[RESENHA] Rio dos Ventos - Fabiano Alexandria - Editora Autografia


     Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras.
     Hoje eu trago para vocês a resenha do livro Rio dos Ventos, escrito pelo autor Fabiano Alexandria e publicado pela editora Autografia.



. Dados Sobre o Livro:

- Autor: Fabiano Alexandria
- Editora: Autografia
- ISBN: 978-85-518-0000-0
- 222 Páginas
- Ano: 2017
- 1ª Edição
- Sinopse: Em Rio dos Ventos, o autor Fabiano Alexandria conta uma história de mistério que cerca os frades Antônio e Ângelo do convento Santo Antônio, parte do complexo São Francisco. O local iniciou suas construções em 1588 e, desde então, conta com diversas histórias, entre elas, a lenda de um túnel escondido que serviria como rota de fuga durante as invasões holandesas. O que de repente surpreende os frades é que a história não é apenas uma lenda.  Além deles descobrirem que o misterioso túnel existe, revela-se que outras pessoas perigosas também sabiam sobre o local, o que os põe em perigo. Ao mesmo tempo, Bernard e Vanessa, dois investigadores da polícia, descobrem uma sequência de assassinatos ligados ao túnel, e uma narrativa incrível começa a se desenrolar em Rio dos Ventos.




Surpreendente!

   Rio dos Ventos conseguiu surpreender do início ao fim e não imaginava que a história criaria uma expectativa tão boa ao ponto de tirar o fôlego durante a leitura.

   A história começa com os últimos momentos de vida do Frei Antônio, se esforçando ao máximo enquanto tentava caminhar pelo túnel que terminava no entorno do Lago São Francisco.

   Com a morte de Frei Antônio de forma misteriosa, seu corpo foi encontrado por um garoto de oito anos chamado Carlinhos. Com o coração a mil e as pernas trêmulas, o garoto correu até o pai, que rapidamente chamou os bombeiros e a polícia para tirar o corpo que estava dentro de um barco em circunstâncias bem suspeitas.

   À medida que os bombeiros faziam seu trabalho, o detetive Bernard  de Souza recolhia evidências e tirava algumas  fotos com o celular para levar até o departamento de polícia e iniciar as investigações juntamente com a investigadora Vanessa Torres.
  Enquanto Bernard  conversava com o legista, Vanessa recebeu um telefonema do Frei Ângelo, melhor amigo e confidente de Frei Antônio. Na ligação, Ângelo informou para a detetive que precisava contar tudo sobre a morte do seu amigo e marcou um encontro num lugar público.
   No momento que conversava e contava todas as informações para Vanessa, o Frei Ângelo não imaginava que havia alguém espionando sua conversa e sua vida estava correndo perigo, pois esse individuo que observava de longe também estava envolvido na morte de Frei Antônio.

  O autor Fabiano Alexandria abordou aspectos históricos da região de João Pessoa, em Paraíba, que proporcionou uma cultura histórica enriquecedora e ao mesmo tempo esclarecedora para quem não conhece o local onde a trama se passa. Eu adorei como o enredo foi abordado.
  A escrita do autor é bastante fluída e por isso, a leitura ficou bem instigante. Cada página que eu lia, um novo desafio era apresentado. A curiosidade aumentava  e foi difícil fazer pausas durante a leitura.
  Quando eu precisava fazer uma pausa para praticar algumas tarefas rotineiras, a trama permanecia na mente porque as informações que se desenrolava nas investigações, despertava  interesse para desvendar o mistério e quando chegou no desfecho da trama, as consequências foram excepcionais e terminou de forma  fantástica.

   Os personagens são construídos com clareza e tiveram ótimos desenvolvimentos. Bernard e Vanessa tiveram que lidar  com outras  mortes de pessoas que eram ligadas com o mistério da morte do Frei Antônio. Suas ações e investigações foram aprofundadas com perfeição, mostrando cada detalhe importante para trama.  
   A edição é simples, a diagramação está impecável as folhas amareladas do papel pólen e a capa corresponde absolutamente com a história. Eu gostei bastante da capa!

  Finalizo minha opinião recomendando a leitura deste livro nacional para todos os leitores que apreciam suspense com um enredo recheado de enigmas e muito mistério, pois vai encontrar uma história bem escrita, repleta de riquezas históricas e conteúdo de ótima qualidade. 

Livro fornecido pela Editora Autografia.
 
“ Há também nele um êxtase por descobrir que aquilo que  ele ouvia desde de criança sempre foi mais uma lenda. Tudo a partir dali estaria preste a mudar.”  ( pág. 13 ) 
  

“O Guardião, para os franciscanos, é o pai espiritual e o superior na comunidade, cuja responsabilidade está em ter discernimento em servir aos temperamentos de muitos, ter afeto de um pai, mas o rigor de um mestre e, sobretudo, procurar antes ser amado do que temido.” ( pág. 49 )
  

“Desde os primórdios, o motivo que move o mundo é exatamente aquilo que leva as pessoas a pensarem no dinheiro, no poder, no sexo, na fé ou na ambição. É a sensação que o ser humano tem de estar saciado que move o mundo – é o desejo.” ( pág. 144 )  


     . Sobre o autor:

       Fabiano Alexandria,
nascido em 1969, é médico pediatra e trabalha com terapia intensiva. Fã do gênero romance policial, estreia seu primeiro romance adaptado em sua cidade com vários aspectos e referências históricas reais, numa empolgante aventura envolta em mistérios. Nascido em João Pessoa, Paraíba, iniciou o gosto de leitura antes mesmo dos 4 anos de idade colecionando HQs e livros de suspense e policiais.



      Já leram Rio dos Ventos? Ficaram com vontade de ler?
      Então antes de ir embora, deixe seu comentário. Vamos adorar lê-lo.
      Bjos e até a próxima...


10 comentários:

  1. Oi Kênia,
    Não conhecia a obra, mas estou amando nossos nacionais.
    Eles merecem destaque!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      Também não conhecia, e como você também estou gostando muito de ver a expansão e crescimento da nossa literatura.
      Bjus

      Excluir
  2. Ola,

    De princípio o enredo não me instigou, mas sua resenha está muito legal, fiquei curiosa com todo esse mistério a cerca do túnel, que bom que o livro te surpreendeu do início ao fim, é tão bom quando isso acontece.
    É muito bom quando vc precisa parar a leitura por algum motivo e o livro fica lá na sua cabeça, aquele sentimento de querer voltar para a leitura é bom demais!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila.
      Eu também não conhecia a obra. E como você fiquei instigada a ler por conta da resenha da Kênia.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Kênia! Eu não conhecia o livro, mas parece uma obra instigante e é sempre bom encontrar um livro que nos deixa curiosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Ooi adorei a resenha, ainda não conhecia mas o enredo parece ser bom.
    Beijos boa semana .
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia.
      Obrigada pela visita. Ótima semana para você também.
      Bjus

      Excluir
  5. Que bom que tenha gostando tanto do livro. Estou muito satisfeito com todas as resenhas que me deparo, e foram mais de 15! Espero que tenha gostado do final surpreendente. Estou trabalhando em mais novidades com esta dupla. Mais novidades no Site Oficial do Livro.
    https://riodosventos.blog

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!