[DIVULGAÇÃO] Dilacerada – Helô Delgado - Editora Coerência


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Considerado como "abuso emocional" a Síndrome de Alienação Parental assola crianças e adolescentes. As consequências desse ato podem durar por toda a vida.


   A Síndrome de Alienação Parental – conhecido como SAP – é mais comum do que se imagina. Ela consiste na interferência psicológica provocada na criança ou no adolescente por um dos seus genitores, com o intuito de criar desavenças contra um familiar que também seja responsável pela sua guarda e vigilância. Isso é muito comum em meio ao contexto da disputa de custódia dos filhos.

   No livro “Dilacerada”, a autora e psicóloga Helô Delgado, em sua primeira edição pela Editora Coerência, aborda muito bem esse tema. Veja o trecho abaixo retirado da obra:
“- Você não pode sair quando eu não estou aqui por um motivo... não sabe o que pode acontecer lá fora quando está sozinha, é muito ingênua para isso – disse a mãe. - Além do mais, pode ter uma crise e assustar sua irmã. Muito me espanta você ter a audácia de deixar sua irmã dormindo sozinha para se aventurar pelo quintal.
- Eu não...
- Não adianta se justificar. Sei muito bem o que fez, já tive a sua idade. Mentir não irá te ajudar, Vivian. Creio que teremos que sair dessa casa o quanto antes...”
    No diálogo acima, a personagem Vivian relembra os momentos em que viveu em “regime fechado”, pois sua mãe além de fazê-la limpar a casa inteira todos os dias, não deixava a pobre garota sair. Assim, a protagonista não teve contato com mais ninguém a não ser com a mãe e a sua pequena irmã portadora de Síndrome de Down.


Título: Dilacerada
ISBN: 978-85-92572-91-4
Autora: Helô Delgado
Páginas: 253
Preço: R$ 40,00
Sinopse: O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas? Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance. Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos.

   A “SAP”, terminologia introduzida pelo americano e psiquiatra infantil Richard Gardner em 1985, é considerada como uma das piores consequências provocadas na criança ao ser exposta a atos de alienação por um dos pais. De acordo com os estudo de Gardner, esta síndrome se configura quando o pequeno desenvolve um sentimento profundo de repúdio pelo seu responsável. Richard se aprofundou nesses estudos e se especializou em terapia infantil para poder ajudar essas crianças.
“- Alienação Parental – América, a psicóloga, me observa com um olhar sério por trás das lentes quadradas.
- O quê?
- O que sua mãe fez com você e sua irmã tem um nome. Se chama Alienação Parental. Ela impôs uma realidade fechada na qual vocês só tinham contato com ela e com poucos vizinhos. Estou errada?
- Não, foi isso mesmo.
- Ela não queria que vocês soubessem como era o mundo de verdade.”

A obra “Dilacerada” demonstra o quanto traumas do passado, Alienação Parental entre outros abusos, podem afetar a saúde mental de alguém. Narrada em primeira pessoa, relata a história de Vivian, uma mulher de 27 anos que teve que enfrentar seus conflitos pessoais e se abrir com um profissional para livrar-se da dor que carregava há anos, pois além de tudo, ela reprimiu seus sentimentos por conta de toda pressão que a mãe colocava nela ainda em sua infância e adolescência. A protagonista começa a entender a importância de fazer psicoterapia e, ao reencontrar-se, tira de sua consciência o peso e o rancor que vivenciou desde pequena.


Sobre a autora:

Helô Delgado nasceu no sul de Minas Gerais, é casada e mãe de dois filhos. Formada em Psicologia, pós-graduada em Psicanálise e Tradução, é apaixonada por literatura desde criança. Demorou muito para acreditar que poderia escrever e, agora que começou, não quer parar. Dilacerada é seu primeiro romance.


Apoiando a Literatura Nacional e dando oportunidade para que novos autores e histórias cheguem até vocês! Espero que deem uma chance ao livro.

3 comentários:

  1. Oi, Lia!
    Nossa, eu não sabia que o livro se tratava dessa doença. Pelos comentários, ele parece ser uma história bem tocante e emocionante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Tem jeito de ser uma história muito intensa mesmo.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!