[RESENHA] A História do Universo Para Quem Tem Pressa - Colin Stuart - Editora Valentina


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Hoje eu trago para vocês a minha opinião sobre o livro  A História do Universo Para Quem Tem Pressa, escrito pelo autor Colin Stuart publicado pela Editora Valentina.


. Título: A História do Universo Para Quem Tem Pressa
. Título Original: The Universe in Bite-sized Chunks
. Autor: Colin Stuart
. Editora: Valentina
. Coleção História Para Quem Tem Pressa
. 1ª Edição
. Ano: 2018
. 216 Páginas
. ISBN: 978-85-5889-076-2
. Tradução: Milton Chaves
. Sinopse: Os grandes mistérios e maravilhas do céu noturno sempre nos fascinaram, intrigaram e divertiram, desde os primeiros passos na Terra. Hoje, continuamos nos esforçando para entender o nosso lugar no cosmos. O século 20 foi palco de importantes e assombrosas descobertas sobre o nosso próprio planeta, o sistema solar, as estrelas e as galáxias. Contudo, ainda buscamos respostas para inúmeras questões – O que é matéria escura? Estamos sozinhos no universo? É possível viajar no tempo? –, e essa busca nos proporciona uma valiosa compreensão da vastidão e das infinitas possibilidades do espaço universal que ainda estamos por descobrir. O universo, considerando-se a sua imensidão, pode ser assustador, mas neste livro de fácil compreensão embarcamos numa viagem incrível através de todas as descobertas astronômicas fundamentais, desde as resultantes de crenças de civilizações antigas até as oriundas de pioneiras e recentes observações das ondas gravitacionais, previstas por Einstein mais de 100 anos atrás. Nunca houve ocasião melhor para começar a entender os mistérios do universo, e este guia essencial do cosmos é o melhor ponto de partida!


 Mais um Volume Fascinante!

    A coleção História Para Quem Tem Pressa sempre proporciona ao leitor várias aventuras fascinantes. Sendo escolhida cuidadosamente para cumprir seu papel de trazer conhecimento ao leitor, algum determinado assunto e com poucas páginas. Desta vez, o autor e jornalista Colin Stuart tenta explicar a vastidão do universo para o leitor que deseja assimilar os mistérios do espaço cosmo.

   O livro começa  mostrando as primeiras descobertas astronômicas, registrando a passagem do tempo e descobrindo o formato da Terra com Eclipse Solares e Lunares. Neste primeiro capítulo, o livro também informa as constelações no ciclo lunar não deixando de mencionar a importância do zodíaco e suas posições celestes.

   Nos próximos capítulos, Colin se dedica especificamente ao Sol, Terra, Lua, o Sistema Solar, as estrelas e as Galáxias. Detalhadamente cada planeta ganha informações fundamentais e valiosas no momento exato. O livro fornece um trecho especial sobre as estações do ano como uma das características  mais belas do nosso planeta, a importância para a vida na Terra e o primeiro ser humano que colocou os pés na Lua.

    Sem omitir detalhes importantes, A História do Universo Para Quem Tem Pressa também oferece uma mini biografia do cientista e astrônomo italiano Galileu Galilei com suas observações telescópicas. O matemático alemão Johannes Kepler com suas leis planetárias. Isaac Newton, outro matemático que trouxe a força da gravidade e o astrônomo dinamarquês Olé Römer determinando a Velocidade da Luz.

     O livro é bastante informativo e também resumido. De maneira rápida e precisa, para aquele leitor que deseja relembrar ou para quem quer obter algum conhecimento básico sobre o universo.  Adoro acompanhar essa coleção porque sempre traz uma nostalgia de relembrar as informações da época escolar.

   Sempre fico surpresa com as informações, pois cada volume  tem a intenção de dar uma visão geral sobre o assunto e confesso que este livro surpreendeu bastante. A maioria das informações não recordava. Por isso a obra mostrou ser bem construída e principalmente, foi uma leitura de fácil entendimento.

   A capa é bem interessante, seguindo o padrão dos livros anteriores da coleção e corresponde com o conteúdo que o leitor encontrará dentro do livro. A diagramação está impecável nas folhas brancas e contêm algumas imagens em preto e branco.

   Finalizo minha opinião recomendando este livro para todos os leitores sem restrição de idade. O livro é simples e rápido de ser apreciado e consegue cumprir o prometido, mostrando todas as informações e evoluções de maneira mais ideal. Leitura bem rica. 
“ Desde criança, sou fascinado pelo céu noturno. Esse fascínio foi o meu primeiro caso de amor. Na infância, os  adultos nos contam histórias maravilhosas sobre duendes, dragões  e bruxas, mas o universo sempre foi mais mágico do que qualquer conto de fadas.” 
( pág. 09 )

Sobre o Autor:

Colin Stuart é escritor e jornalista especializado em astronomia. Publicou artigos no jornal The Guardian, na revista The New Scientist, e escreveu para a Agência Espacial Europeia. É membro da Royal Astronomical Society. Recentemente, para homenageá-lo, um asteroide recebeu o nome dele.

Kênia Candido:
Eu sou dona do blog Histórias Existem Para Serem Contadas. Mineira completamente apaixonada por livros, filmes e seriados de TV.

2 comentários:

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!