[LANÇAMENTO] A morte é um dia que vale a pena viver - Ana Claudia Quintana Arantes


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior.


     Uma das maiores referências sobre Cuidados Paliativos no Brasil, a autora aborda o tema da finitude sob um ângulo surpreendente. Segundo ela, o que deveria nos assustar não é a morte em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la, de não usarmos nosso tempo da maneira que gostaríamos.


Lançamento: 15/02/2019
Título original: A morte é um dia que vale a pena viver
Tradução: Não especificado
Formato: 14 x 21 cm
Número de Páginas: 192
Peso: 0.35 kg
Acabamento: brochura
ISBN: 9788543107202
EAN: 9788543107202
Preço: R$ 34.90
Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.
    Invertendo a perspectiva do senso comum, somos levados a repensar nossa própria existência e a oferecer às pessoas ao redor a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida. Em vez de medo e angústia, devemos aceitar nossa essência para que o fim seja apenas o término natural de uma caminhada.Completamente revista e ampliada, esta edição é uma bela ode à vida e à humanidade.

Sobre a autora:

Ana Cláudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Ana Claudia é sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa do impacto da poesia sobre a esperança de pessoas gravemente enfermas..


 A morte é sempre um assunto preocupante, tabu e que para muitas pessoas causa desconforto e sofrimento, mas se analisarmos bem essa questão, veremos que a morte nada mais é que a conclusão de nossa história. Por isso deixo a minha pergunta: a morte lhe incomoda?


8 comentários:

  1. Oi Lia, sabe que é justamente pelo título do livro que eu estou desejando ler! A capa também é linda, singela e que mostra um pouco a mensagem do livro!
    Quero!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      Também gostei da capa e fiquei interessada em ler.
      Bjus

      Excluir
  2. Fiquei muito curiosa para explorar essa obra, a capa do livro e a premissa conseguem fisgar o leitor de uma tal forma... Já quero esse livro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila.
      Essa capa ficou ótima mesmo e como você também me senti fisgada.
      Bjus

      Excluir
  3. Nossa, que tema interessante! É realmente um tema que não vemos falar muito por aí, não da forma como o livro parece abordar. Achei super interessante.
    Sobre a sua pergunta, a morte não me incomoda, mas tb não é algo que me deixe muito confortável, se é que isso faz algum sentido, rsrs... Não tenho problemas em falar sobre o assunto, mas quando confrontada com essa realidade tão perto de casa, por assim dizer, causa um mix de sentimentos em mim.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen.
      Também sinto esta dualidade sobre a morte. Eu não tenho medo da morte, mas sei que não estou preparada para lidar com a morte daqueles que amo.
      Bjus

      Excluir
  4. Olá Lia,

    Não conhecia esse livro e achei o assunto que ele aborda bem interessante, boa dica...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!