RESENHA - O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza - Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira


Boa noite leitores!
Mais uma resenha para vocês!
Hoje, vou falar sobre o livro O Eterno Barnes, que é o livro de estréia do escritor Salustiano Luiz de Souza.
O livro foi lançado este ano, pela Editora Novo Século, e sob o Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.

Conheça o livro:


Sinopse:
Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Para ler o primeiro capítulo, clique aqui.
Para saber mais sobre o livro: NOVO SÉCULO - FACEBOOK

Sobre o autor:


Biografia:
Salustiano Luiz de Souza nasceu em Itajaí-SC, radicando-se desde criança na cidade de Joinville-SC, onde reside atualmente. Leitor assíduo desde a tenra idade, possui formação acadêmica em Economia e Direito, com especialização nas áreas de Economia Industrial, Direito Empresarial e Direito Previdenciário. Com atuação profissional em diversas empresas, foi também professor universitário durante vários anos, lecionando nas áreas de Economia, Administração e Direito. Publicou diversos contos e artigos em jornais e periódicos. Atualmente exerce a profissão de advogado, tendo sido o fundador e hoje é sócio do escritório de advocacia Souza Postai Advogados Associados na cidade de Joinville-SC.

Contato do autor: FACEBOOK

Assista ao Book Trailer:








Ao receber o convite do autor, para ler este livro, confesso que fiquei meio receosa de aceitar, pois a história não faz muito o estilo de leitura que gosto e me é habitual.
Mas, como sempre digo a mim mesma... Por que não? Que tal ler alguma coisa diferente e ainda por cima, prestar ajuda a um novo autor?

E foi assim, sem nenhuma expectativa, que resolvi aceitar o desafio de ler esta incrível e diferente história.

O início do livro, foi meio lento, e meio confuso em minha opinião, mas nada que me fizesse desistir de continuar lendo.

O Eterno Barnes, fala da procura pela imortalidade. A Eterna luta do ser humano por uma vida eterna e perfeita, na qual ele possa perpetuar suas ideias, manias e vontades.

Barnes é um médico, um cientista que está com uma doença grave e fatal, e sendo assim ele se convence de que sua pesquisa pode ser realizada e que pode salvar sua vida.
Ele decide realizar este feito, o seu único propósito e sua única luta é em conseguir ser eterno. Ele tem certeza que através de seus estudos e de suas habilidades ele irá conseguir obter êxito.

Barnes é um neurocirurgião famoso e que trabalha em uma Universidade, onde desenvolve sua pesquisa científica e ele não confia em ninguém para ajudá-lo. AQ única pessoa que ele conta um pouco, é com sua namorada Lourdes, que faz tudo que ele quer, e me pareceu muito apaixonada por ele.

A história é contada em terceira pessoa, e temos vários personagens. A maior parte do tempo, ficamos sabendo da história, através dos pensamentos destes personagens. Não temos muito diálogos no livro e senti falta disto.

Mas, chega o dia em que Barnes, se conscientiza que vai precisar da ajuda de algum outro médico, para levar a termo sua pesquisa, e é a partir daí que tudo muda de figura. A partir deste momento, todos os que tem contato com seu projeto, ficam hipinnotizados por ele e a ambição começa a fazer parte de todos, fazendo com que ninguém mais seja confiável, e que nem mesmo Barnes seja imune a um terrível desfecho.

O Eterno Barnes, mescla mistério, suspense, e muita, muita ficção.
O autor soube desenvolver bem seu raciocínio e nos faz viajar pela mente inteligente, sagaz e deveras doentia deste cientista.

E durante a leitura, me vi por diversas vezes, questionando até que ponto alguma coisa poderia ser verdade, poderia vir a acontecer em nossa realidade. Ou seja, até que ponto é válido ter um sonho e querer transformar este sonho em realidade, mesmo que seja, sobre o sofrimento alheio?

Não gostei da capa, mas o livro tem uma boa diagramação, suas páginas são amareladas, as letras estão de bom tamanho e teve uma boa revisão.

Considerações finais: Gostei do livro, mas não se tornou um de meus favoritos. O final deixou um pouco a desejar, eu esperava um outro desfecho. Acho que o livro não irá agradar a todos, a não ser que você goste muito deste gênero de ficção, com grande teor filosófico e de reflexão.

O autor tem um projeto muito interessante: a cada 100 curtidas na página do livro no facebook, uma escola irá recebe um exemplar do livro.
Por isso mãos à obra leitores! Vamos passar por lá e curtir a página!
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Ual! Que resenha mais persuavisa D: Amei amei...
    Fiquei com vontade de ler esse livro e agora o que fazemos?! uahauhuhauha
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Nana Guimarães!
      Agora é correr e comprar... kkkkkk

      Excluir
  2. Oi, Lia!
    Adorei sua resenha *o*
    É bom quando o livro nos surpreende quando não temos nenhuma expectativa.
    Achei esse livro com uma ideia bem original, mas a capa não me atraiu mt rs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia
    Adorei a resenha, esse livro parece ser bem interessante, gostei do tema abordado e a capa é bem legal ;)
    Parabéns pela ótima resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Boa resenha Lia! Se eu tiver oportunidade até leio para conferir. Mas não sei, não é muito minha cara... Mas como vc eu tb tentaria para formar uma opinião. segunda reenha positiva que elio sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia, gostei da sua resenha, e como vc este não é meu estilo, até o momento.. hehe
    Não leria ele agora, mais quem sabe um dia ^^

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  6. Só o fato de ter um médico louco (ou quase isso) já me deixou com vontade de ler o livro. Gosto de personagens atípicos e esse parece ser o caso. Os autores nacionais tem me surpreendido no quesito criatividade, e esse parece ser o caso do Salustiano. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia!!! Também não é um livro que eu leria habitualmente. }Ms sua resenha ficou interessante, personagens fora do que estamos acostumados é sempre um ganho na nossa leitura. Dica anotada. bjus
    Eykler

    ResponderExcluir
  8. Oi,Lia!
    Em breve estarei lendo esse livro. Também aceitei o convite com um pouco de receio em relação à leitura. Espero que o livro me surpreenda de alguma maneira. Gostei muito da resenha.

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar nesse livro,mas achei interessante!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bem, não sei se é bem meu tipo de história,mas você deu muitos detalhamentos em sua resenha. Procuro sempre ler tudo que posso,então não sei talve lesse. O livro te surpreendeu o que é um ponto positivo, mas você não gostou do final , enfim só lendo rsrs...

    ResponderExcluir
  11. Bem diferente esse livro. Não faz meu genero
    mas gostei de ler sua resenha e conhecer mais
    sobre este livro.
    bjs

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!