[RESENHA] Soldier - Leal Até o Fim - Sam Angus - Novo Conceito


Bom dia seus lindos!

Nova resenha chegando pra vocês. Hoje uma resenha sobre um livro que nos fala de amizade, carinho e força para se conquistar um objetivo.


SOLDIER - Leal até o fim

Ficha Técnica:Autora: SAM ANGUS
Título: Soldier
ISBN: 9788581634029
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 256
Preço Sugerido: R$ 31.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA
Sinopse:Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.
Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.
SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.
Leia um trecho.


Mais uma vez resolvi me jogar para fora de minha zona de conforto e mais uma vez pude desfrutar de uma leitura diferente, impactante e que nos deixa algumas mensagens para refletir.

Em Soldier - Leal até o fim, iremos conhecer uma realidade cruel e apavorante sobre a Primeira Guerra Mundial. Algo que só li e ouvi falar na época da escola. Não gosto de leituras sobre guerras e nem mesmo curto assistir filmes ou seriados sobre estes temas, por isto ao receber este livro para resenha, custei um pouco a me decidir ler.

Mas, como não costumo deixar de resenhar nenhum livro recebido, chegou uma hora que não pude mais escapar e tive que dedicar um tempo para ler. Mesmo não tendo mudado minha opinião sobre este estilo de leitura, Soldier me fez pensar, refletir e me trouxe ensinamentos sobre algo que eu nem mesmo pensava que precisaria conhecer.

Foi assim que me vi acompanhando Stanley em sua trajetória desde sua fuga de casa na tentativa de estar junto com seu irmão, passando pelas aventuras e agruras que teve que enfrentar durante a Guerra, até o desfecho emocionante e desejado.

Stanley é um adolescente que perdeu sua mãe muito cedo, e que desde então passou a viver com seu irmão mais velho Tom e seu pai, o Da. Após a morte da esposa Da se tornou um homem prático e frio, o que causava grande desconforto em nosso jovem protagonista. Quando seu irmão vai para a guerra é como se parte dele tivesse deixado de existir. Ele sente muita falta de seu irmão, com isso logo se afeiçoa a um dos filhotes da cadela que tinham em casa. Este filhote ao qual ele dá o nome de Soldier, em homenagem ao irmão, se torna o seu queridinho. Por isso ao notar o sumiço do cão, ele acha que seu pai é responsável e resolve fugir de casa e ir para a guerra.

Ele acaba sendo designado para trabalhar como adestrador de cães e assim aprende muitas coisas sobre eles, e são os cães que fazem seus dias se tornarem mais suportáveis, e que lhe dão esperança de um dia conseguir sair daquele inferno e retornar para junto daqueles a quem ama.
"- O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você - estava dizendo Richardson -, então ele será leal, corajoso e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas caindo, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo seu desejo de estar com você. Se ele o amar, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."
O livro é narrado em terceira pessoa, um recurso que gosto muito, pois nos proporciona uma melhor visão dos personagens e da história como um todo. É dividido em três partes, ou assim entendi. Na primeira parte temos o contato com sua vida antes de se envolver com a guerra. Na segunda parte tudo o que vivenciou durante o tempo que participou das batalhas, e de todo o sofrimento que teve ao longo de sua jornada. Na terceira e última parte podemos acompanhar seu desligamento da guerra, de todos os horrores vividos e sua alegria em alcançar o seu objetivo inicial.


Baseado em fatos reais, Soldier é uma história que nos toca, principalmente se você gosta de cachorros e tem amor e carinho por eles. Podemos imaginar e visualizar perfeitamente todo aquele entendimento e companheirismo que Stanley consegue com eles, e assim entender o quanto eles foram de ajuda inestimável nessas batalhas.

Um livro que aborda um tema forte, triste, mas que nos deixa com uma sensação de esperança em seu final. Uma leitura recomendada.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

31 comentários:

  1. Olá Lia,
    Gosto muito de ler livros que se passam durante a guerra e/ou livros que retratam esse tema.
    Estou muito ansiosa para ler Soldier e, mesmo você achando um livro triste, acho que ele deve representar exatamente isso que você falou a sensação de nos deixar esperançosos.
    Amei a resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, bem vinda ao Doces Letras. Obrigada pela visita.
      Este é um livro que emociona e nos faz refletir por um bom tempo.
      Bjus

      Excluir
  2. Oi lia, a quanto tempo em? kkkk
    A respeito desse livro eu não tenho o que falar, kkk, é muita fofura, eu gosto de livros que tenha cães e a grande guerra é um assunto que eu amo, e os dois num livro só, só pode ser um ♥♥ AMOR
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel, é um ótimo livro sim, principalmente para aqueles como você que curtem o tema.
      Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Bjus

      Excluir
  3. eu tenho uma relação de afeto com todos os bichos,mas em especial por cachorros que são os anjos de 4 patas que Deus manda então o livro tem um apelo especial pra mim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você falou, este livro tem tudo pra te agradar flor.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Lia!

    Eu não tenho costume de ler livros com animais na história. Mas a sua resenha mostrou que o livro é comovente e deu vontade de conferir.

