[RESENHA] A Chegada do Terceiro Reich - Richard J. Evans - Planeta de Livros Brasil


     Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras.
     Hoje eu vou deixar minha resenha do livro A Chegada do Terceiro Reich, escrito pelo Richard J. Evans e publicada pelo Selo Crítica da editora Planeta de Livros Brasil. Uma obra realmente magistral, onde apresenta sobre a Alemanha nazista.




. Dados Sobre o Livro:

- Título Original: The Coming of the Third Reich
- Selo: Crítica
- Editora: Planeta do Brasil
- ISBN: 978-85-422-0873-3
- 3ª Edição
- Ano: 2017
- 688 Páginas
- Tradução de: Lúcia Brito
- Sinopse: Neste A chegada do Terceiro Reich, Richard Evans, um dos mais importantes estudiosos da história alemã, apresenta uma profunda análise sobre a chegada de Hitler ao poder e o colapso da civilização na Alemanha nazista. “Com um domínio impressionante da literatura sobre o tema, uma análise perspicaz e um texto fluente, este livro não deixa dúvidas de que foi escrito por uma autoridade em História. As obras de Richard Evans sobre o terceiro Reich proporcionam uma compreensão completa sobre uma das épocas mais obscuras da História.” — Sir Ian Kershaw (Professor de História em Sheffield, reconhecida autoridade em Hitler)


Espetacular

    Sempre fui  curiosa para compreender um pouco mais sobre os motivos que levaram Hitler ao poder, confesso eu sou leiga sobre o assunto, mas achei importante conhecer a  história da Alemanha nazista, como um país estável e moderno, mas levou a Europa à ruína e ao mesmo tempo, desespero moral, físico e cultural.
    Neste primeiro volume da trilogia sobre a história do Terceiro Reich, o leitor é transportado para o século XIX, após a Primeira Guerra Mundial, nos anos amargos da República de Weimar, conhecida também  como  república estabelecida.

   O tema central do livro A Chegada de Reich é mostrar a ascensão dos nazistas ao poder por meio da grande depressão econômica do período de 1929 a 1933, de forma rica para o leitor entender  como e por que os nazistas chegaram ao poder.
   Richard J. Evans é um dos principais historiadores que estudou e dedicou a carreira acadêmica sobre o nazismo, citando os principais aspectos não apenas na política, mas  reunindo todos esses aspectos  na economia, cultura e  social.

   O livro é indispensável para qualquer  leitor interessado no tema, pois Evans oferece uma linguagem acessível para compreender o pré-nazismo, as consequências e encerrando a primeira parte da trilogia com a chegada de Hitler ao poder.     
    Não vou estender muito sobre o livro, pois o leitor que tem curiosidade de obter mais informações sobre este período tão abrangente da história, deve ter a oportunidade de absorver os fatos e acontecimentos com nitidez.

    O primeiro exemplar da trilogia contém uma edição de capa dura, uma qualidade gráfica impecável com mapas mostrando os votos para colocar os nazistas ao poder durante as eleições regionais, mapas com votos dos comunistas durante as eleições de 1930.
   Além do conteúdo riquíssimo, a edição possuí algumas fotos em preto e branco de Hitler liderando passeata e encontrando com líderes empresariais pouco depois de ser nomeado chanceler do Reich.

   Também há fotos de pôsteres pacifistas, os camisas-pardas colando adesivos em lojas judaicas e estudantes nazistas queimando livros judaicos e esquerdistas na Universidade de Berlim.
   É um livro rico, mas aconselho que leia com tranquilidade e paciência, pois exige  muita concentração do leitor. Leitura importantíssima.

Livro oferecido gentilmente pela Editora Planeta de Livros Brasil.

“ A sensação de que o crime estava fora de controle era amplamente compartilhada entre aqueles cuja tarefa era manter a lei e a ordem que muita gente achava que agora estavam sob ameaça.”  ( pág. 185 )
 
“...E foi que  fizeram. Das dez da noite em diante,  Vinte mil camisas-pardas seguiram um após o outro como as ondas do mar, os rostos resplandecentes de entusiasmo à luz das tochas. – Para nosso Líder, nosso chanceler do Reich, Adolf Hitler, um Heil triplo!”  ( pág. 384 ) 

“A conquista do poder exige discernimento. A conquista do poder em si é fácil, a conquista somente está garantida quando a renovação dos seres humanos fica ajustada à nova forma... A grande tarefa agora é readquirir o controle da revolução. A história mostra mais revoluções bem-sucedidas na primeira arrancada do que as que também foram capazes de continuar diante.”  (  pág. 547-548 )

. Sobre o Autor:



   Richard J. Evans é um dos mais destacados especialistas em História da Alemanha. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de História na Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona História Moderna na Universidade de Cambridge. Entre seus muitos livros já publicados estão Death in Hamburg (vencedor do Prêmio Literário Wolfson de História), Rituals of Retribution (ganhador do Prêmio Fraenkel de História Contemporânea), In Defence of History, Telling Lies About Hitler, O Terceiro Reich no poder e O Terceiro Reich em guerra.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Já leram A Chegada do Terceiro Reich?
    Então antes de ir embora, deixe seu comentário. Vamos adorar lê-lo.
    Bjos e até a próxima...


 
 

Kênia Candido:
Eu sou dona do blog Histórias Existem Para Serem Contadas. Mineira completamente apaixonada por livros, filmes e seriados de TV.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Fui mexer no blog pelo celular e infelizmente, acabei deletando os comentários sem querer.
    Peço desculpas a todos os amigos e leitores que comentaram nesta postagem. Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!