Qual Gênero Literário Você não Lê? Por que?

Olá pessoas!
Hoje vim com um post diferente, mais interativo. Espero que gostem.


Eu sou bem eclética em relação a leitura. Leio vários gêneros e de vez em quando me permito sair da zona de conforto, e muitas vezes até me surpreendo gostando de algo que eu nem imaginava.
Mas têm alguns gêneros e subgêneros que não leio, tais como:

- Terror - Já li muito em minha adolescência, mas de alguns anos para cá, parei de ler porque percebi que não me sentia bem, muitas vezes dependendo do nível da história ficava com dificuldade de conciliar o sono. 

- Autoajuda - Não acho que a vida seja uma fórmula, onde o que serve para um, irá servir para todos. Viver a meu ver não é uma receita de bolo, que todos devemos seguir e teremos o mesmo resultado. Então depois de umas três tentativas frustradas, desisti. 

- Biografias - Não sinto vontade de ler, salvo se eu gostar muito da pessoa, e tiver muita empatia por suas causas ou mesmo alguma similaridade no modo de viver. 

- Sik lit - Não tenho vontade de ler livros onde o suicídio e outras doenças mentais são abordadas e sejam o foco principal, como também não me sinto atraída para ler histórias onde os personagens são pacientes terminais, pois como tenho depressão e ansiedade, não me fazem bem. Muitas vezes me deixam triste e me causam muito mal estar, então não leio, por mais que fique curiosa para ver como o autor irá tratar do assunto. 

- Não me sinto bem lendo, histórias onde tenham estupros e demais violências narrados de forma muito explícita e com muitos detalhes. Violência domestica, de forma muito explícita. 

Isso não quer dizer que eu não resolva futuramente ler algum dos gêneros citados acima. Porque eu nunca digo nunca pra nada em relação a literatura. Mas até o presente momento, são histórias que não sinto vontade de ler.

E vocês, quais os gêneros que não sentem vontade ou não se sentem confortáveis de ler?

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Biografias, mas estou mudando isso aos poucos hahah
    achava entediante e não conseguia me envolver com a linguagem. Mas estou me surpreendendo com o gênero =)

    Clayci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci.
      Que bom. É sempre interessante ampliarmos nossos horizontes.
      Bjus

      Excluir
  2. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Jogar na Dupla Sena

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei o tópico da discussão e você pontou a ideia de ouro: não me sinto bem.
    A gente perde e força com tanta leitura que não sentimos boas coisas, né?
    Eu amo ler e assistir terror, mas super entendo como pode ser ruim pra outras pessoas.
    Eu procuro ler de tudo, mas saio da zona tb, no caso não busco muito por fantasias, biografias, poesias e livro político...

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana.
      Isso aí, não me forço mais a ler algo que não me sinta confortável.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Lia, tudo bom?
    Aii, super te entendo quando diz que não se sente confortável lendo certos tipos de livros. Doenças mentais não é tanto meu problema, mas doenças físicas me derrubam. Dão muito gatilho e eu fujo de obras assim.
    Biografias e auto-ajuda eu também não costumo ler, comprei o da Malala pra tentar e está aqui encalhado há mais de 5 anos, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê.
      Pois é, muito ruim ler algo que nos incomoda ou não nos deixa a vontade só para agradar ou para seguir o hype. Não mesmo. kkkkkk
      Bjus

      Excluir
  5. Menina, nós temos gostos muito parecidos mesmo. Eu tb não curto biografias, autoajuda, sicklit e livros que retratam violência e abusos. Eu tb não curto romances dark (por causa da violência e outras coisas questionáveis que sempre há lá) e livros envolvendo mafiosos e motoqueiros também não me atraem, hehe. Quanto mais o tempo passa, fico mais enjoada com minhas leituras. Esses dias dando uma organizada na minha biblioteca Kindle (tu sabe como eu vou pegando aqueles livros compulsivamente, kkkk) e deletei vários de lá. São livros que chamaram a minha atenção na época (2015 - 2018), mas que hoje em dia eu já não tenho mais interesse de ler. Devo ter tirado uns 200 mais ou menos (se bobear até mais) e pretendo continuar fazendo a limpa. Mas como tenho mais de 5 mil livros na minha biblioteca Kindle, isso é algo que vai demorar, rsrs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen.
      Sim, também estou ficando cada vez mais chata kkkkk Acho que é normal depois de mais de quarenta anos de leituras.
      Eu preciso muito tirar um tempo para organizar meu Kindle. Devo ter muitos livros para detonar por lá também.
      Bjus

      Excluir
  6. Oii Lia

    Confesso que sou bem tranquila para leituras no geral. Não tenho gatilhos, a única coisa que me incomoda é violência contra animais, perco a vontade de ler na mesma hora quando há cenas do tipo.
    Tento também ler um pouco de todos os gêneros, pois quem sabe a surpresa que podemos encontrar no caminho né?! Mas o gênero que leio com menos frequência é autoajuda, na maioria das vezes acho muito repetitivo e fico com preguiça. Biografias também leio bem pouco, mas quero mudar isso :)

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda.
      É muito bom sermos mente aberta para leituras. Eu já fui assim mais depois de mais de quarenta anos de leituras, algumas coisas começaram a me incomodar e o gosto foi mudando bastante.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!