[RESENHA] Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon - Novo Conceito


Bom dia seus lindos!


Hoje vou compartilhar com vocês, as minhas impressões, sobre um livro diferente e que conseguiu me surpreender!


TUDO E TODAS AS COISAS

Ficha Técnica:
ISBN-13: 9788581637884
ISBN-10: 8581637884
Ano: 2015 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Novo Conceito
Sinopse:
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."


Quando você tem a oportunidade de ler algo assim, como este livro, você percebe que por mais livros que tenha lido, sempre haverá um que irá te tocar e surpreender como este fez comigo.

Eu tive o prazer de receber a prova de Tudo e Todas as Coisas da Novo Conceito, e digo o prazer porque de outra forma, talvez eu nem mesmo me interessasse pelo livro. Eu não curto muito ler Sick-lit, este gênero que vem ganhando tanto espaço nos últimos anos, e que sempre traz uma história com um ou mais personagens que sofrem de algum tipo de doença ou transtorno. Mas pra minha sorte, ele veio parar em minhas mãos e posso dizer sem sombra de dúvida que esta foi uma das melhores leituras do ano.

Este livro conta a história de Madeline Whittier, uma jovem de 18 anos que é alérgica ao mundo - em outras palavras, ela tem uma doença muito rara conhecida como IDCG(Imunodeficiência Combinada Grave) Uma síndrome rara na qual a pessoa tem alergia a praticamente tudo que existe, o que significa que ela não pode sair de casa e nem ter contato com o mundo.

Agora, alguém como você ou eu, que provavelmente pode sair de casa sempre que quer, deve achar que isto é algo impensável. Como é que alguém consegue ficar em casa durante dezoito anos inteiros? Bem, a vida é dura para Madeline mas ela tenta não se deixar abater. Passa seus dias lendo, jogando com sua mãe amorosa, e vendo o mundo através da internet. Eu gostei de como a relação entre Madeline e sua mãe foi destacada ao longo do livro e não apenas a relação entre ela e seu interesse amoroso. Isto foi muito interessante. Madeline adoraria saber como seria estar ao ar livre, mesmo sabendo que isto seria impossível. 

Ela tem todos os anseios, dúvidas e desejos normais de uma típica adolescente. Ela é presa dentro do microcosmo aparentemente perfeito e ainda assim ela não pode escapar das provações e tribulações da vida, lembrando a todos nós que não importa o quão perfeito nós tentamos fazer o nosso mundo e o quanto nós tentamos controlar nossas vidas e o meio ambiente, nada é perfeito, nada é controlável; a vida é sem dúvida, algo além do nosso controle, praticamente imperfeito e ainda assim gloriosa.

Como alguém que aceitou sua doença e sua falta de cura, Madeline sabe que lá fora é ruim e perigoso. Mas isso foi antes de Olly e sua família se mudarem para a casa ao lado. Madeline se interessa por ele, assim que o vê, mesmo sabendo o quão complicado seria uma relação entre eles, mesmo que fosse só de amizade. Sua vida teria sido sempre a mesma para o resto de seus dias se Olly não tivesse aparecido.


Olly é excêntrico, diferente, misterioso e atormentado. Tem um pai abusivo, com problemas de bebida. Ele decide fazer amizade com Madeline - para melhor ou para pior. Ele está quebrado por dentro, mesmo assim consegue ser  gentil e amoroso com Maddy. A impressão que temos é que Olly de alguma maneira é um herói romântico, o namorado idealizado que tantas de nós queremos. Embora ele não seja de maneira nenhuma um cara perfeito.

As cenas entre Maddy e Olly nos emocionam e são muito fofas. Devido as restrições de Maddy, a relação deles é bem diferente. Muitas das vezes se comunicam através de e-mails ou por mensagens instantâneas, mas eles conseguem perfeitamente capturar bons sentimentos, a certeza de se gostarem e as inseguranças normais de qualquer relacionamento que esteja no começo. Eles são gloriosamente estranhos e tentadoramente cheios de promessas.

Mas como todo amor malfadado, as coisas nem sempre saem como planejado. E Madeline tem que decidir se vale a pena correr o risco de morte por uma chance de viver um pouco de vida. 

Maddy vive em um mundo a parte, onde poucas pessoas podem ter contato com ela. Entre elas está sua enfermeira, que já a acompanha por muito tempo. É devotada, cuidadosa e muito sábia. Uma verdadeira amiga para Maddy. Mas uma vez que a enfermeira de Madeline quebra as regras e permite que Olly passe a vir até a casa para que ele e Madeline possam se encontrar, tudo começa a ir ladeira abaixo. O que posso dizer é que ela foi uma grande personagem e terá um papel fundamental perto do fim da história. 


Eu não posso lhes contar sobre todas as voltas e reviravoltas que se passam na história, pois estaria soltando spoilers.  Tudo e Todas as Coisas parece ser uma simples e bela história de amor, mas não se deixe enganar. A história tem várias nuances, uns toques mais comoventes e profundos, algumas partes densas e fofas, enfim um misto de situações e acontecimentos, que te levam a uma viagem emocionalmente convincente de amor e auto-descoberta. É bonito, profundo e comovente.

Eu não tenho como falar a respeito da parte gráfica do livro, já que como falei antes recebi a prova. Mas, já estou ansiosa pra ver como ficará a capa e a diagramação. E claro quero o meu pra colocar aqui na estante.

