[RESENHA] O Segredo de Helena - Lucinda Riley - Editora Arqueiro


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Hoje eu trago para vocês a resenha do livro O Segredo de Helena, escrito pela autora Lucinda Riley e publicado pela Editora Arqueiro.


. Título: O Segredo de Helena
. Título Original: The Olive Tree
. Autora: Lucinda Riley
. Editora: Arqueiro
. 1ª Edição
. Ano: 2018
. ISBN: 978-85-8041-838-5
. 464 Páginas
. Tradução: Vera Ribeiro
. Sinopse: Quanta verdade o amor é capaz de suportar?
Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Gostei Bastante!

   Uma  autora que sempre tive vontade de conhecer a escrita era a Lucinda Riley, devido as opiniões que li em outros blogs literários e quando me deparei com a chance de ler O Segredo de Helena, não pensei duas vezes. Nada melhor que começar por um romance contemporâneo.

   O Segredo de Helena começa com Alex, um homem de 23 anos  chegando numa casa que sua mãe Helena herdou do padrinho dela há dez anos atrás. Depois de descarregar todos os pertences que havia trazido, Alex resolve sentar na varanda e decide ler seu diário quando era um garoto de 13 anos.

   Dessa forma, a história volta ao passado em 2006, com Helena chegando em Chipre com seus filhos Alex e Immy para passar um verão na casa que recebeu de herança do seu padrinho. Helena desejava passar vários dias agradáveis ao lado da família e amigos na casa chamada Pandora, local que ela lembrava com muito carinho e considerava  mágico. Por isso, Helena resolveu ir alguns dias antes para preparar a casa para receber o restante da família e alguns amigos para uma temporada de verão inesquecível em Pandora.

   Entretanto Pandora trouxe várias lembranças para a vida de Helena. Lembranças que ela não estava preparada emocionalmente para receber e percebeu que um segredo que ela guardou durante anos, à sete chaves, estava sendo impossível de mantê-lo escondido e a verdade poderia cair à tona na família como uma bomba relógio.

    No passado, Helena foi uma bailarina bem conceituada, viajando por vários países da Europa. Quando ela estava no auge da carreira, ela descobriu que estava grávida. Depois dessa descoberta, sua vida não foi a mesma, pois Helena resolveu ter seu filho Alex de forma independente, abandonando a carreira de bailarina e passou por uma situação financeira bem delicada.

   Após algum tempo, Helena conheceu William. Desde o início ele mostrou ser um homem muito bom e carismático. Não demorou muito para William e Helena se apaixonarem e começar um relacionamento duradouro que vem proporcionando vários momentos bons no casamento.

   Apesar de ter conquistando certa felicidade no casamento, tornando-se pai de Alex e tendo mais dois filhos, Immy e Fred além de Cloë, filha do primeiro casamento, William tinha a sensação que a felicidade não estava completa ao lado da esposa. Helena sempre demonstrava ser reservada  com o marido e William sentia claramente que Helena carregava dentro de si, algum sentimento que ela não tinha coragem de  revelar.

  William tinha esperança que Helena passando um verão na casa Pandora juntamente com a família e alguns amigos, ela  conseguiria desprender desse sentimento e confiasse nele para ajudá-la. No entanto, Helena tinha receio da sua família não compreender direito o segredo e eles nunca mais a família seria a mesma, deixando seu casamento com William em uma situação delicada.   

    Minha estreia com a escrita da Lucinda Riley foi muito boa, despertando curiosidade desde as primeiras páginas e criando algumas dúvidas a respeito do segredo que Helena tanto escondia da família. Sobretudo, a história não conseguiu ser surpreendente, porque  descobri o segredo da protagonista bem antes dela revelar o segredo. Porém, este detalhe não deixou a leitura tornar-se cansativa, porque desejei saber todo o desfecho da trama e consegui realizar a leitura de maneira ágil e fluida. 

