Dia Internacional do Livro!


Boa noite leitores!
Sei que já estamos no finalzinho do dia, mas eu não poderia deixar de passar por aqui, para compartilhar com vocês, esta data que é tão especial para mim, e para todos os leitores em geral!
Hoje comemoramos o Dia Internacional do Livro! Ou para alguns O Dia Mundial do Livro!


Vamos conhecer um pouco da história de como surgiu esta data:

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.1
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Como amante da leitura e blogueira literária, devo dizer que fico muito feliz de observar o quanto a leitura tem passado a fazer parte de minha família e amigos. Acho muito gratificante quando vejo jovens lendo nos ônibus, metrô e até mesmo enquanto caminham pela cidade. Uma mudança de hábito muito bem vinda e espero, que só faça crescer.


Eu sempre acreditei e continuo acreditando, que a literatura pode mudar e melhorar as nossas vidas. Falo isto, porque eu sou prova viva de que isso realmente pode acontecer.
Foi através deste universo mágico que são os livros que tirei grandes ensinamentos para a minha vida. Foi através da leitura que consegui passar por algumas fases difíceis de minha vida, e por isso eu tenho este grande amor pela literatura e pelas palavras que trasncritas de maneira sublime tem feito tantos de nós, chorar, sorrir, se emocionar, se enraivecer e até mesmo se modificar...

Por isso, é com grande carinho que desejo a todos os meus familiares, amigos, blogueiros, autores e leitores, um Feliz Dia Internacional do Livro!
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

8 comentários:

  1. Oi Lia, adorei o seu post, ficou maravilhoso!
    Um Feliz Dia Internacional do Livro pra você também e uma ótima leitura pra ti ;)

    ps: adoreeeei esse anel da foto, quero um desses :D

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!! E nós amantes da literatura sabemos o quanto viajamos com eles!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Dia do livro deveria ser todo o dia> A gente sabe o quanto é importante ler, porque todos os dias vemos crianças e adultos escrevendo mal e se expressando mal. Além de ser ótimo para a intelectualidade do indíviduo, faz a gente sonhar e viajar. Todo na mesma medida. Amei o post. Feliz dia do livro para todas nós... BJS!

    ResponderExcluir
  4. Amei o poste flor!
    Fico feliz em ver que cada vez mais estão surgindo mais leitores.Sim nosso mundo talvez seria melhor se a população lessem mais.Mas...

    Fiquei feliz em saber sobre o surgimento do dia internacional.

    Parabéns ao blog e a todos os leitores do mundo!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lia o post tá lindo e é claro que sempre é importante ressaltar o poder do livro, tudo que ele pode fazer para transformar nossa vida em algo mágico e simplesmente fántastico. Legal!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga ^^
    Amei saber mais sobre a história do dia do livro, feliz dia do livro pra vc e que venham muitos anos cheios de livros para nós..
    hehe
    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  7. Amiga adorei o post... Feliz dia do livro para você também!!! E Vamos comemorar lendoooooooooo. bjus
    Eykler

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!!!

    lindo de verdade!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!