    Bjão Flor.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, eu também não costumo ler, mas até que foi uma leitura interessante!
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Lia,
    Esses livros com cãezinhos parecem ser tao amor, mas também parecem ter uma grande carga emocional.
    Ficarei tão chateada se o pai for o culpado pelo sumiço =/

    Linda resenha.

    bjs e tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana sua linda! Tudo bem?
      Livros com animais costumam ter bom apelo mesmo.
      E como você falou este tem uma grande carga emocional. Mas vale a leitura.
      Bjus

      Excluir
  6. Oi Lia, tudo bem ?
    Minha avó vivenciou parte da Segunda Guerra pois morava na Lituânia, contava coisas horrendas e que eram as suas memórias de vida, mas foi algo que eu cresci com certo, não sei explicar, mas não consigo ler sobre o assunto, me dói, enfim...
    Em contra partida me chamou atenção o enredo ser dividido em tres partes, o antes, o durante e o depois...
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, acho que é justamente por serem história tão cruas e realistas que não costumo me aventurar muito. Como o foco em Soldier era mais leve, resolvi dar uma chance e acabei gostando da leitura.
      Eu posso imaginar os horrores a que sua avó deve ter presenciado.
      Bjus

      Excluir
  7. Adoro ler livros, ver filmes que tenha animais em história.Muito linda esta capa por sinal.Recomendação aceita.Bjs boa leitura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, pode ler sem medo.
      O livro traz uma bela história e nos deixa uma grande mensagem.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Lia, dei inicio a leitura do livro e não tem como não se emocionar a história está me encantando...bjs e vou ler mais um pouco rsrs...

      Excluir
  8. Oi, amiga! Tudo bem?

    Ah! Como você faz uma coisa dessas comigo? Gente, acho que nunca parei para reparar direitinho na sinopse desse livro e na capa, porque JAMAIS imaginava que falava sobre guerras também! Sempre me prendi na cara do cão e deixei de olhar o resto. Olha o perigo! Eu amo quando falam de guerras, porque sempre consigo absorver ensinamentos valiosos. Fora que tem cachorro no meio e eu me derreto feito manteiga. Amo! Já foi para a lista!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, também sou dessas que se apaixonam e comprar livros pela capa... kkkk
      Espero que consiga ler e que goste tanto quanto eu.
      Beijinhos flor.

      Excluir
  9. Oi Lia,
    Eu amo livro que nos leva a refletir sobre nossa vida.
    A capa me chamou atenção e com certeza vou ler.
    Sempre bom sair da nossa zona de conforto ;)
    beijos e parabéns pela resenha
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando temos mesmo que nos aventurar. Só assim podemos ficar conhecendo ótimas histórias, como foi neste caso.
      Espero que tenha a oportunidade de ler e que curta a leitura.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      Excluir
  10. Olá ...
    Até tinha me interessado nesse livro , mas , depois de tudo que você citou me desanimei um pouco ... Decidi que vou economizar lágrimas rsrs
    Sempre me emociono com livros de guerra ainda mais tendo cachorros :)
    Adorei seu blog ! Seguindo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane, tudo bem?
      Não desanima não flor! O livro emociona mas vale cada lágrima... kkkk
      Seja bem vinda e obrigada pela visita.
      Beijinhos.

      Excluir
  11. Oi Lia!
    Eu ainda não li o livro, mas ouvi alguns comentários ótimos sobre o livro. Como estou com a pilha grande, ainda vou deixar de lado kkkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, é um bom livro sim.
      Leia quando tiver a oportunidade.
      Bjus

      Excluir
  12. Oi Lia, pelo que tenho visto por aí, este é um livro que tem emocionado demais as pessoas. Mal posso esperar para ler. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, o livro é emocionante.
      Espero que aprecie a leitura.
      bjus

      Excluir
  13. Oi Lia, sua linda, tudo bem
    Sabe, minha matéria preferida na escola era História, sou fascinada principalmente pelo passado. E o filmes de guerra me tocam de uma forma devastadora, sempre vejo, não tem jeito. Acho que todas as guerras são manchas que a humanidade carrega e não podem ser esquecidas, elas devem ser lembradas para não serem repetidas. Só por esse livro ser baseado em uma história real, se torna especial aos meus olhos. Já tinha visto um filme que retratava o uso de cães na guerra. Tenho certeza de que irei me emocionar com nossos personagens. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve uma época que eu assitia aos filmes de guerra e lia os livros, pois eu queria saber mais, aprender sobre esta época tão triste e tão feia de nossa história. Mas, de uns anos pra cá, não consigo mais. Costumam me deixar triste, pra baixo... Por isso que evito amiga.
      Este livro é muito bom. Pode ler tranquilo.
      Bjus

      Excluir
  14. Oiiii!! Amei a dica... estou precisando de novas leituras urgentemente!! Estou numa ressaca sem fim kkkk adorei o post parabens!! Abraços #Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guto, tudo bem?
      Espero que o livro te ajude. É muito ruim ficar com ressaca de livros... Já passei por isso.
      Abraço.

      Excluir
  15. Olá
    Que bom que saiu da sua zona de conforto e leu o livro e gostou
    parece ser uma história muito boa, adoro livros que envolvem guerra
    desde que vi o lançamento eu fiquei com vontade de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, foi bom me aventurar sim.
      Mais uma boa leitura que me trouxe uma linda mensagem.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!