[RESENHA] A Verdade sobre Amores e Duques #1 - Laura Lee Guhrke - Harlequin Books Brasil

Olá leitores!
Passando para deixar uma nova resenha com vocês!
O livro de hoje é um romance de época de uma autora que ainda não tinha lido. Uma surpresa muito agradável!

Sinopse:
Henry Cavanaugh, duque de Torquil, ansiava por uma vida ordenada e previsível. Mas isso era impossível com a família que tinha. Apenas a mãe facilitava a sua vida... até se apaixonar por um artista que estava inferior à classe social de sua família e decidir seguir o conselho amoroso de Lady Truelove de largar tudo e seguir os desejos do coração. Agora Henry vai exigir que a mulher mexeriqueira que lhe deu aquele conselho imprudente o ajude a trazer a mãe de volta antes que um casamento possa colocar o nome da família na lama. Irene Deverill é o que a sociedade londrina considera uma ovelha negra: dirige o jornal da família, é sufragista, solteirona e têm certas tendências ao marxismo. Mas ninguém sabe que ela tem um grande problema nas mãos: o duque de Torquil exige que ela o ajude a impedir que a mãe se case com um homem de reputação duvidosa. Irene não acha que isso é uma questão em que deva se envolver, mas ela não pode recusar a proposta quando Henry oferece ajuda para conseguir um bom pretendente para a irmã dela. Esse relacionamento forçado fará Irene descobrir que Henry é mais do que um “lírio do campo” e que ele é capaz de despertar nela sentimentos que nunca pensou possuir.
Ficha Técnica:
Capa comum: 320 páginas | Editora: Harlequin; Edição: 1ª 
ISBN-10: 8539825384 | ISBN-13: 978-8539825387


A Verdade sobre Amores e Duques é o primeiro livro da série Querida Conselheira da autora Laura Lee Guhrke. Eu não me lembro de já ter lido algo da autora antes, e pra mim foi uma grata surpresa. Nele iremos conhecer a história de Irene Deverill e Henry Cavanaugh. Um livro muito instigante e encantador.


Lady Truelove é a colunista que está abafando em Londres, e sua coluna promete ajudar aqueles que não têm com quem desabafar ou mesmo se aconselhar sobre seus amores e desafetos. Você teria coragem de se abrir com uma conselheira de um jornal? Teria coragem de expor seus sentimentos ao público? E se tivesse, estaria preparada para o que a sua carta poderia desencadear? E se você fosse Lady Truelove, teria noção do alcance e do desastre que um conselho amoroso poderia fazer com sua vida e com a vida da pessoa aconselhada por você?

É partindo desta premissa que começo a resenha de hoje. Quanto seria lógico nos salões londrinos daquela época, que houvesse uma duquesa perdidamente apaixonada por um pintor italiano? Impossível? Inesperado? Também acho, mas aqui em A Verdade sobre Amores e Duques algumas coisas são possíveis sim, e esta é uma delas. E por este acontecimento sobre uma tal carta enviada para a colunista do momento, teremos muitas confusões, mal entendidos e muito mais...

Henry Cavanaugh, duque de Torquil leva suas responsabilidades para com a sua família muito a sério. É completamente devotado a eles, e faria qualquer coisa para mantê-los a salvo. Por isso, quando sua mãe viúva foge com um pintor italiano, ele faz o que acha que é seu principal dever como chefe da família. Ele tenta a todo custo, impedir este casamento.

Quando parece que o conselho dispensado por Lady Truelove inspirou a duquesa a uma fuga, Henry fica horrorizado com o pensamento de que sua própria mãe poderia ser tão descuidada de sua reputação e da forma como suas ações refletirão sobre sua família - especialmente sobre suas filhas solteiras. Ele está absolutamente furioso e imediatamente se dirige ao escritório da editora, suspeitando que a colunista pode saber o paradeiro de sua mãe e fica surpreso quando é recebido por uma jovem deslumbrante que calmamente informa a ele que ela é a editora da Society Snippets,  Irene Deverill. Vocês podem imaginar o quanto o lorde ficou surpreso e desconcertado? Ele acha que ela é a própria Truelove, mas ela se ofende com sua ideia de que ela tem que revelar os segredos de sua mãe simplesmente porque ele é um duque e deve, portanto, ser obedecido.


