[RESENHA] A Contrapartida - Uranio Bonoldi - Editora Valentina


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Hoje eu trago a resenha do livro A Contrapartida. Um livro de suspense, mistério e fantasia, escrito pelo autor nacional Uranio  Bonoldi e publicado pela Editora Valentina.


. Título: A Contrapartida
. Autor: Uranio Bonoldi
. Editora: Valentina
. Gênero: Thriller
. 1ª Edição
. Ano: 2019
. 336 Páginas
. ISBN: 978-85-5889-082-3
. Sinopse: "O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado.
Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados. Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia.
Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster."
Lion Andreassa – produtor e diretor de cinema da Lumix Art Films
 Surpreendeu Bastante!

    A Contrapartida é o primeiro livro escrito pelo autor Uranio Bonoldi e logo de cara, vou declarando que sua estreia foi muito boa e não imaginava encontrar um thriller nacional tão forte.

  Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história do Tavinho, um garoto de classe média alta que possuí uma vida confortável e uma família privilegiada. Infelizmente Tavinho perdeu o pai ainda na infância, o Sr. Otávio Albuquerque foi vítima da violência da cidade de São Paulo.


   O maior desejo de Tavinho era honrar a memória de seu falecido pai e ser o maior orgulho da sua mãe Cristina, que sempre contou com ajuda da velha Iaúna, uma índia que trabalha na casa da família há muito anos.

   No entanto Octávio Albuquerque Júnior não conseguia ter sucesso na vida escolar. Devido à dificuldade de aprendizado, Tavinho era motivo de deboche dos colegas de sala e os professores cobravam mais atenção nos estudos e Tavinho cada dia ficava mais frustrado com a situação.   
   Certo dia durante a saída do colégio, Tavinho passou um constrangimento e sentiu-se humilhado. Ao notar o sofrimento do adolescente, Iaúna resolve ajudar Tavinho oferecendo um ritual místico da sua tribo. Neste ritual indígena, Tavinho iria adquirir mais inteligência e sem pensar nas consequências, Tavinho aceitou a ajuda de Iaúna e o resultado  foi instantâneo. Tornou-se o melhor aluno do colégio, conquistou maratonas estudantis e estava sendo o grande orgulho de Cristina e honrando a memória do pai.

    Contudo, Iaúna informa que  esse ritual contém prazo de validade e para Tavinho continuar tendo sucesso na vida, Tavinho teria que passar novamente pelo ritual que continha ingredientes macabros e um alto custo moral.

     Não vou revelar mais detalhes da história, pois o bacana do leitor que aprecia suspense é descobrir todos os segredos durante a leitura. Além da mistura do suspense e das reviravoltas que enriquece a história, A Contrapartida mostra claramente como as nossas decisões têm muito poder e sempre irá existir uma conseqüência diante das nossas escolhas. 

    O livro gira em torno do personagem Tavinho, mas ao longo da história, o leitor tem a chance de conhecer o perfil completo de cada personagem da trama. Todos estão ali por um motivo. As motivações e desejos de cada personagem são revelados de forma interessante. Isso proporcionou uma leitura ágil e marcante.

   Outro detalhe que gostei bastante foi o cenário da história em conduzir o leitor pelas ruas reais da grande São Paulo. Abordando assuntos importantes, oferecendo reflexões valiosas e conseguindo presentear com um final eletrizante. Foi um prato cheio de suspense delicioso!

   A edição está muito caprichosa. Contém uma capa condizente com o enredo. A diagramação maravilhosa na folhas do papel pólen e possui título em cada inicio de capítulo.


    Enfim, recomendo A Contrapartida para todos os leitores que gostam do gênero literário que ele se encaixa. Tenho certeza que também irão se surpreender com essa história sensacional. Particularmente, me conquistou.
   “Preciso acabar com isso. Depois, sumo com essa merda de canivete cego e vou embora daqui…”
 ( pág. 15 )


6 comentários:

  1. Impossível ler sua resenha e não querer explorar esse livro, não leio muitos livros do gênero, mas esse parece ser ótimo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Não imaginava que o livro era nacional e ainda mais que envolvia rituais indígenas. Já quero
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Também achei esse lance dos rituais muito interessante.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi, Kênia

    Eu já tinha visto algumas divulgações da editora, mas não sabia muito bem sobre o que se tratava o livro. Achei super interessante esse tal ritual indígena e fiquei curiosa para saber quausbm ingredientes macabros são estes! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami.
      Esse lance dos rituais também me deixou curiosa! hahahah
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!