[Desabafos Literários] Casal Obama e Penguin Random House


Olá leitores!
Hoje trazendo uma nova coluna pra vocês!
Sempre que algo me incomodar, me chatear ou me deixar muito enlouquecida de raiva, vou vir aqui desabafar e compartilhar com vocês! Hoje vou falar sobre um contrato multimilionário entre a Penguin e o casal Obama.



 Passeando pela internet, vi esta notícia que apesar de não ser nenhuma bomba e nem ser recente me deixou muito interessada, já que a literatura faz parte da minha vida. Fiquei sabendo através do site G1 que o casal americano Obama, assinou em março de 2017, um super contrato com a Penguin Random House, um dos grupos editoriais mais poderosos e de sucesso do mundo.

Pelo que entendi o casal assinou exclusividade para a publicação de pelo menos um livro de cada. Não sei se biográfico ou de algum outro gênero. E toda a negociação ficou na bagatela de US$ 60 milhões! É meus amiguinhos leitores, somente isso...

Brincadeiras a parte, o que mais me chamou a atenção nesta notícia não foi o fato de um casal famoso e muito querido ter assinado este tipo de acordo. Nem muito menos a graninha pouca que eles ganharam por isso. O que realmente me chamou a atenção foi o fato de que até onde eu saiba um autor por mais talentoso que seja, por melhores histórias que escreva, teria que fazer muito mas muiiiito sucesso mesmo em âmbito mundial para se aproximar de um contrato assim.

Confesso para vocês que não sou implicante. Normalmente levo de boa esses acontecimentos literários. Esses boons que acontecem vez ou outra por histórias e temas nada usuais, mas também confesso que ultimamente estou ficando mais exigente e cada vez mais a vontade para falar aqui no blog das coisas que me desagradam. Não pensem que estou querendo fazer alarde por pouca coisa, é mais um desabafo mesmo de algo que me incomodou quando li.

Vocês podem dizer... Mas Lia, isso também acontece por aqui. Também temos super valorização do que está na moda e que acabam vendendo mais por fazer sucesso na mídia e não por realmente escrever bem. E vão dizer: por que esta matéria?

Porque esse tipo de coisa ainda me incomoda muito. Ainda me causa estranheza e ás vezes me deixa triste. Triste por saber que damos muito mais importância a saber da vida alheia, as modinhas de redes sociais, do que ler histórias que nos façam viajar o mundo, fazer descobertas maravilhosas, aprender outros idiomas, e até mesmo nos apaixonarmos por personagens inesquecíveis.

Não eu não sou contra que tenhamos acesso a livros de todo tipo, qualidade e afins. Mas sou contra a valorização que damos ao que é fútil, desnecessário e até mesmo esdrúxulo. E claro que sei que muitas vezes são esses tipos de livros que dão condições às editoras de publicar o que realmente importa.

Sei que muitos não irão concordar comigo, ou achar que estou me chateando por nada, mas enfim, aqui é o meu cantinho. Aqui é onde falo sobre o que me interessa na literatura e que tenha a ver com literatura. E onde também, muito raramente desabafo e devaneio...

Espero que alguns que leiam, possam entender meu ponto de vista, meu devaneio doido e fiquem satisfeitos como eu ficaria de ver que ainda há leitores que se importam com os rumos que a literatura mundial vem tomando, que tem medo que o verdadeiro valor da literatura se perca. Obrigada por me lerem!


E você leitor, tem algo nesse meio literário que lhe incomoda, que lhe deixa chateado?
E você amigo blogueiro, usa o seu cantinho pra desabafar? Tem algo que te incomoda em nosso meio?
Contem pra mim...

