[RESENHA] Acerto de Contas | John Grisham | Editora Arqueiro


  Olá leitores! Tudo bem?
  Hoje eu trago para vocês a minha resenha sobre o livro Acerto de Contas, escrito pelo John Grisham e publicado pela Editora Arqueiro.


. Título: Acerto de Contas
. Título Original: The Reckoning
. Autor: John Grisham
. Editora: Arqueiro
. Ano: 2019
. 1ª Edição
. 448 Páginas
. ISBN: 978-85-306-0043-3
. Tradução: Roberta Clapp e Bruno Fiuza
. Sinopse: O que leva um homem bom a se tornar um assassino?
Numa cidadezinha no interior do Mississippi, Pete Banning era considerado herói da Segunda Guerra, além de fazendeiro próspero, marido apaixonado, pai devotado e membro fiel da Igreja Metodista. Até que, numa manhã de outono, ele entrou calmamente na igreja e matou o reverendo Dexter Bell com três tiros.
Por que Pete fez isso? Essa pergunta iria pairar por anos sobre a cidade.
Como se o assassinato a sangue-frio já não fosse chocante o suficiente, era ainda mais desconcertante saber que Pete não tinha absolutamente nada a declarar sobre o crime. Nenhuma explicação, nenhuma motivação, nada que os advogados pudessem argumentar em sua defesa. Os advogados tentam de tudo para salvar Pete de uma sentença que irá condená-lo à cadeira elétrica. Mas ele não tem medo da morte e está disposto a levar suas razões para o túmulo.
Muito Bom!

    Há muito tempo eu tinha vontade de conhecer a escrita de John Grisham, pois é um dos escritores mais lidos nos Estados Unidos e ainda sabendo que seus livros deram origem a diversos filmes, acabei criando uma alta expectativa para conferir Acerto de Contas, já que a sinopse do livro é promissora e despertou minha curiosidade. Particularmente terminei a leitura bem satisfeita com a história.

   Em Acerto de Contas, o leitor é transportado para 1946, quando Pete Banning acordou pela manhã no estado de Mississippi. Proprietário de fazendas de algodão, Pete era considerado um homem bom, digno, amoroso com os filhos Joel e Stella e apaixonado pela esposa Liza que permanecia internada no sanatório. Além de ser um fiel membro da igreja Metodista, também era um verdadeiro herói sobrevivente dos horrores da Segunda Guerra Mundial. 

   Contudo, naquela manhã  após tomar café com sua irmã Florry, Pete dirigiu até o centro de Clanton, entrou tranquilamente na igreja Metodista, seguiu para o escritório da igreja e deu três tiros no revendo Dexter Bell. Assim que acabou de assassinar Dexter, Pete pediu que Hop Purdue, que naquele momento estava limpando a igreja, fosse até o xerife Nix Gridley para avisar sobre o assassinato. 

   Rapidamente o terrível acontecimento tornou-se uma notícia arrebatadora para a cidade, pois Pete era um homem respeitado, querido pela cidade e tinha acabado de matar outro homem considerado gentil, respeitoso e adorado por sua congregação. Todos permaneciam chocados e descrentes com a tragédia, mas queriam saber o motivo que levou Pete a agir a sangue-frio. As pessoas achavam que era apenas questão de tempo e logo a verdade viria à tona.

    Entretanto, Pete permanecia calado e se recusava explicar os motivos que o levou a praticar o crime contra Dexter. De mãos atadas, o advogado John Wilbanks tentava de tudo com Pete para descobrir o real motivo do assassinato e livrar seu cliente da condenação. Contudo Pete estava disposto a levar os motivos do crime para o túmulo, ainda mais ao saber que seria condenado à cadeira elétrica.  

    Dividido em três partes,o autor John Grisham apresentou um suspense muito bom, mostrando as consequências de um crime cometido por um homem de boa índole. Vale ressaltar que a história está situada em 1946, por isso certos assuntos que hoje em dia são comuns ou até banais, naquela ocasião tinha uma importância forte e alguns assuntos eram tratados de maneira severa. 

