[LANÇAMENTO] A invenção de Paris - A cada passo uma descoberta – Eric Hazan




    Olá  pessoal!
     Historiador Eric Hazan narra a cidade por meio de suas ruas, personagens e manifestações artísticas.
     O que as esquinas, as muralhas e as calçadas de Paris contariam, se pudessem falar? E quanto aos ilustres e anônimos que viveram, sonharam e morreram nessas ruas, que tipo de cidade eles cantariam se suas vozes ainda ressoassem pelos séculos? Todas essas vozes, histórias, glórias e tragédias estão em A invenção de Paris - A cada passo uma descoberta, do historiador francês Eric Hazan.




Com faro de contador de histórias e rigor de pesquisador, Hazan faz em seu livro uma biografia afetiva e "antioficial" de Paris, passo a passo, século a século, revivendo a história oculta (e, não raro, sangrenta) da capital francesa. O autor produz essa história com base em seu extenso conhecimento da cidade - onde mora desde que nasceu - e também recorrendo aos grandes literatos e artistas que passaram por suas ruas: do épico Victor Hugo ao flâneur poético Baudelaire, das telas de Manet e Degas aos lendários cliques de Brassaï, Atget e Doisneau.






A edição conta com mais de uma centena de ilustrações: plantas históricas da construção da cidade, cartões postais, gravuras, pinturas e fotografias, indo de reproduções de artistas célebres a raridades garimpadas pelo autor. As referências a pessoas e lugares estão elencadas no índice ao final do livro. Uma verdadeira ode à capital francesa, pelo olhar de uma importante e ativa figura da cena cultural do país.


    
. Sobre o Autor:
Eric Hazan é um historiador, escritor e editor nascido em Paris, em 1936. Filho do editor de livros de arte Ferdinand Hazan, estudou medicina e trabalhou anos como pediatra em campos de refugiados palestinos. De volta à França, assumiu a casa editorial do pai (que leva o nome da família), depois vendida ao grupo Hachette. Fundou e dirige desde 1998 a editora La Fabrique, dedicada a livros "contra a manutenção da ordem existente". Escreveu mais de uma dezena de obras sobre a história e a política de seu país, entre elas Chronique de la guerre civile (Crônica da guerra civil, La Fabrique, 2004) e Changement de propriétaire - La guerre civile continue (Troca de proprietários - A guerra civil continua, Seuil, 2007). Também é autor de Uma história da Revolução Francesa (Une histoire de la Révolution française, La Fabrique, 2012), atualmente em edição pela Estação Liberdade.

 Gostaram do Lançamento?
Então deixa uma opinião nos  comentários.




2 comentários:

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!