[RESENHA] Uma Proposta e Nada Mais - Volume #1 - Mary Balogh - Editora Arqueiro


Olá pessoal!
Hoje venho com uma nova resenha. Desta vez o tema é romance de época.
Vem comigo...

Sinopse:
Após ter tido sua cota de sofrimentos na vida, a jovem viúva Gwendoline, lady Muir, estava mais que satisfeita com sua rotina tranquila, e sempre resistiu a se casar novamente. Agora, porém, passou a se sentir solitária e inquieta, e considera a ideia de arranjar um marido calmo, refinado e que não espere muito dela.
Ao conhecer Hugo Emes, o lorde Trentham, logo vê que ele não é nada disso. Grosseirão e carrancudo, Hugo é um cavalheiro apenas no nome: ganhou seu título em reconhecimento a feitos na guerra. Após a morte do pai, um rico negociante, ele se vê responsável pelo bem-estar da madrasta e da meia-irmã, e decide arranjar uma esposa para tornar essa nova fase menos penosa.
Hugo a princípio não quer cortejar Gwen, pois a julga uma típica aristocrata mimada. Mas logo se torna incapaz de resistir a seu jeito inocente e sincero, sua risada contagiante, seu rosto adorável. Ela, por sua vez, começa a experimentar com ele sensações que jamais imaginava sentir novamente. E a cada beijo e cada carícia, Hugo a conquista mais – com seu desejo, seu amor e a promessa de fazê-la feliz para sempre.
Ficha Técnica:
Lançamento: 05/03/2018 | Título Original: The Proposal
Tradução: Livia Almeida | Número de Páginas: 272  
ISBN: 9788580418170 | EAN: 9788580418170 


Uma Proposta & nada mais é o primeiro livro da série Clube dos Sobreviventes. A série é composta por 7 livros, e nela conheceremos a história de sete amigos(sendo seis homens e uma mulher) que sobreviveram aos horrores das guerras Napoleônicas, antes dela terminar. Todos gravemente feridos de uma maneira ou outra, e que convalesceram juntos na casa do Duque de Stanbrook, e desde então se tornaram os melhores amigos, e onde cada um a sua maneira tenta encontrar o seu caminho. 

Até o momento a Editora Arqueiro, só informou a publicação de três livros:
Uma Proposta & nada mais -  a história de Hugo Emes, Lord Trentham. (este livro) 
Um Acordo & nada mais - a história de Vincent, o visconde Darleigh. (previsto para 01/09/18)
Uma Loucura & nada mais - a história de Sir Benedict Harper. (previsto para 01/01/19)


Outros livros que fazem parte da série:
The Suitor (O Pretendente) - a história de Julian Crabbe, o sobrinho e herdeiro do duque.
Only Enchanting (Apenas Encantando) - Flavian Arnott, a história do visconde Ponsonby. 
Only a Promise (Apenas Uma Promessa) - a história de Ralph Stockwood, conde de Berwick. 
Only a Kiss (Apenas um Beijo) - Imogen Hayes, a história de Lady Barclay. 
Only Beloved (Apenas Amado) - George, a história do Duque de Stanbrook - e a de Dora Debbins.

Imagem retirada do site da autora
Vamos torcer para que os três façam muito sucesso e a editora resolva trazer toda a série! 

Mary balogh tem uma escrita bastante diferenciada de outras autoras do gênero. Geralmente suas história são narradas de forma concisa e bem explicativa. Seus personagens são aprofundados e sempre carregam em si algum tipo de tormento ou carga emocional. Suas histórias não prezam muito por aquele tipo de humor mais leve a que estamos acostumadas e sim um humor mais discreto e de certa forma sarcástico. A autora também costuma descrever extensamente os cenários onde se desenvolvem suas histórias e sempre aborda de forma eloquente as situações de pano de fundo, como no caso deste livro que é a guerra. 

Eu confesso que estranhei muito a sua escrita quando comecei a ler sua série Os Bedwins, também lançada pela Editora Arqueiro. Levei um tempo para me acostumar e finalmente engrenar em suas histórias, mas de maneira geral, gostei da série e por isso resolvi me aventurar nesta que estamos iniciando.

Em Uma Proposta & nada mais, a autora nos fala do casal Hugo Emes, lorde Trenthan e Gwendoline, lady Muir.

