[RESENHA] Tempo de Graça, Tempo de Dor - Frances de Pontes Peebles - Editora Arqueiro


  Olá Pessoal!
  Hoje  eu trago para vocês a minha opinião sobre o livro  Tempo de Graça,  Tempo de  Dor. Livro escrito pela  autora Frances de Pontes Peebles e publicado pela Editora Arqueiro.


. Título: Tempo de Graça, Tempo de Dor
. Título Original: The Air You Breathe
. Autora: Frances de Pontes Peebles
. Editora: Arqueiro
. Ano: 2019
. 1ª Edição
. 368 Páginas
. ISBN: 9788530600419
. Sinopse: Nascida na miséria e abandonada pela mãe, Das Dores tem uma infância difícil trabalhando como ajudante de cozinha num grande engenho de açúcar em Pernambuco, nos anos 1930. Um dia, a chegada de uma menina muda tudo. Graça, a filha mimada do novo senhor da fazenda, é esperta, bem-alimentada, bonita – e encantadoramente malcomportada. Vindas de mundos tão diferentes, elas constroem uma amizade que nasce das travessuras em dupla, floresce em seu amor pela música e marca para sempre sua vida e seu destino. Quando não conseguem suportar o que o futuro no engenho lhes reserva, elas fogem para o Rio de Janeiro em busca de uma carreira como divas do rádio. Mas só uma está destinada a se tornar uma estrela. À outra restam os bastidores, longe das atenções e do reconhecimento do público. Começando no Nordeste e passando pelas ruas da Lapa, no Rio de Janeiro, e pela Los Angeles da Era de Ouro hollywoodiana, Tempo de Graça, Tempo de Dor é o comovente retrato de uma amizade inabalável, marcada pelo orgulho, pela rivalidade e pelo ressentimento. Escrito em forma de memórias, conta as alegrias e o lado sombrio do relacionamento de duas mulheres que encontram na música, e às vezes uma na outra, o sentido da própria existência.

Maravilhoso!

    Proporcionando  uma  verdadeira  viagem  histórica e geográfica Tempo de Graça, Tempo de Dor é uma história com grande carga emocional. Transportando o  leitor  para um engenho de açúcar em Pernambuco nos anos  1920, onde a jornada de Graça e de Das Dores tem início. Das Dores conta como sua vida  foi difícil desde a infância. Abandonada pela  mãe após o nascimento e criada pela Nena, a cozinheira-chefe no engenho Riacho Doce, onde a família de Graça tornaram-se donos do engenho após a crise de 1929

   Dessa maneira, Graça e Das Dores cresceram juntas e criaram um profundo e forte vínculo de amizade compartilhado pela música. Apaixonadas pelo Samba, as duas moças resolvem começar a escrever músicas e decidem formar uma parceria de sucesso. Infelizmente apenas uma consegue alcançar o objetivo. Então Das Dores, passou a compor os Sambas e Graça, que conquistou o nome artístico de Sofia Salvador, cantava brilhantemente os Sambas de Das Dores de Oliveira. 

    Mas essa parceria entre Graça e Das Dores começa a cobrar um preço alto e, eventualmente, a relação de amizade entre elas, torna-se cheia de altos e baixos, com mentiras, ciúmes, intrigas, frustrações e muita inveja.

    Tempo de Graça, Tempo de Dor é o meu primeiro contato com a escrita da Frances de Pontes Peebles e gostei bastante pelo fato de ser uma história empolgante e especialmente dos personagens, que são riquíssimos. Logo nas primeiras páginas a escrita da autora conseguiu me envolver e trouxe uma ótima reflexão sobre amor, música, lealdade, uma pitada de mistério e outros sentimentos que foram misturados entre o passado e o presente das protagonistas. 

    A princípio, Dores e Graça se apresentavam juntas e ambas desejavam ser divas do rádio. Mais tarde, isso mudou e Das Dores se concentrou na composição. Então cada início de capítulo, o leitor tem a oportunidade de conhecer as composições  musicais de Das Dores. Isso também transformou a narrativa de Das Dores fascinante. Ao mesmo tempo, aventurando-se no Brasil nos anos 30, passando por Pernambuco, no bairro da Lapa no Rio de Janeiro e depois em Hollywood nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial. 

   Outro personagem que conseguiu chamar minha atenção foi o Vinicius. Ele desempenhou um papel importante na história de Das Dores e Graça, além de ter trabalhado em Hollywood no cinema e compartilhado a paixão pelo samba. Terminei o livro com uma ótima sensação e desejando tê-lo em formato impresso para guardá-lo com carinho. Também espero ler outros livros da autora para continuar conhecendo sua escrita em outros enredos. Foi impressionante e uma montanha-russa de emoções. 

   Se você é leitor que gosta de livros com conteúdo histórico brasileiro e apreciador de enredos rico em cultura, Tempo de Graça, Tempo de Dor é uma dica maravilhosa. Merece dar uma atenção especial para essa história. 
“Ela era Maria das Graças e eu era Maria das Dores. Pegue qualquer nome, começando com qualquer letra do alfabeto, ponha Maria na frente e você terá o nome de três quartos das meninas da nossa geração, ricas ou pobres — Maria Emília, Maria Augusto, Maria Benedita, Maria do Carmo, Maria das Neves e assim por diante. Havia tantas Marias que ninguém nos chamava de Maria. Usávamos o segundo nome. Assim, Graça foi sempre Graça, até virar Sofia Salvador, e eu sempre fui Jega, até ela me chamar de Das Dores.”
 


Sobre a autora:

Frances de Pontes Peebles nasceu em Recife, Pernambuco. Ela se formou em Letras pela Universidade de Texas em Austin, e fez o seu mestrado no Writer’s Workshop na Universidade de Iowa. Os seus contos foram publicados em revistas literárias como The Indiana Review, Missouri Review, e Zoetrope: All-Story de Francis Ford Coppola. Seus contos foram premiados por O. Henry Prize Stories e Best American Non-Required Reading. Ela recebeu bolsas da Sociedade Michener-Copernicus, da Associação Fulbright, e do Instituto Sacatar. Seu primeiro romance, A Costureira e o Cangaceiro, foi publicado em 2008 pela editora HarperCollins (EUA) e Nova Fronteira (Brasil) e depois traduzido em nove línguas. Em 2009, ela voltou para sua fazenda de café sombreado em Taquaritinga do Norte, PE e ajudou criar a empresa de café torrado e alimentos orgânicos, Yaguara Ecológico. No fim de 2012, Frances mudou novamente para Chicago com seu esposo e sua filha. Ela volta todo ano para sua fazenda em Pernambuco.

  Já leu Tempo de Grã, Tempo de Dor?


6 comentários:

  1. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura agradabilíssima e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane.
      Fico feliz que a resenha da Kênia tenha te deixado com vontade de conferir a história. Espero que tenha a oportunidade.
      Bjus

      Excluir
  2. Que lindoo!! Amei conhecer um pouco dessa história, estou cada vez mais empolgada em ler histórias que se passam anos atrás e aqui no Brasil, depois de ler José Lins do Rego. E essa escritora tem uma certa inclinação para ele. Essa história parece ser incrível juntada com a
    música e a amizade delas, assim como você gostou, acredito que eu também irei gostar *-*
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa.
      Tomara que consiga ler e que o livro te pegue de jeito.
      Bjus

      Excluir
  3. eu gosto bastante de romance histórico, ja adorei conhecer esse que além de tudo tem conteúdo nacional

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia.
      Também gosto de romance histórico. Espero que consiga ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!