    Além da história o livro contém vários capítulos com o diário de Alex. Durante o período que passaram em Chipre,  Alex escrevia no diário sobre sua vida e sempre deixava claro, a curiosidade de descobrir quem era seu pai biológico. Com o mistério em torno do segredo que Helena carregava, Alex decidiu que estava na hora de saber quem é seu pai, mesmo considerando William como pai verdadeiro e de coração.

    Essa história mostrou perfeitamente que às vezes, um casal precisa deixar o orgulho de lado em algumas situações para o amor prevalecer e fortalecer um casamento. Alex teve um papel muito importante na história e até ajudou William a interpretar melhor toda angustia que Helena sentia  de trazer todo o passado de volta à tona.

   Contudo a história não para por aí, ela também mostra a vida de outros personagens ligados à família. O casal Jules e Sacha Chandlers com os filhos Rupes e Viola, a amiga Sadie e Alexis, um ex-namorado que Helena teve quando passou um verão em Pandora quando tinha 15 anos. Ele ainda vive em Chipre e vai provocar  muito ciúmes em William, pois o marido de Helena não sabia nada sobre Alexis.

   A edição contém uma capa  primorosa, a diagramação está ótima nas folhas amareladas e a editora teve um cuidado especial alterando a fonte nos trechos do diário de Alex para o leitor não ficar confuso durante a leitura.

  Com certeza O Segredo de Helena foi apenas um pontapé inicial para conhecer outras histórias da Lucinda Riley. Para quem gosta de uma boa história com vários personagens se entrelaçando em conflitos interessantes, este livro é uma ótima dica. Recomendo.

“ A vida é um conjunto de dominós em queda; está tudo conectado. Dizem que podemos descartar o passado, mas não podemos , porque ele faz parte de quem somos e de quem vamos ser.”   
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre a Autora:

Lucinda Riley nasceu na Irlanda e durante sua infância viajou ao exterior, especialmente para o Extremo Oriente, para visitar seu pai. Mudando-se para Londres, tornou-se atriz e trabalhou em teatro, cinema e televisão. Aos 24 anos, escreveu seu primeiro romance, baseado em suas experiências com dramaturgia. Em seguida, escreveu sete romances com o pseudônimo "Lucinda Edmonds", que foram traduzidos para 14 idiomas. A autora atualmente vive entre Estados Unidos e França, com o marido e quatro filhos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Já leu O Segredo de Helena?

8 comentários:

  1. Oi, Kênia

    Eu fiquei tentada a solicitar esse livro, mas acabei optando por outro. Sempre leio coisas maravilhosas a respeito da autora e gosto muito de histórias que "voltam ao passado". Que pena que você descobriu o segredo antes, mas que bom que isso não fez a experiência ser menos prazerosa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami.
      Também gosto da escrita da autora e espero conseguir ler este em breve!
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia e Kênia, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Eu amei Garota Italiana da autora e estou louca pela série As Sete Irmãs, recomendo muito, você precisa ler!!! Já virei fã dela, não adianta, risos... Esse ainda não tive oportunidade de ler, mas mesmo que o segredo seja descoberto antes, a trama dos personagens vale a pena como sempre. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila.
      Muito feliz de ter você por aqui novamente!
      Também gosto da escrita da autora, e este já está na minha lista!
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Kênia, tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas se foi sua estreia com os livros dela e gostou fico feliz e mais animada. Lucinda parece criar enredos fortes e bem desenvolvidos, espero curtir também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.
      Espero que tenha oportunidade de ler algum dos livros da autora e se encante por sua escrita como eu.
      Bjus

      Excluir
  4. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas desejo futuramente conhecer a sua escrita. Contudo, confesso ter receio de achar a história cansativa, devido a essas passagens de tempo. Não sei o motivo de pensar assim rsrs.
    Mas não só a sua opinião é positiva, mas de vários outros leitores, então meu receio é bobo.

    Abraço!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cailes.
      Espero que dê uma chance para a Lucinda e que goste!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!