Resenha - A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan - Editora Arqueiro

Olá!
Chegando com mais uma resenha fresquinha para vocês.

Sinopse:
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.


Ficha Técnica:
Autora: Jenny Colgan | Editora: Arqueiro | ISBN 8580419530
Categoria: Romance | Ano: Maio/2019 | Páginas: 304

A Pequena Livraria dos Sonhos, foi um verdadeiro bálsamo para mim. Que história gostosa e cativante! A autora já me conquistou totalmente logo nas primeiras páginas do livro com seu recadinho para os leitores. Achei original e muito fofo! E juntando-se a isso, ainda tem o lance da personagem amar livros e eles terem grande importância em sua vida, da mesma forma que é para mim, e a Escócia, país que tenho uma ligação de alma, e que tenho muita vontade de conhecer antes de dar adeus a esse mundo. 


A história flui bem e os personagens em sua maioria conseguiram me conquistar, criar empatia, por seus problemas e questionamentos. Amei todos os cenários descritos, a autora faz isso com maestria. Conseguia me sentir lá nas terras altas, sentindo aquele vento congelante, os cheiros, as cores, e tudo o mais. Fiquei muito a fim de viajar um dia pelos lugares que ela descreve, e ver se vou me sentir da mesma maneira que a Nina se sentiu. 

Nina é uma bibliotecária dedicada e que ama muito o que faz. Sente que pode fazer a diferença na vida das pessoas, através dos livros que indica. Tem um sonho secreto, e um anseio para conseguir algum dia se integrar com as outras pessoas de uma forma mais fácil, já que é muito tímida e insegura. De repente ela se vê desempregada, sem perspectivas de um novo emprego, meio que sem rumo. É aí, que ao ver o anúncio de uma Van em uma revista, tudo muda. 

Pela primeira vez na vida, ela sente algo diferente em seu íntimo, algo que a motiva a deixar o medo de lado e se jogar numa nova aventura. Mudar de cidade, mudar de vida e literalmente começar do nada, tendo a possibilidade de colocar em prática o seu sonho secreto de ter uma livraria. Ela se muda para Kirrinfief, nas terras altas e ali tudo começa a mudar. Devagar, com alguns percalços, mas com novas amizades, uma gama de novas possibilidades e até mesmo o amor, Nina vai aos poucos vendo sua vida se transformar e se tornar aquilo que ela sempre quis.
 
Seu senhorio e vizinho é o fazendeiro Lennox (1,90 metro, cabelos ondulados, um corpo fino e esguio, músculos definidos, olhos azuis, maxilar de Super-Homem e ainda salva filhotinhos), um cara na faixa dos trinta e poucos anos, rude, ranzinza e introspectivo. Vive totalmente voltado para os seus afazeres na fazenda, que é algo que lhe toma muitas horas do dia. E que já sofreu o amargor da traição e de um casamento desfeito. 

Aos poucos os dois vão se envolvendo, mas de forma bem lenta, e começam a perceber que seus caminhos se cruzaram por alguma razão do universo. Pois são exatamente o que ambos precisavam. Mas entendam que o foco aqui nessa história/livro, não é o romance do casal e sim a Nina. A vida da Nina, suas percepções, suas questões pessoais, e toda a sua caminhada para encontrar a si mesma e conseguir ser feliz ao seu jeito. 

Como a romântica que sou, eu gostaria de ter visto mais cenas deles juntos, mais da evolução do relacionamento, mais deles como casal, mas isso não atrapalhou que eu amasse a história e que ela se transformasse numa favorita da vida. Porque eu entendi que o livro não era sobre eles. E tá tudo bem.
 
Eu tenho tanto para falar sobre esse livro, muito mesmo, porque ele me tocou de tal forma que nem sei como explicar para vocês. Mas vou parar por aqui, porque não quero dar spoilers e nem tirar o encanto da descoberta de poder acompanhar toda a evolução e beleza que existe na trajetória da Nina. 

Só tenho uma coisa para dizer, LEIA. 


Vocês já leram? Gostaram?

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

10 comentários:

  1. Oii, que história incrível. Já gostei do livro.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica.
      Eu amei a história. Espero que curta também.
      Bjus

      Excluir
  2. Eu acho essa capa muito fofa e sempre quis ler esse livro. Por sorte, consegui ele no skoob por troca e to bem ansiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Estou com o ebook desse livro no Kindle e fiquei bem mais empolgada para ler depois da sua resenha, gosto de histórias que envolvam livros de alguma forma e também tenho a vontade de visitar a Escócia!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana.
      Que bom que minha resenha te animou. Espero que seja uma ótima leitura para você também.
      Bjus

      Excluir
  4. Olá,
    Tenho curiosidade em ler esses romances de hoje da Arqueiro, parecem todos fofos.
    Esse eu já adorei o fato da moça trabalhar com livros e o boy gostar de salvar bichinhos.
    Uma pena não ser tanto sobre eles, mas as lições que ficam deve deixar e muito a leitura válida.
    E torço pra q vc visite a Escócia logo, logo!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana.
      Se tiver oportunidade leia sim. Eu estou muito apaixonada por toda a história e a trajetória da Nina.
      Obrigada e espero que os anjos digam amém e esse meu sonho se realize.
      Bjus

      Excluir
  5. Eu amei esse livro, me identifiquei bastante com a Nina e concordo plenamente quando você diz que o foco não é no romance do casal e sim em Nina e em sua jornada, na sua vida. Confesso que não cai muito de amores pelo Lennox não hahaha
    Acho que essa autora faz muito isso de escrever sobre jornadas das personagens femininas, o outro livro que li dela também não focava no romance não.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emi.
      Ah, esse livro me tocou demais! Também não terminei completamente cativada pelo Lennox, mas fiquei muito satisfeita com o desfecho da história.
      E sim, pelo que percebi as história são sobre as jornadas das protagonistas.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!