PESQUISA - ROMANCES DE BANCA

Olá queridas e queridos que seguem esse blog!


Hoje venho com uma tarefa para vocês. Calma, que não é nada sério. 

Não sei se já disse a vocês, mas muito do meu prazer em leitura vem daqueles romances de banca que vocês já devem ter visto por aí.



Pois é...  Tem muita gente que nunca passou os olhos nesses romances, mas já tem uma opinião do contra formada. Dizem que são livros bitolados, com pouco ou nenhum conhecimento ou que foram feitos para pessoas com pouca instrução, e por isso, não valeriam muita coisa. 

Não poderiam estar mais enganados. Esses "livrinhos", como costumamos chamar de maneira carinhosa, estão no mercado editorial brasileiro a mais de 30 anos, e o sucesso de vendas é a prova de que eles nasceram para ficar. Afinal, Nora Roberts e outras autoras consagradas, surgiram através deles, vale lembrar. 



Suas leitoras são das mais diferentes classes sociais, e se mantêm fiéis ao seu gosto literário, lendo os mais diferentes temas, sem nunca abandonar seus romances. 

Seja os mais românticos dos anos 80 (chamados por nós de florzinhas), ou mais sensuais (os tão conhecidos HOT). 



Esses romances ainda estão envoltos numa áurea de preconceito, que faria com que muitas leitoras escondessem essa preferência, deixando os números reais de quem lê esses livros bem distante da realidade. 

A tarefa que eu tenho para vocês é muito simples: vocês acham que se autoras brasileiras se propusessem a escrever romances desse tipo, haveria uma aceitação por parte dos leitores? 


Por favor, sejam sinceras em suas respostas, afinal elas podem nos trazer alguma surpresa... rsrsrs

Seguem abaixo, algumas respostas prontas pra vocês. Caso queiram, poderão acrescentar seus comentários.


a) Sim, eu mesma compraria sempre;
b) Talvez, mas precisaria ter uma boa recomendação para comprar;
c) Não, porque sou da opinião que esses livros são bem fraquinhos mesmo.

P.S.: Todas as fotos usadas nesta postagem foram retiradas do Google.

Agradeço a todos que aqui comentarem. 
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

22 comentários:

  1. Quem nunca leu um livrinhos desses, que atire a primeira pedra.... Até eu, moçoila pouca dada a romantismos, já li alguns. Tem horas que a vida é tão azeda, que só uma boa e velha revistinha de banca dá uma amenizada...

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu mesma compraria sempre... alias compro todo mês um livro de banca ou ate mais de um.. sempre assumi q leio esse tipo de literatura e adorooooo

    Adorei poder responder a essa pesquisa...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nada contra estes livros, foram os primeiros livros "adultos" que li a muito tempo atrás. Hoje em dia leio poucos livros de banca, porém continuo gostando muito.

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que ja tivemos muitas autoras brasileiras escrevendo livros de banca. Não lembro o nome delas, mas se não me engano uma coleção bem antiga: Paixão Ardente, só tinha autoras brasileiras. Mesmo assim, acredito que o preconceito seja muito grande, e talvez não tivesse tanta aceitação, só se virasse um bestseller. Os livros de romances de bancas hj ficam meio escondidos e os vendedores dizem q nao tem saída e acabam inibindo cada vez mais as novas leitoras.
    Agora qt as questões fico em dúvida qual escolher..pq elas completam o que pensam..mas mesmo assim fica um q. Escolho a A e B!
    A) Sim..eu compraria.
    B) Sempre procuro por dicas pra comprar os livros..entao escolheria por indicações primeiro e depois pelo preço.


    Essa última nem está riscada!!! rsrsr
    E a C)...Nunca. Existem livros que eu não gosto, como por exemplo os da série Paixão da Harlequin, mas não consideraria fracos . Só não são o estilo de leitura que gosto.Mas amo os Rainhas do Romance e a série Special que sempre adquiro.

