[RESENHA] Matéria Escura - Blake Crouch - Editora Intrínseca


Bom dia leitores!
Hoje venho compartilhar com vocês, a resenha de Amanda Pires de um livro inquietante!
Vem comigo...


MATÉRIA ESCURA


Ficha Técnica:
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 352
Gênero: Ficção
ISBN: 978-85-510-0122-6
E-ISBN: 978-85-510-0123-3
Lançamento: 20/02/2017
Sinopse:
"VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?" Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca.  Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: "Bem-vindo de volta, amigo."
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.


RESENHA POR AMANDA PIRES

Jason vive em Chicago com seu filho e sua esposa, Daniela. No meio de um jantar de família, ele decide prestigiar uma festa do seu amigo por poucos minutos. Porém, isso não dá muito certo. Ao sair dali, ele é perseguido por um homem mascarado. O homem o sequestra e o leva para um lugar abandonado, onde Jason é dopado e deixado inconsciente.

Quando Jason acorda, ele é recebido por vários estranhos, que parecem muito felizes ao verem ele, mas uma pessoa chama a sua atenção, um homem que o chama de “meu amigo”. Só que Jason tem absoluta certeza de que não conhece aquele homem, muito menos é seu amigo. Além disso, a Chicago em que ele está agora é completamente diferente, a sua esposa não é a mesma, seu filho nunca nasceu e todas as coisas que ele realizou nesse mundo, ele não realizou no outro. Há algo de impossível naquele lugar que faz Jason ter plena certeza de que ele não o pertence. O que Jason está vivendo é real ou fruto da sua imaginação? Será que é um sonho? O que é possível naquele mundo? Tudo que Jason viveu foi uma mentira? Ele aceitará essa realidade?

Matéria Escura é um livro com vários elementos da ficção científica. Não é muito difícil mergulhar na história, o autor soube dar pequenas dicas sobre o que estava realmente acontecendo com Jason, mas o leitor fica tão mergulhado nos acontecimentos presentes que fica meio difícil de perceber e se atentar à essas dicas.


Eu ainda não tinha lido nada parecido, mas foi uma história que me pegou. Acompanhei os passos de Jason e a confusão do personagem é de preocupar, porque nunca se sabe o que é real e o que não é. O que faz com que o autor receba mais um ponto, ele nos faz questionar a veracidade do personagem. Até porque existem partes que mostram a dificuldade de Jason diante dos acontecimentos, inicialmente tudo parece confuso, porque estamos em contato com um personagem perdido na realidade, mas com o decorrer dos capítulos eu me perguntei se as coisas estavam mesmo acontecendo ou se tudo não passava de um delírio lunático do personagem.
Citação: "Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso o que torna a tragédia tão trágica."
O livro trata e tem como base a teoria do multiverso. Mas o que é isso? Bom, essa teoria defende a ideia de que é possível a existência de todas as realidades. Onde nos mais diversos universos, tudo tem a possibilidade de acontecer. E, ainda por cima, tudo que tem a possiblidade de acontecer está acontecendo ou aconteceu ou pode acontecer. Parece complexo, mas o escritor soube explicar claramente, o que não deixa o leitor perdido em nada.

Como eu fiz a leitura em conjunto com alguns amigos, alguns acharam o final previsível, porém, para mim foi tudo bem sustentado pelo autor. Ele soube criar momentos de tensão incríveis. O que eu achei fenomenal. Por isso, indico o livro para todos que já gostam de ficção científica ou pelo menos quer conhecer.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Se você curtiu a resenha, deixe um comentário, a Amanda vai adorar conhecer a sua opinião.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Olá!! Nossa, que livro mais interessante, conseguiu entrar pra minha listinha do skoob. Essa teoria do multiverso é muito abordada na série "The flash" e eu sempre fiquei intrigada, confesso.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata.
      Seja bem-vinda ao Doces.
      Também acho a teoria muito interessante. Espero que tenha a possibilidade de ler.
      Bjus

      Excluir
  2. Falou de multiverso é comigo mesma. Amo!
    Essa capa me dá agonia haahah Mas vou ler assim mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de livro, com realidades paralelas, mistérios, personagem confuso sem saber o que é verdade...

    Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi.
      O livro tem um bom plot mesmo. Espero que consiga ler.
      Bjus

      Excluir
  4. Ainda não conhecia o livro, amei sua resenha, já quero ler :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OOi, ainda não conhecia o livro, mas adorei a resenha, não sei se leria nesse momento, mas quem sabe um dia.
    Beijos boa semana | tem sorteio rolando no instagram @BellaPágina
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    que bom que gostou da leitura, acho que se eu lesse isso no inicio ficaria confusa igual a uns filmes pois é como você falou, não sabemos se o que acontece é real ou não, mas parece ser uma leitura que vale a pena.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.
      As histórias que falam sobre Multiverso, costumam ser meio confusas mesmo.
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!