor:



     Joe Hill já ganhou diversos prêmios por seus contos, incluindo dois Bram Stoker, o mais importante da literatura de horror. É autor de A estrada da noite e O pacto e da coletânea de contos Fantasmas do século XX, todos publicados no Brasil pela Arqueiro. Hill mora na Nova Inglaterra com a mulher e os filhos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Já leram Mestre das Chamas? 

    Então antes de ir embora, deixe seu comentário. Vamos adorar lê-lo.
    Bjos e até a próxima...


4 comentários:

  1. OOi ainda não conhecia o livro, mas gostei da resenha, é muito bom quando o livro nos envolve a tal ponto que nos permite viajar entre as páginas.
    Beijos boa semana.
    http://bellapagina.blogspot.com.br/
    Facebook: Bella Página
    Instagram: Bella Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Para quem curte o gênero, o livro parece ter uma história surpreendente!
      Boa semana para você também.
      Bjus

      Excluir
  2. Kênia, menina que livro em... Já quero pra mim haha a resenha me deixou muito ansiosa para ler ❤ estou imaginando mil coisas aqui haha
    Beijos 💕
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa.
      A resenha da Kênia mexe mesmo com a gente! rsrsr
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!