Irene está trabalhando duro para salvar o império jornalístico de sua família e sua segurança financeira, já que seu pai está com sérios problemas de bebida e doente demais para fazer isso sozinho. Eu gostei muito de sua força, de sua habilidade em conseguir driblar as adversidades e da maneira como ela é protetora e amorosa com seu pai e irmã mais nova. Mas achei que em sua busca para manter sua independência e fazer pouco caso das convenções sociais, às vezes é insensível ao possível efeito de suas ações sobre os outros, e muitas vezes teimosa ao extremo em situações que não precisava.

Irene é sufragista, orgulhosa da classe média e profissional de uma sociedade que menospreza o trabalho. Henrique é um membro da nobreza, um patriarca e um descendente social. Duas pessoas caminhando em direções opostas e que não parecem entender que em tudo sempre pode ter um meio termo, que satisfaça a ambos.

Ele, que era tudo o que era certo e apropriado, agora se vê em um incômodo constante, obcecado por uma trabalhadora atrevida e independente, totalmente inadequada para ele de todas as formas. Além disso, Irene se recusa a permitir que ele faça sua coisa ducal com ela - afirme seu poder sobre ela e a mantenha protegida sob seu manto de responsabilidade. E quando a paixão fervente se transforma em ebulição e depois em plena combustão, torna-se uma leitura realmente excitante.

A verdade sobre Amores e Duques é uma agradável história de atração de opostos onde temos um duque muito correto e certinho que encontra o amor com uma jovem muito improvável. O “senhor certinho ser nocauteado por uma jovem não convencional” é um fato bem familiar, mas funciona muito bem aqui; o casal tem uma ótima química e a autora nos dá uma boa ideia das dificuldades inerentes em ter um relacionamento fora de sua classe social.


Embora os personagens sejam um pouco estereotipados (o homem obcecado por deveres que não expressa seus sentimentos, versus a sufragista apaixonada e independente), eles crescem ao longo da história e acompanhar esta evolução dos personagens foi ótimo. E o que é melhor ainda, o livro está repleto de comentários instigantes sobre a classe socioeconômica e como isso molda nossa moral e nossas identidades, dependendo do meio em que crescemos.

Eu gostei muito da escrita da autora, da maneira como trabalhou seus personagens e de como ela conseguiu manter meu interesse durante toda a história. Outra coisa que gostei foram as pitadas de humor, não aquele humor convencional, mas um humor rascante e irônico que ficou perfeito ao casal. E terminei muito curiosa para saber de quem será o próximo livro. Espero que não demore muito a chegar em minhas mãos!
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

8 comentários:

  1. Oi, Lia!
    Eu também resenhei esse livro, mas ainda não foi publicada a resenha. E sabe o que eu mais gosto de ver em resenhas feitas por outras pessoas de livros que eu tenha lido e também resenhado? É o olhar diferenciado que cada pessoa tem sobre a mesma obra. Adorei sua resenha, e caso eu ainda não tivesse lido esse livro com certeza iria querer lê-lo por causa de sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaline.
      Também acho muito interessante! E como você acho bom sempre conhecer vários pontos de vista sobre uma mesma história. Quando sair sua resenha me avise, para eu passar por lá e retribuir sua visita.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá, com certeza esse livro foi uma grata surpresa para mim também, a leveza e o bom humor dessa história me conquistaram bastante. Ansiosa pelo próximo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil.
      Também gostei muito do humor usado pela autora e também estou ansiosa pelo próximo.
      Bjus

      Excluir
  3. Oiii Lia

    É tanta série de histórico que tme hora que nem sei qual é qual...rsrs. A capa é bem lindona e ja ouvi elogios sobre a escrita da Laura Lee. Pra quem é fã do gênero a série é uma ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice.
      Pois é menina. Fica uma loucura, mas eu estou amando esta fase com tantas variedades de romances de época e históricos por aqui.
      Beijokas

      Excluir
  4. Oii Lia,
    adorei sua resenha, parabéns!
    Eu ganhei o livro hoje, e estou louca pra ler!
    Não sabia muito sobre ele, mas após ler sua resenha, deu pra ver que é uma história muito bem desenvolvida, com personagens carismáticos e fortes, que nos conquista a cada virada de página!
    Como não leio tantos romances de época, eu estava um pouco receosa, porém, vou começar a ler já!
    Bjão!
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha ajudado a saber um pouco mais da leitura. Depois me conta se gostou!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!