    ResponderExcluir
  5. a) Sim, eu mesma compraria sempre;

    ResponderExcluir
  6. a) Sim, eu mesma compraria sempre;
    eu sempre compro e amo ler , é uma leitura rápida e gostosa !!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Sim , eu compraria.
    Sendo a história bem desenvolvida e gostosa de ler, quem se importa com o fato de ser livro de banca??
    O mais importante em qualquer leitura é poder "viajar" na história!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adoro... sou fã de carteirinha, principalmente dos clássicos históricos... confesso que detesto os florzinhas e fujo das mutilações da Nova Cultural...

    Mas amo aqueles antigões, sabe?? Que as capas são lindas e retratam passagens dos livros...

    Gosto da previsibilidade da coisa, de saber que tudo vai ficar bem no final, do romance gostoso...

    É claro que tem muita coisa ruim no meio, mas em livros de livraria também não tem??

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu compraria com toda a certeza, o 1° livro que minha mãe me comprou na vida foi um romance de banca porque ela sabia que eu ia amar (ela lia na sua adolescência) Tipo, algo que passou de mãe para filha sabe?
    E eu sempre procurava autores brasileiros porque sempre tive curiosidade de como a história seria. \o/ Compraria 4Ever rs
    Beijo*
    http://brunnavieeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Ligia, quem não leu?!!
    Eu leria sim.....
    e compraria tb!!

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou viciada em romances de banca e não passo em um Sebo sem entrar para procurar umas raridades destes romances!!!

    Não entendo o preconceito contra esses livros,pois alguns são muito mais bem escritos do best sellers da modinha!!!

    enfim EU AMO ROMANCES DE BANCA.

    Ponto final!!!

    bjsss

    Bianca

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sim, eu mesma compraria sempre. quem ja te uma opinião formada contra os amados romances de banca, não sabe o que é se aventurar com o Legado dos Donovan, os os 'ogros' amados da Diana Palmer. Se depender de mim, tem mercado cativo desde já. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  13. Eu compro sempre e não tenho vergonha de assumir que sou fã desses livros!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Sou suspeita, porque coleciono os antigos clássicos históricos (e ainda faltam muitos para a minha coleção). Mas com certeza, eu compraria!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia! Eu acho que quem arriscar neste mercado vai se dar super bem, claro que com qualidade, eu gosto do estilo e sei que não estou sozinha. Apoio as publicações sim.
    Bjos!
    Cida

    ResponderExcluir
  16. Olá meninas. Muito obrigado pelos comentários. Eu tbm acho que temos um grande mercado para estes livros e que ainda não foi bem explorado. Bjus

    ResponderExcluir
  17. Ah... Eu amo romances históricos! Confesso que gosto daqueles com mais história e uma cena gostosa e delicada de sexo. **o**
    Apoiado!

    ResponderExcluir
  18. Eu sempre compro esses livrinhos, até porque compartilho desse gosto com minha avó, então sempre trocamos livrinhos.
    Gosto especialmente dos históricos e daqueles com um toque sobrenatural.

    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros de banca e alguns são tão bons que deveriam ganhar uma versão de livratria com direito a capa dura e tudo mais.
    como vc citou, muitas pessoas nunca leram e já tem um preconceito sobre eles. Isso é apenas uma mostra de como as pessoas perdem coisas boas pela opinião errada de outras.
    Eu sou fã da Nora Roberts e na minha opinião uma das melhores trilogis dela é O Legado Donovan,que nada mais é do que livros de banca. Que hoje em dia vc só encontra em sebos e alguns custam uma pequena fortuna.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Sim, eu mesma compraria sempre!!!! Adoro romances de banca. Estão entre meu gênero favorito. Pode parecer bizarro mas, em alguns, dou altas gargalhadas...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oi Lia!
    Eu amo romances de banca, e sempre os intercalo nas minhas leituras de livros de livraria, principalmente quando leio um livro mais pesado e preciso "destraumatizar" rsrsrs... portanto, apoio esse tipo de publicação, e se gostasse da autora, sempre procuraria os livos dela para comprar.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  22. Amo tenho vários ,perdi cada um emprestando .

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!