[SEMANA DOS NACIONAIS] Resenha #03 - Herdeiros do Trono Vol. 01 - Trilogia Herdeiros do Trono - Elysanna Louzada - Ases da Literatura


Bom dia leitores!
Como vocês sabem, esta semana estou realizando aqui no blog a #SemanadosNacionais.


E a cada dia vocês têm a oportunidade de conhecer um livro nacional e conferir a minha opinião sobre ele.
Hoje vou falar sobre um livro de fantasia, que a meu ver, ainda é um gênero pouco explorado por nossos autores.
Espero que ao terminarem de ler a resenha, tenham conseguido assimilar um pouco da história e do que senti com esta leitura.


HERDEIROS DO TRONO

Ficha Técnica:
Título: Herdeiros do Trono - Vol. 1
Autora: Elysanna Louzada
Páginas: 348
Edição: 1ª
Tipo de capa: Brochura
Editora: Ases da Literatura
Ano: 2013
Assunto: Literatura Brasileira-Romance
Idioma: Português

Sinopse:
PETRA é um mundo, moldado pelo Deus Criador, a partir da energia cósmica do universo, em que doze reinos foram unidos para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação eram os requisitos necessários a esses governantes. Enquanto essas virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de Paz. Uma guerra pelo poder, deflagrada pela Primeira Rainha, no entanto, abalou o Reino Unido. O Primeiro Rei e seus fiéis cavaleiros derrotaram a monarca, mas o equilíbrio inicial não poderia ser novamente restabelecido sob as mesmas bases.
Milênios se passaram e as histórias dos Cavaleiros Sagrados foram tomadas como narrativas fantásticas. De todas as tradições esquecidas, entretanto, uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagra-se cavaleiro para ser coroado. Por isso, uma única instituição no Reino Unido atravessou os milênios, inabalável: a Academia de Cavaleiros. Uma escola militar na qual Pedro, Eloise e Isabel sonhavam estudar. Ao contrário de Tommy, um jovem pugilista, que desprezava a instituição.

Elysanna Louzada


Elysanna Louzada é formada em Língua Portuguesa e Literatura. Estreou no mercado literário em 2011 com um livro infantil. Agora, prepara-se para lançar a trilogia "Herdeiros do Trono", destinada ao público jovem/adulto. O primeiro volume foi lançado na XVI Bienal do Livro do Rio/2013 pelo Ases da Literatura. Atualmente mora em Vargem Alta, interior do Espírito Santo, com o marido e os dois filhos.


"Algumas vezes, você tem que se arriscar, para saber se ao final da jornada você fez a escolha certa."

E posso dizer a vocês leitores que foi muito certa! Não sou fãzona do gênero fantasia, mas quando uma história deste gênero é bem escrita com certeza ela vale a leitura. E foi isto que aconteceu em relação a Herdeiros do Trono de Elysanna Louzada.

Não lembro muito bem, o que me levou até a autora, mas lembro que vi algum comentário sobre o seu livro no Twiiter, e fiquei curiosa para conhecer quem seria a autora a despertar um sentimento assim tão ardoroso em um fã. Mas, nesta vida agitada que tenho acabei esquecendo da procura. Até que um dia recebi um recado no Wattpad para conferir a história de Círculo de Fogo Vol. 02. Não curto muito ler em computador, e por isso fui dar só uma lida em um trecho que achei disponível por lá. E fiquei agradavelmente surpresa com a escrita da autora. Percebendo que este seria o segundo livro da série, fiz minha pesquisa, e resolvi entrar em contato com a autora. Papo vai e papo vem, acabei tendo a sorte de receber o primeiro livro da série para resenha. 

Então, vamos conhecer um pouco da história deste livro e as impressões que tive sobre ele.

Herdeiros do Trono é um livro de fantasia, mas que tem em seu enredo ação, romance, aventura, um pouco de era medieval e uma boa dose de realidade. E a autora soube misturar bem estes elementos.

Nele iremos conhecer Petra, um reino fictício que é habitado pela raça humana e pelos anões. Onde as classes sociais são bem definidas. Durante muito tempo eles foram governados por uma rainha má e usurpadora, até que um Rei conseguiu acabar com ela. Depois disso o Reino encontrou paz e equilíbrio e por muito tempo foi assim que viveram. Até que de repente o caos se instala novamente. 

