Minha Opinião - Sejamos Todos Feministas - Chimamanda Ngozi Adichie - Cia das Letras

 Olá leitores!

Em janeiro deste ano, recebi um e-mail da editora Seguinte com um desafio de leitura e resolvi pela primeira vez participar. Quem me acompanha, sabe que este ano tem sido muito difícil pra mim e que passei por uma ressaca braba. Então fico feliz de finalmente ter conseguido cumprir mais uma leitura do desafio.


📖Um livro escrito por uma pessoa negra -

Título: Sejamos Todos Feministas
Autora: @chimamanda_adichie
Editora: @companhiadasletras

Minha opinião:

Eu estava de olho nesse livro desde o seu lançamento, tinha muita vontade de conhecer mas apesar de ter comprado o e-book, a leitura acabava ficando para depois e na verdade nem sei dizer o motivo, já que ouvi muitos elogios e ótimas críticas ao texto da autora. Críticas essas que fazem realmente jus ao que ela apresenta.

Eu gostei muito do que li, me fez refletir muito enquanto lia e até mesmo alguns dias depois de ter terminado. Algumas coisas que ela conta, são realmente alarmantes que ainda aconteçam em pleno século XXI. O machismo é algo arraigado, sedimentado dentro de nós de uma forma tal que nem sempre é fácil se desvencilhar dele. E digo isso por ver e ouvir muitas mulheres ainda sendo coniventes como tudo que o mesmo propaga, causa e machuca a todas nós.

Sempre penso no poder que temos de mudar as coisas, de mudar toda essa dinâmica do machismo, somente sabendo criar melhor os nossos filhos. Somo nós que criamos o futuro, somos nós que damos à luz os seres que habitam entre nós. Nós podemos fazer tudo ser melhor e diferente, com pequenos gestos, muitos diálogos, muito amor e principalmente fazendo que nossos filhos aprendam a respeitar as diferenças. Aprendam a respeitar todo ser humano, independente de gênero.

Sejamos Todos Feministas, nos mostra que ainda estamos longe de conseguir diminuir e exterminar esse mal que acomete ainda tantas e tantos ainda hoje. Que no futuro em algum momento, possamos nos sentir livres para transitar pelo mundo sem medo, sem pânico e sem tanto sofrimento.

Sejamos firmes em nossa missão de erradicar o machismo estrutural e que possamos um dia ficar livres dos assédios, menosprezo, violências físicas e psicológicas.

Quote:
"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

Uma leitura que recomendo 😍

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

2 comentários:

  1. Oi!
    Li essa história faz um tempão e lembro de que eu gostei bastante, mas não cheguei a ler outras histórias da autora!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!