[Setembro Amarelo] Todos juntos pela vida.

 Olá.
Sei que já estamos no penúltimo dia do mês, mas eu não poderia deixar de vir aqui falar sobre assunto. 


Setembro é o mês da Prevenção ao Suicídio. Um mês de extrema importância para todos aqueles que sofrem com algum tipo de transtorno mental ou mesmo que estejam passando por algo muito complicado/triste.

🍂O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

🍂O suicídio é algo que acontece todos os dias no mundo todo, e ainda hoje é um tema tabu entre muitas pessoas, que preferem não ver o quanto é importante manter a saúde mental em dia. O quanto é importante ter empatia, solidariedade e estar sempre aberto a ouvir o próximo quando ele precisa.

🍂Eu sofro com depressão e ansiedade há mais de 40 anos e sei o quanto é complicado viver com isso te assombrando em todos os dias da sua vida. Com o tempo aprendi o que podem me ocasionar as crises mais sérias, procuro me cuidar o máximo possível e aos poucos estou me abrindo cada vez mais com minha família. E desde o ano passado venho fazendo terapia, e isso tem sido o divisor de águas na minha vida. Sei que nem sempre é fácil ter acesso a um terapeuta, por isso nunca se feche, procure sempre se abrir com alguém, conversar faz bem, lhe dá outra percepção do que está acontecendo e dividir a sua dor com outra pessoa, faz com que a carga fique mais leve e suportável.

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

4 comentários:

  1. Oi
    é importante dar destaque a esse tema, minha irmã sofre depressão só que ela não aceita que tem depressão e também não aceita nem tomas os remédios porque fala que da sono, mas ela não da nem a chance do medicamento fazer efeitos e tem épocas que ela tem crise que as vezes da medo até de deixá-la sozinha, que sempre fica falando em acabar com sua vida, ela vai no psicólogo as vezes mais também não gosta muito.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga, são situações complicadas mesmo. Nem sempre a pessoa quer reconhecer que precisa de ajuda. Mesmo assim procure estar atenta, e ser sempre amiga. Com o tempo ela vai acabar aceitando a ajuda de vocês. Fiquem bem.

      Excluir
  2. Oiee, é necessário falar do assunto, e não deve ser fácil passar pela doença, mas você é uma batalhadora. Você merece tudo de bom <3

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não é fácil, mas sempre necessário. Muito obrigada Leyanne. Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!