[RESENHA] Terceiro Reich no Poder – Richard J. Evans




    Olá, eu sou Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e colaboradora do Blog Doces Letras. 
    Hoje eu vou deixar minha resenha do segundo livro da Trilogia Terceiro Reich. O Terceiro Reich no Poder foi escrito pelo Richard J. Evans e publicada pelo Selo Crítica da editora Planeta de Livros Brasil. Uma obra realmente magistral, onde apresenta a Alemanha nazista.



. Dados Sobre o Livro:

- Título Original: The Third Reich in Power
- Selo: Crítica
- Editora: Planeta do Brasil
- ISBN: 978-85-422-0824-5
- 3ª Edição
- Ano: 2017
- 1040 Páginas
- Tradução de: Lúcia Brito
- Sinopse: Como foi que os nazistas conquistaram o coração e a mente dos cidadãos alemães, distorceram a ciência e a cultura e colocaram o país no caminho de outra terrível guerra? Neste segundo volume da trilogia que conta a história do Terceiro Reich, o renomado historiador Richard J. Evans traz o relato definitivo da ditadura de Hitler entre 1933 e 1939, e mostra a impressionante nuvem de terror que se apoderou da Alemanha depois de os nazistas tomarem o poder.

RESENHA DO LIVRO ANTERIOR: A CHEGADA DO TERCEIRO REICH



Continua Surpreendente!

       O Terceiro Reich no Poder trata-se da sequência do volume anterior, A Chegada do Terceiro Reich, que contou a história das origens do nazismo, analisando o desenvolvimento de suas idéias e mostrou sua ascensão  ao poder durante os anos da República de Weimar.
      Neste segundo volume, a história do Terceiro Reich conta a partir do instante em que completou a tomada de poder em 1933, onde os nazistas haviam criado praticamente todos os aspectos fundamentais do regime que governou a Alemanha até 1945.

      Richard J. Evans  explica com uma narrativa enriquecedora como os nazistas conseguiram alcançar  a posição de domínio total na política e na sociedade alemã com tamanha velocidade.
      Hitler tornou-se o Líder que estava acima de partidos, quase acima da política e para  muitos alemães, Adolf  Hitler era o Líder do Terceiro Reich que não podia errar. Entretanto, em Setembro de 1939, ele cometeu seu primeiro erro de cálculo sério  e os britânicos declaram guerra.

      Porém, Hitler não estava preocupado com os britânicos no oeste e a guerra que foi conhecida  como  guerra crepuscular, teve pouca ação. Mas era no leste que a verdadeira guerra tinha lugar. A guerra deflagrada contra Polônia que deu o princípio a subjugação e extermínio racial.

      O livro finaliza no momento em que a Europa mergulhou na Segunda Guerra Mundial em 1939, Hitler dizendo aos seus generais para agir com brutalidade e severidade.  Explorando o legado do nazismo na Europa e no mundo durante o restante do século XX. Mas este assunto é abordado com profundidade no último volume da trilogia, O Terceiro Reich em Guerra.
     A diagramação do livro e a qualidade gráfica continua impecável como está no volume  anterior. A edição contém  capa dura, contém  alguns mapas mostrando os campos de concentração, quedas no desemprego e emigrações judaicas. A lista de mapas é bem extensa no total de vinte mapas.

     Além do conteúdo riquíssimo,é uma leitura bem difícil, mas  a edição possuí algumas fotos em preto  branco de Hitler discursando nas celebrações no campo de Tempelhof em Berlim, recebendo saudações em desfile da Polícia da Ordem durante o comício do Partido e Prisioneiros do campo de concentração. No total são quarenta e uma fotos com legendas muito bem detalhadas mostrando a riqueza do conteúdo.

     É um livro magnífico que conselho à ler com tranquilidade e paciência, pois exige  muita concentração do leitor. Recomendo para todos que tenha curiosidade em conhecer um período importantíssimo da história. Vale muito a pena.

Livro oferecido gentilmente pela Editora Planeta do Brasil.

“ Os comunistas acreditavam que o governo de Hitler era o último suspiro de um sistema capitalista moribundo que logo entraria em colapso, abrindo o caminho para uma revolução proletária, de modo que não viram necessidade de se preparar para um levante.” ( pág. 31 )
“ A maior parte das empresas curvou-se mais cedo à pressão para demitir diretores, membros de conselho e empregados judeus.” ( pág. 450 ) 
“Fechem seus corações à piedade, disse Hitler a seus generais em 22 de Agosto de 1939. Ajam com brutalidade! O homem mais forte tem direito!  Oitenta milhões de pessoas devem obter o que lhes é de direito. Sua existência deve ser assegurada. A maior severidade! Brutalidade e severidade, morte e destruição era o que a guerra significaria para milhões de pessoas no conflito que agora começava.”  ( Pág. 799 )
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

      . Sobre o Autor:



      Richard J. Evans é um dos mais destacados especialistas em História da Alemanha. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de História na Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona História Moderna na Universidade de Cambridge. Entre seus muitos livros já publicados estão Death in Hamburg (vencedor do Prêmio Literário Wolfson de História), Rituals of Retribution (ganhador do Prêmio Fraenkel de História Contemporânea), In Defence of History, Telling Lies About Hitler, O Terceiro Reich no poder e O Terceiro Reich em guerra.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

       Já leram Terceiro Reich no Poder? Gostam de livros com esta temática?
       Deixe sua opinião. Ela é muito importante para o blog.
       Obrigada e volte sempre.



2 comentários:

  1. Oi, Kênia!

    Gosto muito de livros com contexto histórico, e li poucos que se ambientassem durante a Segunda Guerra Mundial. Parece ser muito bom, apesar de eu ter me assustado um pouco com o número de páginas hahaha

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata.
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!