[RESENHA] Dias de Despedida - Jeff Zentner - Editora Seguinte


Bom dia leitores!
Hoje venho falar sobre uma leitura forte, intrigante e que mexeu um bocado com meus sentimentos.
Vem comigo...

Sinopse:
"Cadê vocês? Me respondam."

Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele.

Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto.

Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisão?
Ficha Técnica:
Autor: Jeff Zentner | Título original: Goodbye Days
Páginas: 392 | Tradutor: Guilherme Miranda
Lançamento: 24/11/2017 | ISBN: 9788555340635


Dias de Despedida é meu primeiro contato com a escrita de Jeff Zentner. Contado em primeira pessoa pelo personagem Carver, o livro tem uma escrita forte, intrigante e que me deixou com várias reflexões após a leitura. Daquelas histórias que toca fundo na gente e que nos deixa pensando e se questionando por um bom tempo. Ler uma história tão forte e realista como esta me fez saborear cada linha. A linguagem, as emoções e a mágoa que foram reveladas me fizeram ler com calma o suficiente para aproveitar todo o potencial deste livro.

Toda a história se desenvolve a partir de uma ação que a princípio é totalmente inofensiva e que milhões de pessoas fazem a todo o momento: Carver Briggs mandou uma mensagem de texto para seu melhor amigo Mars, que estava voltando para casa após um filme com seus dois outros melhores amigos, Eli e Blake. Um texto tão inofensivo! Mars estava respondendo a Carver quando seu carro colidiu com um caminhão. Mars, Eli e Blake morrem neste acidente, e a partir daí toda a trama se desenrola. Carver se sente culpado por ter enviado a mensagem e ter tirado a atenção de seu amigo do trânsito, mas ao mesmo tempo sabe que seu amigo poderia ter deixado para ler em outro momento. O problema é que a justiça não pensa assim, e a maioria dos familiares dos três rapazes também não. E Carver viverá dias de muito sofrimento, melancolia e saudades daqueles que eram para ele os melhores companheiros para toda uma vida. 


A irmã gêmea de Eli diz a todos que ela acha que Carver matou seu irmão, Blake e Mars, então muitas pessoas em sua comunidade olham para ele com desgosto. E quando chega a notícia de que o pai de Mars, um juiz poderoso, está pressionando o promotor público para abrir uma investigação criminal sobre o acidente, e é totalmente possível que Carver seja considerado negligente, é mais do que ele pode suportar. Convencido de que vai para a prisão por assassinar seus amigos, ele começa a sofrer ataques de pânico, que o assustam.

A história dá uma reviravolta quando Nana Betsy, a avó de Blake sugere fazer um "dia de despedida". Este dia de despedida seria gasto lembrando um dos melhores amigos de Carver, fazendo com sua avó todas as coisas que ele gostava de fazer com seu amigo. O que acaba sendo um dia benéfico e emocionalmente desgastante realmente ajuda Carver a iniciar sua jornada para ser feliz novamente. Com o passar dos dias, Carver acaba passando dias de despedida com os mais importantes para seus outros melhores amigos.

Os personagens são muito bem construídos e muitas de suas atitudes são completamente passíveis de acontecer. Também gostei muito da forma que o autor trabalhou seu enredo, usando de flashbcks para nos mostrar e nos fazer criar empatia por aqueles que tinham morrido. Os familiares dos que partiram e os amigos, nos ajudam a entender melhor os sentimentos de Carver e o quanto esses sentimentos afetam sua vida. Os ataques de pânico são tão bem trabalhados e mostrados, que não foi fácil passar por eles com Carver sem me abalar um pouco, já que eu mesmo sofro com a depressão por muitos anos e sei muito bem o quão difícil é se manter equilibrado em determinadas situações. 

Como podemos processar uma perda avassaladora quando estamos consumidos pela culpa e pelo medo? Como podemos perdoar a nós mesmos se achamos que não somos merecedores deste perdão? Será que Carver merece ser punido? Como ele pode saber em quem confiar? Será possível que algum dia ele encontre todo a segurança e o companheirismo de novo? Será que ele terá forças para seguir em frente, quando as melhores partes de sua vida foram arrancadas?


Dias de Despedida é uma história sobre uma jornada rumo à sabedoria, ao perdão e a aceitação. Um livro tocante e realista. Super recomendo.

Quotes:
"Às vezes eu olho para a minha estante de livros e penso em como algum dia vou morrer sem ter lido muitos livros lá. E um deles pode mudar a minha vida e eu nunca vou saber."
"Nas maiorias das vezes, a gente não guarda as pessoas que ama no coração porque elas nos salvaram de um afogamento ou nos tiraram de uma casa em chamas. Quase sempre, nós as guardamos no coração porque, em um milhão de formas serenas e perfeitas,elas nos salvaram da solidão".
"Nossa mente busca causa e efeito porque isso sugere uma ordem no universo que talvez não exista, mesmo se você acreditar em algum poder superior. Muita gente prefere aceitar uma parcela indevida da culpa por alguma tragédia do que aceitar que não existe ordem nas coisas. O caos é assustador. É assustadora uma existência inconstante em que coisas ruins acontecem a pessoas boas sem nenhum motivo lógico."
Vou aproveitar e deixar um aviso pra vocês:

O autor Jeff Zentner vem ao Brasil para participar da Flipop, o evento que divulguei para vocês, neste link. Eu gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com ele sobre o livro, pois mexeu muito comigo, mas infelizmente não vou poder comparecer. Espero que vocês consigam conhecê-lo e se conseguirem mandem fotos!


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

6 comentários:

  1. Olá!
    Me convenceu, vou ler o livro!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Que legal! Espero que tenha uma boa leitura!
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Lia!

    Adorei a resenha, que bom que você gostou. Obrigado pela recomendação!Eu também não conhecia esse autor Jeff Zentener, mas creio que vou gostar muito das obras dele.

    Abraços,

    Alessandro Bruno
    http://blog.alemdasseries.com.br/2018/06/analise-da-musica-eu-levei-foi-gaia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandro.
      Que bom que curtiu! Se tiver oportunidade leia, vale muito a pena.
      Abraço.

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!