[RESENHA] Muitas Águas #4 - Madeleine L'engle - HarperCollins Brasil


Olá leitores!
Chegando com nova resenha para vocês! Desta vez vou falar sobre um livro de fantasia que pertence a uma série que é considerada um clássico da literatura infanto juvenil e que teve o a adaptação do primeiro livro sendo lançada há pouco tempo no cinema. 
Vem comigo...

Sinopse:
“É preciso acreditar em certas coisas para poder vê-las!

Sandy e Dennys, os gêmeos da família Murry, sempre foram práticos, realistas e nunca prestaram muita atenção às conversas dos pais cientistas sobre coisas altamente teóricas como tesseratos e farândolas. Mas, após um acidente no laboratório do sr. e da sra. Murry, algo acontece com eles que desafia drasticamente suas capacidades de crer no impossível. Com um desastre à vista, será que os gêmeos conseguirão encontrar uma maneira de voltar à realidade?
Ficha Técnica: 
Autora: Madeleine L'Engle | ISBN 139788595083295
Categoria: Ficção Infanto/Juvenil
Ano de Lançamento: Agosto/2018 | Número de páginas: 320
SKOOB || COMPRAR


Muitas Águas é o quarto volume da Série Uma Dobra no Tempo. O livro pode ser lido em separado, mas pra quem tem TOC como eu, sempre indico que leia na ordem, pois mesmo sendo uma história diferente, os personagens e até alguns detalhes são os mesmos dos livros anteriores. Os livros contam as experiências vividas pela família Murry, onde o pai é um cientista que trabalha para o governo, a mãe uma física que tem seu laboratório em casa e seus quatro filhos: Margareth ou Meg, Charles e os gêmeos Sandy e Dennis que diferente dos pais e dos irmãos mais velhos são mais céticos e não costumam participar das aventuras que parece atrair o restante da família. A Série é uma mistura de fantasia, ficção científica e alguns preceitos religiosos para levar aos leitores histórias recheadas de aventuras e magia. 

Desta vez a aventura ficará por conta dos gêmeos que apesar de não serem gênios como os irmãos Meg e Charles, também são inteligentes e mesmo sem esperar terão que estar prontos para viver sua primeira aventura.  Os dois jogam hóquei e em meio a um treinamento o tempo começa a piorar com grandes ventos e uma neve que só faz aumentar. Isso faz com que saiam mais cedo do treino e ao chegarem em casa e não encontrarem ninguém, resolvam tomar um chocolate e relaxar. Mas é claro que isso não será assim tão simples. Ao não achar um dos ingredientes para o preparo do chocolate, os dois resolvem procurar em um lugar bem improvável, o laboratório de sua mãe. 


Ao se deparar com algo inusitado e que lhe desperta muita curiosidade, como um computador novo e diferente, eles resolvem escrever que gostariam de estar em um local que fosse quente e além disso pouco habitado. Ao deixarem o laboratório é que percebem um bilhete pedindo exatamente para que não mexessem no tal computador pois era uma nova experiência. E eis que a aventura começa...

Dennys e Sandy irão se encontrar exatamente no local que pediram, mas nem sempre o que desejamos é o que realmente precisamos, e nem sempre coisas boas advém de nossos desejos. Os dois terão que abrir suas mentes e serem menos céticos em relação a este mundo povoado de serafins, grifos e outros seres mais para terem a oportunidade de voltarem para sua casa. 

Os dois irão amadurecer e descobrir novos sentimentos e sensações as quais não estavam acostumados.  Não será uma jornada fácil, mas a união deles, sua maneira de ver a vida e seus corações, vão ajudá-los a entender e desvendar o caminho que pode levá-los pra junto de sua família novamente. 


Nos livros anteriores, eu não tinha sentido tanto as referências religiosas, mas desta vez principalmente por conta do nome de alguns personagens como Jafé, Noé e Lameque, consegui perceber isto mais claramente, e até mesmo acabou ajudando a entender onde os gêmeos tinham ido parar. Eu não vou dar muitos detalhes, porque acho que o legal da série é você ir descobrindo junto com os personagens tudo o que os espera, e a maneira como aos poucos eles vão conseguindo resolver os problemas até voltarem para seu lar. O que posso adiantar é que esta história se passa num tempo antes da história do terceiro livro, mas se você já leu as resenhas anteriores ou já leu sobre a série, verá que ela se trata exatamente disso tempo/espaço, por isso uma volta no tempo é bem tranquilo de entender. 

Como sempre os personagens secundários são de suma importância para o desenvolvimento da história e atuam sempre em prol de fazer com que os gêmeos se conectem com o que realmente importa e o que pode fazer a diferença em sua jornada. Senti falta de Meg e Charles, mas sei que um livro dos gêmeos era preciso, pois eles também precisavam nos mostrar do que eram capaz. 


Eu gostei de todos os livros até agora, mas não sei por qual motivo este quarto livro me encantou mais. Os gêmeos me conquistaram completamente e algumas meninas que aparecem na história também. Talvez pela história de Noé e o dilúvio já ser minha velha conhecida eu consegui me situar melhor. 

Não posso esquecer de comentar que as edições são lindas, todas em capa dura com letras em alto relevo e a parte interna é muito bem trabalhada e não deixa nada a desejar. Eu sempre digo que apesar de serem livros infantojuvenil, se você tiver imaginação e gostar de fantasia. vai conseguir se conectar a família Murry e embarcar com eles nessas viagens surreais. Recomendo!

Até a próxima. 

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

4 comentários:

  1. Oi, Lia!
    Essas edições são maravilhosas mesmo... a capa desse livro é a minha favorita.
    Eu acho que seria uma série do meu gosto, mas ainda falta algo para me fazer ler...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      São lindas mesmo. Espero que em algum momento dê uma chance.
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia,
    Então esse livro não faz o meu estilo literário, mas como estou em uma vibe de saber um pouco dos romances acho que essa série seria uma opção para mim. Por isso acho importantes as visitas no blogs, porque conhecemos vários gêneros legais. Sobre os personagens secundários, já li livros que esse personagens se ganham meu coração sempre, tirando um pouco o brilho do do principal.
    Gostei muito da sua resenha e sempre irei lhe visitar.
    Um grande abraço!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Obrigada pela visita. E fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!