Eloise e Pedro são irmãos gêmeos, são órfãos de pai e não concordam com a maneira como são governados, e ao mesmo tempo sonham em conseguir ingressar na Academia de Cavaleiros do Rei. Esta Academia existe desde o início do Reino de Petra. E conseguiu se manter firme por todo os séculos em que este Reino existe. Nesta Academia os jovens são treinados nas artes da guerra, treinam seu intelecto,  e passam por várias provas. Para ser Rei de Petra o escolhido tem que ter se formado nesta Academia.

Pedro acaba se envolvendo em uma encrenca e para salvá-lo Eloise vai a procura de documentos do Pedro, que pode estar entre as coisas de sua mãe. É assim que ela acaba descobrindo que eles são descendentes do rei de Petra, e por direito deveriam estar no Trono. 

Tomás e Isabel também são irmãos e são grandes amigos de Pedro e Eloise. Os quatro estão sempre juntos, e Isabel também sonha em entrar na Academia. Depois de algumas tribulações os quatro acabam conseguido realizar o sonho de ingressar na Academia. Lá eles passaram por treinamentos árduos que exigirá deles muita coragem, raça, força e determinação.

E são estes quatro personagens que nos levam a uma viagem pelo Reino, onde terão que passar por várias provações, terão que aprender grandes lições, e se tornarão mais fortes para enfrentar as batalhas que virão pela frente, já que este é só o primeiro livro. 


Além deles temos vários personagens interessantes, como os anões, os animais que têm uma percepção mais aguçada, os seres míticos, dentre outros. Mas, tem um personagem que me chamou atenção, que foi o jovem cavaleiro Arnon. Um cavaleiro honrado, belo, destemido, e que saiu de simples coadjuvante para um dos principais na história.

Como falei antes, também temos romance inserido na história, e esta parte é muito fofa, mas não vou contar para vocês quem são os envolvidos. Deixarei por conta da sua imaginação... Ou melhor confira o livro e descubra. haha

Conclusão:
A história tem muitos elementos, e temos mais alguns Reinos, além do Reino de Petra.
São muitos personagens, muitos detalhes, que não teria como colocar todos em apenas uma resenha. Por isso o que posso dizer é que o livro é bem escrito, tem um enredo que foi bem desenvolvido, e que vale a pena ser lido. 

A capa apesar de simples, tem um ar medieval e misterioso, que combina bem com a história. A diagramação está boa, e praticamente não encontrei erros de revisão.
Uma leitura tranquila, e que ao chegar ao término conseguiu me deixar com um gostinho de quero mais.

O segundo volume, Círculo de Fogo, já se encontra à venda, na lojinha.

Se você gosta do gênero fantasia, este livro é uma boa pedida.
Bjus 



Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

9 comentários:

  1. Oi Lia.
    Ao contrário de você, eu gosto bastante de fantasia, embora alguns elementos não consigam me cativar.
    Mas essa história parece ser bem leve e divertida.
    E como assim, Eloise e Pedro são herdeiros do trono? Fiquei curiosa pra saber o grau de parentesco com a realeza.
    Bom, vou seguir o link do wattpad e conferir um pouco a narrativa da autora, espero ser surpreendida como você.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, tudo bem?
      Eu gosto de fantasia, não sou fãzona como sou de romances, mas gosto sim flor... kkkk
      Este livro é bem legal. Eu gostei e acho que quem curte o gênero vai gostar também.
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia. A resenha ficou ótima. Você deu uma boa passeada pela narrativa e deixou o leitor ainda mais curioso pela história.
    Obrigada pelo carinho com meu livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elysanna, eu que agradeço o voto de confiança em meu trabalho.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia adorando suas indicações nacionais!!!
    Adorei a sinopse e os quotes, já add aqui a listinha rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosacarla, que bom que está gostando!
      Espero que nos visite mais vezes e que consiga conferir os livros.
      Bjus

      Excluir
  4. pela sua resenha, da pra notar que "herdeiro do trono" parece ser um otimo livro de fantasia.fiquei curiosa p/ conhecer a parte do romance na historia. quem sao esses personagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane, pode conferir sem medo.
      A escritora, manda muito bem no enredo.
      Espero que tenha a oportunidade de ler e conferir.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Bjus

      Excluir
  5. Ai meu Deussssssssssssss.. eu PRECISOOOOOOOOOOOOOOO ter esse livro.. me senti vendo um roteiro de um filme épico repleto de adrenalina e encanto... AMiga, vc já me fez me tornar fã desa história antes mesmo de lê-la..rsr.. A Elysanna está de parabéns pela história criada.. AMeiiiiiiiii. Vai pra minha lista de desejados urgentemente.,.

    bja e obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!