     Dessa maneira, tentei embarcar na história sabendo que os personagens estavam agindo a sangue-frio e com leis precárias. Mesmo sabendo que essa história e o verdadeiro motivo de Pete Banning, se encaixam perfeitamente na atualidade, mas com resultado bem diferente. Confesso que a história só não entrou na lista de favoritos por causa da segunda parte do livro.

     O ritmo ágil com um mistério intrigante, onde estava abordando o preconceito racial, a diferença de convívio entre negros e brancos, especialmente no tribunal numa época do pós-guerra, acabou dando lugar para uma narrativa lenta. Até cheguei a pensar que fosse um momento e que logo voltaria ao ritmo, mas o livro melhorou na terceira parte, contudo não foi com o mesmo impacto que a primeira parte proporcionou. 

    A segunda parte do livro contém descrições sobre a Segunda Guerra Mundial. Pessoalmente gosto muito quando a trama é desenvolvida nesse período, mas acho que faltou algo mais grandioso para a história ganhar meu coração completamente. Não quer dizer que este trecho da história seja entediante, pelo contrário, foi bem conduzido. Porém sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um período fortíssimo na história da humanidade e Pete sendo um herói condecorado dessa guerra precisava de momentos e segredos fortes para encerrar com chave de ouro em vez de ter acrescentado alguns momentos desnecessários. 

    Concluindo, achei o livro muito bom, pelo seu conteúdo e terminou de forma suave. Mas volto a dizer que não é uma leitura rápida por causa da escrita bastante detalhada, mesmo tendo trechos com narrativas fluindo tranquilamente. O leitor precisa ter em mente que irá encontrar momentos altos e baixos, mas ainda sim, vale a experiência da leitura. 
“Depois de uma tragédia, pessoas que têm a mínima ligação com o ocorrido são as que exageram seu envolvimento e sua importância no caso.” 
 Pág. 15


  Sobre o autor:

  John Grisham nasceu no Arkansas, em 1955. Atuou por muitos anos como advogado especializado em direito penal e processos de indenização, escrevendo nas horas em que o seu trabalho permitia. Publicou seu primeiro livro, Tempo de matar, em 1988 e não parou mais, lançando um best-seller por ano e transformando-se no mestre dos thrillers jurídicos. Suas obras geralmente criticam nuances do sistema judiciário americano e das grandes firmas de Direito.

   Já leu Acerto de Contas?


12 comentários:

  1. Olá...
    Estou com esse livro pra ler, mas ainda não comecei... Estou com muitas expectativas também e fiquei feliz por você ter gostado da obra.
    Assim como você, também gosto de ler sobre a Segunda Guerra e estou curiosa pra saber como o autor trabalhou o assunto.
    Quando ler, volto aqui pra contar o que achei ;)
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane.
      Espero que sua experiência de leitura seja boa.
      Bjus

      Excluir
  2. Fico imaginando o que pode ter acontecido com o personagem para matar o reverendo, ainda mais que teve algo a ver com a história da segunda guerra. Fiquei pensando em ler a obra, mas não sabia se ia conseguir me manter presa nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice.
      A Kênia também conseguiu me deixar curiosa sobre isso.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Greice.
      A Kênia também conseguiu me deixar curiosa sobre isso.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia,
    Eu também tenho curiosidade para conhecer a escrita e o estilo do John Grisham. Vejo que ele é muito renomado (e caro!). Sabendo que você gostou, vou ficar de olho em promoções, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra.
      No caso quem leu foi a Kênia. Espero que consiga uma boa promo e goste da leitura.
      Bjus

      Excluir
  4. Já ouvi falar do autor mas ainda não tive a experiência de o ler. Parece uma história pesada do tipo que temos que parar um momento para absorver a leitura. É uma pena que o livro não conseguiu se manter no ritmo a partir da segunda parte mas ao menos a leitura foi de todo proveitosa.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  5. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos ❤️ !!

    Meu Blog: Jogar nas Loterias

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!