Hugo é um mocinho completamente avesso às coisas do amor, extremamente dedicado aos amigos, muito consciente de suas obrigações familiares e suas responsabilidades quanto aos negócios herdados de seu pai. Charmoso, eloquente e determinado. Ele recebeu o título, devido as suas bravuras durante a guerra e mesmo não tendo nenhum interesse em viver entre os aristocratas, sabe que um título lhe dá obrigações as quais não se pode fugir. Herdou de seu pai um rico comerciante, uma imensa fortuna, mas junto com esta fortuna ele também herdou a responsabilidade de cuidar de sua madrasta e sua meia irmã. Hugo é introspectivo, e apesar de toda sua  estatura e sua cicatriz no rosto(eu amo mocinhos com cicatrizes), tem um coração maravilhoso! Ele passa a sentir necessidade de arrumar uma esposa, para que sua vida seja mais ordeira e com a qual possa contar para fazer sua vida ter mais tranquilidade.


Gwen, lady Muir, está tranquilamente vivendo sua viuvez e não pensa em se casar novamente. Uma mulher completamente voltada à ter paz em sua vida, e poder vivê-la da maneira que melhor lhe aprouver. Até que começa a se sentir solitária e começa a pensar em se casar novamente. Mas como é uma mulher à frente de seu tempo e de opiniões firmes, precisa encontrar um pretendente que seja calmo e que seja fácil de lidar. Gwen é uma personagem adorável e é muito fácil simpatizar com ela e torcer por ela.

Os dois irão se conhecer de uma forma inusitada. Não será em um salão de bailes e sim em uma praia onde Hugo resolve fazer um passeio e onde socorre Gwen que se encontra em apuros após torcer o tornozelo. Ele a leva para a casa do Duque de Stanbrook, onde está hospedado por algumas semanas, participando da reunião anual do Clube dos Sobreviventes. 

A partir deste momento seus destinos se entrelaçam e vamos acompanhar o desenrolar e o desabrochar de seu relacionamento. A maneira como cada um tentará impedir o outro de se aproximar demais e onde a autora irá trabalhar as diferenças de classes entre a aristocracia de Gwen e a classe média vivida por Hugo. Os dois irão descobrir aos poucos que nem sempre podemos ter ou ser o que imaginamos, ou mesmo podemos chegar ao nosso destino sem antes percorrer alguns caminhos tortuosos. Uma história linda de superação, de seguir em frente mesmo que seja difícil e de se encontrar no outro.

Eu achei linda a maneira como os sete amigos se apoiam, se ajudam e estão sempre prontos a inteceder pelo outro. Fiquei muito interessada em conhecer suas histórias e saber mais sobre todos os problemas que tiveram que enfrentar até chegarem aqui. Gostei muito que os personagens desta série sejam mais maduros, todos estão na faixa dos trinta e poucos anos, e isto deu uma profundidade maior às emoções e sentimentos vivenciados por eles, cada qual tem lá suas experiências para compartilhar. Os dramas de cada um são contados de uma forma leve e nos toca o coração. 

Sobre a parte técnica do livro: A capa é simples e elegante. A diagramação, a revisão, fontes escolhidas e as páginas amareladas me proporcionaram uma ótima leitura. 

Mary Balogh, me cativou com uma história sensível, madura, e deliciosamente gostosa de ler. Os personagens são interessantes e me conquistaram completamente. Devo dizer que gostei muito mais desta leitura do que de quaisquer outros da série anterior e só por isso já valeu e muito ter lido.
Se você gosta de romances de época eu recomendo. 

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

4 comentários:

  1. Oie
    Eu adoro romances de época, mas nunca li nada da autora. Não sabia que a série era tão grande, vamos torcer que a editora publique todos. Já tenho o livro aqui para leitura e será a próxima, estou bem curiosa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa.
      Também amo romances de época e tenho certeza que irá gostar deste. Ficarei na torcida para que a editora publique a série completa.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá...
    Ultimamente ando muito numa fase de romances de época, simplesmente quero ler tudo que se passa na minha frente... Acabei não solicitando esse livro, pois, já estou acompanhando duas séries de romances de época senão ficaria muito sobrecarregado...
    Gostei de saber que a história é sensível e muito gostosa de se ler... Quem sabe futuramente eu leio?
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane.
      Eu não saio dessa fase fazem anos e anos... kkkkk
      Espero que tenha a oportunidade de ler. A história é muito boa.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!