[RESENHA] Os Bons Segredos - Sarah Dessen - Editora Seguinte


Olá leitores!
Aproveitando as férias? Eu também... kkk


Hoje vou colocar as minhas impressões sobre um livro que me deixou um pouco angustiada, mas que tem uma história maravilhosa.

OS BONS SEGREDOS


Ficha Técnica:
Título original: Saint Anything
Tradutor: Cristian Clemente
Capista: Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 408
Lançamento: 21/08/2015
ISBN + Código de barras: 9788565765763
Sinopse:
Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima. Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é. Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Livro gentilmente cedido pela Editora Seguinte para uma resenha honesta.


Sydney, a simpática heroína deste Romance bem trabalhado, é um exemplo perfeito de como a vida pode ser complicada, mesmo quando você tenta fazer as escolhas certas e ser uma boa amiga e filha. A autora Sarah Dessen sempre nos leva para personagens e enredos, que ao longo da leitura, de uma maneira leve e natural vai nos deixando nuances de como a história irá se desdobrar. Ela foi muito feliz em Os Bons Segredos: A abertura é um grande drama, mas em seguida, Dessen vai nos levando em um ritmo mais leve e confortável, nos contando a história íntima de uma adolescente tentando encontrar seu lugar em sua família e entre seus amigos.

Os personagens centrais são adolescentes e logo passamos a sentir como se eles fossem nossos amigos íntimos. Ambas as figuras maternas são caracterizações simplistas, embora seus papéis - controladores, disciplinadores, mantenedores da ordem - vai entrar em ressonância com os adolescentes.

Os efeitos do uso de álcool e o uso de outras drogas são tratados sutilmente, mas com firmeza. A autora sabe nos enredar em sua história de maneira que possamos sentir fazer parte dela, mas ao mesmo tempo tendo noção de que estamos de fora e por isso nem sempre poderemos ajudar e aconselhar os personagens em sua caminhada.

Grande parte da história de Sydney - uma menina que viveu a sombra da personalidade magnética de seu irmão mais velho, Payton, toda a sua vida, finalmente percebendo a si mesma como uma pessoa - gira em torno dos problemas de sua família e o quanto isto a afeta.

O livro é narrado em primeira pessoa, através de Sydnei. Uma história sem grandes reviravoltas, mas com muita substância. Um começo lento,mas o qual vale a pena insistir pois a história é muito boa.

A maioria dos leitores vai se ver facilmente em Sydney, uma menina que se sente invisível, mas começa a se ver com outros olhos através do amor e aceitação de suas falhas, por parte de seus novos amigos maravilhosos. Uma das coisas que mais gostei, foram as passagens onde temos contato com a pizzaria dos pais de Layla, a nova amiga de Sydnei. São partes em que você consegue até mesmo sentir os cheiros dos alimentados apresentados, por isso sugiro seriamente que não leia com fome... kkkk

Layla entra na vida de Sydnei na hora certa. É a amiga que todos deveríamos ter. Sempre com alto astral, sempre vendo o melhor lado das coisas. É ela que sempre apoia nossa mocinha. Layla foi uma das melhores surpresas do livro.

A relação de Sydney com Mac não é uma típica história de amor; é sutil, significativa e especial, e cresce com cuidado através de experiências compartilhadas e da amizade. Layla e Mac ajudam Sydney a encontrar as âncoras que ela precisa para mover-se após o que aconteceu com Peyton. Ela encontra a força, a coragem e a capacidade de ser ela mesma e encarar o que é que ela precisa enfrentar. O romance de Sydnei e Mac é fofo mas não é o foco principal da história.

No decorrer da leitura vamos acompanhando todo o sofrimento de Sydnei, os dramas de sua família, o desenrolar de sua convivência difícil com seu irmão e seus pais. Suas descobertas e seu crescimento pessoal. Algo muito bom de acompanhar.

A Editora Seguinte fez um belo trabalho nesta publicação, a começar pela capa que tem tudo a ver com o fato de querer se soltar das amarras e partir rumo ao novo. E também pela linda passagem que tem no livro em um carrossel. A diagramação e todos os outros detalhes estão perfeitos a meu ver.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais do universo adolescente, e para os leitores adolescentes, pois tenho certeza que muitos aprenderão um pouco mais para suas vidas, e alguns terão a sensação de estarem vendo a sua própria história contada aqui.
Um livro emocionalmente poderoso, cheio de profundidade e de descoberta e que nos faz refletir bastante durante sua leitura.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

4 comentários:

  1. Olá :)
    Nunca li nada da autora, mas morro de curiosidade e talvez inicie com esse livro, adorei o fato do foco ser só no romance ganha pontos comigo. Adorei a resenha!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o segundo livro que leio dela. E gosto da maneira como ela desenvolve e trabalha com os elementos da história.
      Bjus

      Excluir
  2. Foi o primeiro livro que eu li dessa autora e não consegui achar isso tudo que eu estava esperando e tinha lido, a historia foi legalzinha, mas nada que tenha me prendido ao enredo.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Adorei a resenha!
    Já estava louca para ler esse livro, agora então .... Rsrsrs
    A premissa é muito boa :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!