[RESENHA] A História do Futebol Para Quem Tem Pressa - Márcio Trevisan - Editora Valentina


  Olá Pessoal! Tudo bem?
  Hoje trago para vocês a minha opinião sobre o livro A História do Futebol Para Quem Tem Pressa, escrito pelo jornalista esportivo Márcio Trevisan e publicado pela Editora Valentina.


. Título: A História do Futebol Para Quem Tem Pressa
. Autor: Márcio Trevisan
. Editora: Valentina
. Coleção: História Para Quem Tem Pressa
. 1ª Edição
. Ano: 2019
. 200 Páginas
. ISBN: 978-85-5889-088-5
. Sinopse: Uma das mais conhecidas frases do mundo da bola diz que, no futebol, a velocidade é essencial, mas a pressa... totalmente dispensável. De fato: para que o jogo flua a contento de quem o pratica e, principalmente, de quem o assiste, é fundamental que a bola role, que seja plena a dinâmica, mas importantíssimo que ela não se confunda com afobação – se isso se der, a jogada não deu. Mas como contar de forma resumida uma história cujos primeiros registros datam de cerca de 2.500 anos atrás? Como contextualizar cada fato importante ligado ao surgimento, ao desenvolvimento, enfim, à consolidação do futebol como o esporte mais popular do planeta – com ênfase no futebol nacional –, a importância de cada craque, seja dos campos ou dos bancos, a transformação de um simples jogo na maior paixão não só dos brasileiros, mas de bilhões de torcedores espalhados pelo mundo? Esse foi o maior desafio, e a única forma de superá-lo seria usar o poder de síntese sem menosprezar detalhes, utilizar uma linguagem direta sem comprometer a compreensão, explicar a presença daquele atleta ou treinador em detrimento da ausência daquele outro jogador ou técnico sem esquecer que a preferência por este ou aquele, seja ele qual for, é uma questão subjetiva, muitas vezes de pura paixão clubista. Apesar do título, este livro deve ser lido sem pressa. É que somente dessa forma se conhecerão exatamente o poder e o significado de um grito de GOOOOOL!!!

Antes do Grito de Campeão

    A obra A História do Futebol para Quem Tem Pressa – do Apito Inicial ao Grito de Campeão faz parte da coleção História Para Quem Tem Pressa que aborda a história de um determinado tema de forma simples e bem eficaz. Este projeto literário já abordou em 200 páginas, outros temas como Ciência, Mitologia, Brasil, Cinema, Mundo, Século 20 e Universo. Porém dessa vez, a série ganha mais um capítulo mostrando o eterno futebol.


   Contando de forma resumida, o livro menciona as originais e a evolução do futebol, citando os ingleses como os inventores do futebol. Mas também apontando outros lugares como a China, México e Itália. Contudo a chegada do futebol ao Brasil foi com Charles  Miller, ele é considerado o pai do futebol brasileiro. 

   Assim como diversos outros assuntos relacionados ao país, ao longo de 20 capítulos, Márcio Trevisan fala de figuras importantes do futebol como o italiano Paolo Rossi, o argentino Maradona, o alemão Klose entre outros craques. Entretanto o livro trata-se de mostrar a jornada brasileira do futebol e os jogadores como Didi, Garrincha, Pelé e Jairzinho são alguns que ganharam destaques importantes. 

   Além de apresentar detalhes sobre a Copa do Mundo e como tornou-se o maior evento futebolístico, a rivalidade entre os clubes brasileiros também não ficou de fora. Os torneios Rio-São Paulo e Taça Brasil são lembrados, mas o Brasileirão, Copa do Brasil, Copa Libertadores ganharam maior importância em capítulos específicos.  


    Entre alegrias e tristezas o futebol é, sem dúvida nenhuma, consegue mexer com uma multidão de pessoas transformando-se em grande paixão. Recomendo para todos os leitores que desejam conhecer a história do futebol de forma prática e para todos os amantes do futebol.
“É você, futebol, muito mais que um esporte. Nenhuma outra modalidade envolve tanta paixão, tanto sofrimento e ,paradoxalmente, tanta emoção tanta alegria.” 
 ( pág. 09 )


  Sobre o autor:
  Márcio Trevisan é jornalista esportivo há mais de 30 anos. Começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde esteve por  12 anos. Passou também pelas assessorrias de imprensa da S.E. Palmeiras e do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP), entre vários outros órgãos. Além desta, é autor de mais quatro obras: As glórias de um campeão, Por que o futebol paulista cresceu (com Lucas Netto e Arnaldo Branco Filho), Arbitragem paulista – mais de um século de história e Mário Travaglini – da academia à democracia (com Helvio Borelli). Há 13 anos  iniciou suas atividades como apresentador, mestre de cerimônias e celebrante, tendo mais de 450 eventos em seu currículo.


   Já leu A História do Futebol Para Quem Tem Pressa?
   Então deixa sua opinião nos comentários.


8 comentários:

  1. Gosto desses livros para quem tem pressa pois explica de forma menos complicada e rápida, diversos assuntos. Esse do futebol eu não conhecia ainda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique.
      A Kênia gosta deles justamente por esses motivos. São descomplicados.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá Lia,

    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, achei interessante e gostaria de conhecer um pouco mais da história....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco.
      O livro parece interessante mesmo. Se tiver a oportunidade dê uma chance.
      Abraço.

      Excluir
  3. Oi, Kênia!
    Não sou muito fã de futebol, mas gostaria de saber mais sobre o esporte.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Eu gostava muito de futebol, mas de uns anos para cá, já não tenho o mesmo interesse. Mas com certeza ler um livro como esse, sempre nos acrescenta algo.
      Bjus

      Excluir
  4. Olá, meninas.
    O bom dessa série Para quem tem pressa é que mesmo o assunto não sendo do nosso interesse, ele se torna um livro bem agradavel e uma ótima leitura. Assim que entrar no Kindle Unlimited eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Essa série realmente tem essa pegada. Boa leitura.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!