[RESENHA] Itália Amore Mio | Cecília Machado



   Olá pessoal!
   Tudo Bem?
   Hoje eu trago para vocês a resenha do livro Itália Amore Mio, escrito pela Cecília Machado e publicado  pela editora autografia.


. Dados sobre o livro:

. Título Original: Itália Amore Mio
. Autora: Cecília Machado
. Editora: Autografia
. ISBN: 978-85-518-0353-0
. 1ª Edição
. Ano: 2017
. 274 páginas
. Sinopse: Em Itália Amore Mio, a autora Cecilia Machado conta a história de amor que uma professora brasileira divorciada, vivendo em uma casa em Florença, passou pelas cidades da Itália. Ímola é o principal pano de fundo e foi para lá que ela se mudou, pelo incentivo de seu filho de 14 anos. Mal sabia que, por uma obra do destino, encontraria o amor de sua vida: um engenheiro italiano.
A história de amor desabrochou na ilha de Sardenha, passando por Trieste e se estendendo pela Itália a fora. O romance é encantador, leve e descontraído e, além de contar a linda paixão dos dois que deu certo, transmite todas as sensações dos personagens vivendo na Itália, transportando o leitor para o país.
Legal!
  
     Há pouco tempo atrás, eu conheci a escrita da autora Cecilia Machado através do livro França Bonjour. Fiquei um pouco desapontada com a história, mas queria dar uma nova chance para conhecer melhor os romances da autora e  não pensei duas vezes em me aventurar na história de Itália Amore Mio. 
     A história inicia-se com a professora Ilária Cavalcanti Pires Gomes, uma brasileira de 40 anos que mora na Itália há dezessete anos.  Após o divorcio amigável com Giovanni, Ilária saiu de Florença e foi morar em Ímola com a intenção de reconstruir sua vida amorosa e ser mãe novamente, pois seu filho Massimiliano já era um rapaz de 16 anos e Ilária tinha necessidade de ter uma criança dentro de casa.

     Ao entrar de férias da escola onde trabalhava, Ilária viajou para Sardegna e foi durante um passeio de barco que conheceu Nicola, um engenheiro de 48 anos, que também estava na cidade. Nicola também havia saído de um divorcio bem doloroso, mas ao conhecer Ilária, ele percebeu que poderia se apaixonar novamente.
     E o casal não perdeu tempo, logo estavam apaixonados e aproveitando as férias. Ilária e Nicola começaram um relacionando com muito carinho e respeito e rapidamente ficam noivos. Entretanto, ao conhecer a irmã de Nicola, Ilária e Rita de Cáscia não se deram tão bem como Nicola imaginava. Porque Rita era muito amiga da ex-esposa de Nicola e Rita ainda tinha esperança que seu irmão voltasse para sua amiga.

     Essa situação acabou provocando uma grande desavença entre os irmãos, deixando Ilária descontente e mesmo não tendo boa impressão da cunhada, Ilária resolveu reconciliar os irmãos.
     Contudo, Ilária foi percebendo que Nicola é um homem carregado de segredos, que ele gosta de revelar nos momentos inesperados e faltando poucos dias do casamento, Ilária descobre mais um segredo de Nicola que mudará sua vida para sempre.

     A história é legal e contém um romance bem leve, porém tem reviravoltas previsíveis demais e  não teve  acontecimentos que despertou grande interesse no romance. O enredo se resume no momento que a personagem Ilária conhece Nicola até o casamento. Infelizmente não trouxe novidades além do breve ciúme da irmã de Nicola.
     A história tinha potencial para ser um romance muito bonito, principalmente por causa dos personagens serem maduros e abordar a construção de uma nova família. No entanto a história não foi desenvolvida para se tornar um ótimo romance.

    Outro problema que contém no livro é a narrativa complicada. Recentemente, li um livro da autora e no outro livro os diálogos foram misturados no mesmo parágrafo. Às vezes eu lia a fala de um personagem e logo em seguida, lia outra fala achando que era continuação do dialogo do personagem e era outro personagem respondendo no mesmo parágrafo.
    Neste livro, os erros também permaneceram da mesma forma. Novamente foi difícil de acompanhar. Precisei retornar algumas páginas pra tentar entender o que realmente estava acontecendo com os personagens e precisou de muita atenção especial pra não ficar perdida durante a leitura.

   Outro detalhe que permaneceu no livro inteiro, era encontrar  a palavra risos e choros, escrito entre parênteses na mesma frase que a autora já havia mencionado que os personagens estavam rindo ou chorando.
   No outro livro da autora também estava dessa maneira. Não sei se é a forma da Cecília escrever ou foram erros de revisão, mas o leitor consegue compreender perfeitamente as ações dos personagens durante os acontecimentos. Acho que não tem necessidade de colocar essas palavras, isso desapontou um pouco.

    A capa corresponde perfeitamente com a história mostrando um romance na Itália. A diagramação contém vários errinhos bobos de português, como letras repetidas e a mesma letra na palavra em formato maiúsculo e minúsculo. Merecia mais dedicação na revisão, principalmente nos parágrafos e nos diálogos.

   Enfim, fiquei desapontada com a história, pois tinha expectativa no romance, mas aconselho caso vocês tenha gostado do enredo, que leiam e tirem suas próprias conclusões. Talvez o leitor que gosta de romances bem leves pode aproveitar mais o romance Italiano. 

Livro oferecido pela Editora Autografia.
 " Aconteceu que um olhando o outro, sem darmos conta era aquele amor que esperava encontarar, um refletia no outro como se nos olhassemos de dentro." 
( pág. 46 )

     Sobre a autora:
 
    Cecilia Machado considera duas cidades como suas: Duas Barras e Cantagalo - em uma nasceu, e na outra se criou. É formada como professora e tem uma bela família, composta por filos, genros, noras e netos. É casada com um italiano e vive entre o Brasil e Itália. Sua maior realização é escrever.
=======================================================================
   Já leram Itália Amore Mio? Pretendem ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!