[Primeiras Impressões] A Herdeira - Mariana Ribeiro


Olá leitores!


Hoje venho deixar para vocês, as minhas impressões sobre o livro A Herdeira de Mariana Ribeiro.
Vem comigo...

Sinopse:
Pertencente à alta aristocracia brasileira do século XIX, Maria Luísa é uma mulher à frente do seu tempo. Uma jovem decidida a assumir o controle do seu próprio destino, mas ainda pressionada pelas convenções de sua época. Quando conhece o Tenente Martim Afonso Almeida, inicia uma história de amor em meio a Guerra do Paraguai. 
Convencionada a se casar com o Duque de Westminster, ela acaba por aceitar o matrimônio após ter recebido a notícia de que seu verdadeiro amor faleceu. Mas, quando descobre que ele está vivo e de volta ao país, acaba dividida entre o dever com a família e os impulsos do coração. A jovem herdeira acaba por ser confrontada com a necessidade de fazer uma escolha decisiva, que mudará não só a sua vida, como também a de todos que a cercam.A partir desta escolha, Maria Luísa inicia um caminho sem volta para o mundo cruel, que até então não conhecia.
Ficha Técnica:
Formato: eBook Kindle | Número de páginas: 542
Idioma: Português | ASIN: B07GZCQHT8


Recebi o convite da Mariana Ribeiro para a leitura dos primeiros cinco capítulos e dar as minhas impressões sobre eles. Vou falar do que senti com a leitura e quais as minhas expectativas quanto ao livro como um todo. O livro já se encontra à venda na Amazon e quem quiser adquirir, é só clicar neste link.

A Herdeira é um romance histórico que retrata alguns acontecimentos que se passam na mesma época que a Guerra do Paraguai, no ano de 1.864 e os desdobramentos que tiveram na vida dos protagonistas e da sociedade da época. A Herdeira nos apresenta a jovem Maria Luísa Natalie Callaghan Queirós de Castilho e o tenente Martim Afonso que ao longo da história terão suas vidas entrelaçadas de maneira permanente lhes trazendo alguns dissabores, dramas e um amor que será o condutor de suas vidas!

Maria Luisa é uma jovem aristocrata, filha do Marquês de Resende, que vem a ser descendente de portugueses, um dos grandes fazendeiros do café e o ministro no império de D. Pedro II. Uma jovem tranquila, mas que tinha o sonho de se casar por amor. Achava a vida na fazenda onde vivia sem graça e não tinha grande apreço por seus familiares. Ao chegar a idade de se casar, seu pai queria que ela o fizesse com um de seus primos, algo que era costume na época e também manteria as riquezas na família. Mesmo não gostando dessa perspectiva, procurava manter um bom convívio com todos eles, pois acreditava que conseguiria escapar àquele destino.  O mesmo não acontecia em relação às suas primas, com as quais se sentia incomodada já que apesar de serem consideradas belas para os padrões, pareciam ter inveja de Maria Luisa que tinha um perfil totalmente oposto. Tinha suas próprias ideias sobre o que era a felicidade e por isso queria conseguir adiar seu casamento. Foi aí que teve a ideia de ingressar na  Escola de Treinamento Nightingale e Lar para Enfermeiras do Hospital Saint Thomas, fundada por Florence Nightingale, na Inglaterra, onde cursou enfermagem por um ano. 

Ao voltar para o Brasil com a ajuda do pai, vai para o Rio de Janeiro e começa a trabalhar na Santa Casa da Misericórdia, onde pretende fazer a diferença usando todos os conhecimentos que adquiriu na Inglaterra. Ela sabia que não seria fácil, já que havia muito preconceito quanto a sua escolha ainda mais por ser uma lady. Mas nada sai como o pretendido, quando um dia dá entrada na Santa Casa um jovem militar baleado. Ao colocar os olhos nele, Maria Luisa logo percebe que ele tocou seus sentimentos e que seu interesse por ele não é só de uma enfermeira com o paciente.  Ela se sente imediatamente atraída e após algum tempo se vê completamente apaixonada, pelo Tenente do Exército Martim Afonso, um homem belo, com um certo ar de mistério e que corresponde aos seus sentimentos iniciando assim uma intensa história de amor.


Vou parar por aqui, pois conforme falei no início, eu só li cinco capítulos e não tenho como falar muito sobre o livro. Li o ARC enviado pela autora e por isso também não tenho como avaliar a parte de diagramação, fontes e demais partes técnicas do livro. Os capítulos que li estão bem escritos e bem revisados.

Esta quote foi retirada da página do livro no Facebook

A história de Maria Luísa, parece trazer fortes emoções, drama e um romance que promete ser sofrido e cheio de reviravoltas já que o tenente Martim Afonso, seu amor, irá para a guerra do Paraguai e entendo que não será fácil continuarem com este relacionamento. Tive a impressão que Maria Luísa é daquelas personagens femininas que gosto: fortes, determinadas e que lutam por sua felicidade. 

Para quem gosta de romances históricos que se passem no Brasil, este livro é uma ótima oportunidade para que se conheça a escrita da autora e se tenha um poco mais de conhecimento sobre uma época que foi importante para a nossa história.

Mari, muito obrigada pela confiança e desejo muito sucesso em sua caminhada, pois no pouco que li dá para perceber que você escreve muito bem e que merece estar povoando as estantes dos leitores por esse mundão afora!

Até a próxima! 

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

10 comentários:

  1. Oi, Lia!

    Primeiramente, quero agradecer mais uma vez por você ter disponibilizado uma parte do seu tempo para fazer a leitura dos capítulos iniciais do meu livro novo. Gostei bastante das suas primeiras impressões e fico feliz que tenha apreciado a premissa do livro. Espero que possa lê-lo por completo quando puder. A sua opinião é muito importante para mim! <3
    Fico muito grata mesmo pelo apoio e por ter cedido um espaço em seu blog para divulgação. Admiro muito o seu trabalho como blogueira desde que nos conhecemos no meio literário.

    Bjos,
    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari.
      Eu que agradeço o voto de confiança no meu trabalho e o carinho de sempre. Espero de coração que este lançamento lhe traga muitas alegrias e muito sucesso!
      Bjus

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Lu.
      Eu também não gosto muito de triângulos amorosos, salvo pouquíssimas histórias que as autoras sabem trabalhar bem e não ficam chatos. Mas, como só li os primeiros capítulos não tenho muita ideia se isso vem a acontecer. Já comprei o livro, mas agora é conseguir tempo pra terminar.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia, tudo bem?
    Uma boa revisão e uma narrativa competente já são ótimos indícios pra esses primeiros 5 capítulos. Gosto de romances de época, acho que poderia curtir essa leitura.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih.
      Eu amo romances de época e históricos. Sempre na preferência. Com certeza uma boa revisão ajuda muito um livro.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi, Lia

    Eu vi o livro no Instagram essa semana mesmo e me interessei muito. E essa capa? Linda!
    Sinto falta de ler mais romances de época/históricos ambientados por aqui, então acho que lerei ele sim!!!


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami.
      Também me encantei pela capa. Espero que tenha a oportunidade de ler e que goste!
      Bjus

      Excluir
  5. Olá, Lia.
    Eu estou apaixonada por essa capa. E me interessei bastante pelo livro. Gosto muito do gênero e por ser no Brasil chama mais ainda minha atenção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      A Capa é linda mesmo!
      Espero que consiga ler!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!