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

10 comentários:

  1. Oi, Lia!
    Eu não sabia sobre essa do casal Obama e a Penguin Random House.
    Ser autor hoje em dia é complicado, principalmente pra quem está começando. Como você disse.. muitos autores talentosos teriam que ralar muito para chegar perto de um contrato assim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Isso aí. Fico triste de ver que essas coisas estão acontecendo cada vez mais em todo o mundo.
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia, tudo bem?
    Não curto muito biografias, não costumo ler. :(
    Mas no caso do casal Obama, acho que pode ser bem inspirador.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla.
      Eu também não curto biografia, mas tenho certeza que uma biografia sobre a vida deles deve ser muito interessante. Tenho muito apreço pelo casal, e sei o quanto são pessoas inteligentes e que podem passar muito conhecimento para os leitores.
      Bjus

      Excluir
  3. Olá, Lia.
    Ultimamente tenho feito uns desabafos lá no blog também. A ultima foi sobre parcerias com autores nacionais que pensam que o blogueiro tem a obrigação de gostar do livro deles só porque é nacional. Eu entendo seu desabafo e te apoio. Não sabia sobre essa noticia, mas infelizmente é só olharmos a lista dos mais vendidos e de dez se tiver cinco que foi realmente escrito por alguém que se esforçou e não porque fez sucesso em um canal de youtube ou em uma rede de tv por exemplo é muito. Acho um absurdo esse tipo de coisa E não é só no meio literário não. A pessoa vai lá se esforça faz faculdade e algum famoso de um reality ganha o emprego no lugar dele. Infelizmente são os valores do mundo em que vivemos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Esse lance sobre parcerias com autores é complicado mesmo. Já fazem alguns anos que não faço mais parceria com autores no blog. Também tive alguns problemas relacionado a isso e por isso te entendo. Realmente a vida anda estranha e muitos valores estão sendo trocados ou se extinguindo mesmo.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi, Lia! Tudo bom?
    Não achei nem um pouco absurdo o pagamento considerando o poder que o nome dos Obama tem. E também é glorificante saber que um casal composto por uma mulher e um homem negro chegou a um patamar de valorização tão alto que um casal branco conseguiria alcançar em metade (ou menos do que isso) do tempo.
    Eles não vão publicar nada 'fútil' ou 'modinha'. Ele foi o PRIMEIRO presidente negro da maior economia do mundo. A Michelle tem uma carreira de ouro e criou milhares de programas pra ajudar minorias. Os dois têm uma vida incrível e fizeram por merecer um contrato desses (Se tu pegar um contrato de um ator famoso branco, por exemplo, vai ver que ele recebe isso fazendo nada).
    E assim, considerando que a Shonda Rhimes recebeu MUITO MENOS que o Ryan Murphy (!!!) indo pra Netflix, MUITO menos, esse tipo de situação importa. Em quesito de legado, o dela é infinitamente maior e mais poderoso - mas ela é uma mulher negra num mundo extremamente racista e desvalorizador com minorias, então né... Uma conquista como a dos Obama importa sim, e demais.
    Esse tipo de situação sobre valores é coisa de caso e caso. No caso dos Obama, é justo. Entendo teu ponto sobre parecer "injusto" só porque eles já ''são famosos'', mas eles são uma porta pra jovens que não são representados. Espero que continuem recebendo oportunidades assim pra dar voz e abrir espaço para mulheres e homens negros conquistarem mais e mais.
    E mal posso esperar pelos livros.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.
      Uma pena que você não tenha entendido a minha colocação. Em nenhum momento fiz pouco caso do casal Obama ou desmereci as qualidades e os méritos deles. Quis somente aproveitar o valor da transação da Penguin com eles para mostrar o quanto o autor vem sendo desmerecido mundialmente e principalmente aqui no Brasil. Em nenhum momento meu texto fala ou se refere a algo que envolva qualquer tipo de preconceito. Não tem nada a ver com esta temática.
      Bjus

      Excluir
  5. Oi, Lia

    Te entendo completamente! Isso é algo que também me tira do sério. Sei que editoras precisam vender, sei que quem tá na mídia chama venda, mas é muito triste ver a desvalorização de tanto autores, que com isso não conseguem realizar seus sonhos e, quando conseguem, recebem uma ninharia! Revoltante!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami.
      Que bom que você me entendeu! Fico muito preocupada com toda esta tendência que estamos tendo no mundo, da desvalorização dos autores. Também fico muito chateada e fico na maior esperança que isto um dia possa melhoras.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!