No geral este é um ótimo romance de estréia! Com partes engraçadas, tristes e românticas tudo misturado de uma forma fantástica! Definitivamente um livro para se recomendar, especialmente se você gosta de ler algo belo, original e com um final surpreendente!

CURIOSIDADES:
O livro ainda não tem data de lançamento, A previsão é para o primeiro semestre de 2016. Caso haja alguma mudança em relação a esta previsão, atualizo o post.

A história já teve os direitos adaptados para o cinema pela MGM. Espero que consigam fazer o filme o mais fiel possível, e nos tragam uma linda e emocionante história.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

21 comentários:

  1. RÁ fui o primeiro a comentar arraseiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii kkkkkkkkkkkk Lia eu estou louco por esse livro mais não sabia que já tinha sido lançado sua danadaaaaaa leu primeiro que todo mundo né!!! Que raiva kkkkkkkkkk Abraçosss amei a resenha como sempreee.. #Guto

    http://lumenseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto seu fofo!!! kkkkk
      Obrigada pelos elogios, e assim que lançar leia, pois o livro é muito bom.
      Bjus

      Excluir
  2. Lia, quero ler! Muito mesmo, fiquei curiosíssima por essa história. Aguardo ansiosíssima o lançamento.
    Um abraço,
    Boo Nina
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/10/o-misterioso-caso-de-styles-estreia-de.html#.Vh-mE_lViko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, leia sim flor. O livro tem uma história apaixonante.
      Bjus

      Excluir
  3. Gente ja estava aqui me super planejando pra procurar pra ler quando li que só vai lançar em 2016
    gente achei muito interessante a doença e dela quevbrar o protocolo de nao sair de casa e ir se encontrar com ele
    mano bem interessante cara tu é muito sortuda que ja leu
    nós meros mortais ficaremos na esperança kkkkkkkkkk graças que 2016 ja esta pertinho

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelle, fui sortuda mesmo... kkkk
      Uma história bem legal, original e que nos emociona.
      Espero que eles antecipem o lançamento, pois assim vou poder ter o meu aqui na estante... kkkk
      Bjus

      Excluir
  4. Olá Lia
    Por que você faz isso? HA MEU DEUS!Agora estou desperada por preciso desse livro como pode?Estou apaixonada, antes eu Também não era muito Fã do Gênero,mas com tempo Foi ganhando meu coração, por que além da Historia ser tão emocionante, Geralmente o Romance desenvolvido nos de uma forma que um livro Comum não conseguiria fazer, meso com Uma Boa Historia! E diferente nos sentimentos na Pele, e sua Resenha me fez sentir na pele, foi estar observando de perto tudo que você pode ver e compartilhou conosco!Agora estou ansiosa para que Chegue 2016 logo!amei Resenha minha Linda, adoro seu Blog ^^
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah flor, muito obrigada!
      Você é uma linda!
      O jeito é segurar esta ansiedade e torcer para a Novo Conceito ter peninha da gente e antecipar este lançamento!
      Beijokas

      Excluir
  5. São resenhas assim que me fazem aplaudir de pé e ler mais de uma vez minha querida! Que emoção! hehehehe Já quero ler este livro, espero que lancem looooooooogo! Com certeza lerei. Também quero ter meu coração tocado esplendidamente. Obrigado por post tão mágico. Grande beijo!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ewerton.
      Não sabe o quanto é legal quando vemos que nosso trabalho é reconhecido.
      Vlw mesmo pelos elogios. Ainda mais vindos de alguém como você que produz altos textos.
      Abraço.

      Excluir
  6. oi flor, depois de tantos elogios eu mau posso esperar para ler e ter as mesmas sensações agradáveis que você!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, espero que o livro te agrade tanto quanto me agradou e surpreendeu.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Lia, espero que este livro me toque e surpreenda.Curti muito o seu gosto pelo livro, muito fofa a capa do livro.Bjs e boa leitura!

    ResponderExcluir
  8. Aiiii, Lia! Vc partiu meu coração! Como assim o lançamento é só ano que vem??

    Cara, que livro genial! Também não curto muito sick-lit! Mas esse parece ser bem original!!! E que bacana que os direitos foram comprados! A minha curiosidade é tanta que eu vou procurar em inglês, será que eu acho?? :) :) :)

    Beijoo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tamires, é mesmo uma angústia essas esperas... kkkkk
      O livro é dos bons mesmo flor.
      Espero que ao ler você goste o tanto quanto eu.
      Bjus

      Excluir
  9. Oi Lia,
    Fiquei curiosa..antes da editora anunciar o lançamento por aqui..sempre vi a galera no Skoob marcando o livro com altas estrelas.
    Essa menina me lembrou um pouco o rapaz daquele filme Jimmy Bolha, mas de forma dramática.
    Imagino o quanto o relacionamento com a mãe deve ser lindo mesmo.

    Ótima resenha.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, eu também lembrei deste filme quando li a sinopse do livro, mas a leitura vai por outros caminhos e não tem nada a ver com a outra história. Fora o final que te surpreende!
      Obrigada pelo elogio.
      Bjus

      Excluir
  10. Lia a capa é linda e a resenha mostrou que é para emocionar. Com certeza a dica já está anotada e quero muito ler essa história.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, a história emociona em vários pontos.
      Acho que você irá curtir esta leitura.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!