[RESENHA] Aos Dezessete Anos - Ava Dellaira - Editora Seguinte


Olá leitores!
Uma nova resenha chegando pra vocês!
Hoje vou falar sobre uma leitura diferente mas que me agradou bastante!
Vem comigo...

Sinopse:
Em seu novo romance arrebatador, a autora de Cartas de Amor aos Mortos apresenta uma mãe e uma filha que precisam compreender o passado para poder seguir em frente. 
Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu próprio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, é mestiça e sempre quis saber mais sobre a família do pai e sua ascendência negra, mas tudo o que sua mãe contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer. 
Quando Angie descobre indícios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.
Ficha Técnica:
Autora: Ava Dellaira | Ano: 2018 / Páginas: 448
Idioma: português | Editora: Seguinte
ISBN-13: 9788555340673 | ISBN-10: 8555340675
SKOOB || COMPRAR


Ultimamente tenho saído bastante da minha zona de conforto, e tem sido uma ótima experiência conhecer tantos autores e histórias novas. Algumas maravilhosas, outras medianas e tem aquelas que simplesmente nos encantam mesmo que não sejam perfeitas.

Quando recebi Aos Dezessete Anos para ler, não tinha noção nenhuma do que esperar da leitura, já que nunca li nada desta autora antes. Pra minha grande satisfação a leitura fluiu fácil e tranquila. Uma história comovente e lúdica sobre a experiência de uma jovem de 17 anos que sai à procura de seu pai, que ela nunca conheceu. 

Ava Dellaira nos apresenta suas duas protagonistas e vai aos poucos nos mostrando o que foi e é viver esta idade para cada uma. Mãe e filha com personalidades distintas, com muitos sonhos e com todo aquele frescor, esperança e dramas que temos nessa idade. Suas personagens foram muito bem construídas e conseguem nos enredar em suas vidas nos fazendo recordar, no caso da Marilyn que se passa nos anos 90 e buscar respostas, no caso de Angie(ano de 2016), de maneira a querermos estar com elas nesses momentos. Seja dando força ou mesmo tentando animá-las para seguir em frente. 

Essa justaposição entre as duas personagens realmente funcionou pra mim. Especialmente porque tudo o que Marilyn faz tem um impacto direto na vida de Angie. Você sente a dor de Angie causada pela ausência de seu pai e sua frustração por não saber nada sobre ele. Marilyn, seja ou não de propósito, causou isso. Mas Marilyn também é apenas uma garota tentando encontrar o amor em um lugar onde ela não seja tão infeliz. E você torce por ela quando conhece James, mesmo sabendo desde o começo que não pode acabar bem.

Angie sempre teve muita curiosidade sobre o pai. Uma curiosidade que cresceu junto com ela e que sempre a fez desejar entender o motivo de sua mãe não falar muito sobre ele ou pelo menos de ter suas respostas para tantas perguntas que lhe afligiam. Ela tem um modo bem peculiar de encarar a vida. Ao fazer dezessete anos e descobrir que sua mãe mentiu sobre o que aconteceu com seu pai, ela resolve sair em busca da verdade e parte para Los Angeles com seu ex-namorado Sam, que é um fofo!

Senti uma falta de conexão maior entre mãe e filha, mas isto talvez se deva a maneira como a autora intercalou suas histórias e de como as visões de Angie sobre a mãe fossem sempre focadas na ausência de James, seu pai. No geral me senti bastante familiarizada com as lembranças de Marilyn já que vivi os anos 90 e muitas de suas referências que foram citadas no livro. Acho que foi a primeira vez que leio um romance *intergeracional e foi uma experiência gratificante. 

A parte que mais gostei da história foi ler sobre o amor de Marilyn e James. Os sentimentos de Marilyn de estar apaixonada e de estar com seus desejos aflorados são muito bem expressos. Foi muito bom acompanhar dois jovens inocentes explorando a vida e desejando coisas boas um pro outro.


A escolha da autora por fazer as narrativas separadas convergem para nos aprofundar na maneira como ela nos conta a história de dor e perda de uma família, e também o amor e o perdão, que todos precisamos de alguma maneira ao longo de nossas vidas. Uma boa leitura. 

*Significado de Intergeracional
Adjetivo - Que se realiza entre duas ou mais gerações; relacionado com o que se estabelece entre duas ou mais gerações: pobreza intergeracional; comportamentos intergeracionais.
Etimologia (origem da palavra intergeracional). Inter + geracional.

*O conflito intergeracional descreve discrepâncias culturais, sociais ou econômicas entre duas ou mais gerações, que pode ser causada por câmbios de valores ou conflitos de interesse entre gerações mais jovens e gerações mais antigas. - Fonte: Wikipedia

Até a próxima! 



Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

4 comentários:

  1. OI, Lia.
    Adorei a resenha.
    Bom saber que a história é boa e a narrativa fluiu de uma ótima forma.
    Pena que não faz meu estilo.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty.
      Também não costumo ler, mas gostei de ter me aventurado.
      Bjus

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido falar da autora, mas não conhecia esse livro. Não faz muito o meu estilo, mas confesso que fiquei curiosa pra saber a verdade sobre o pai da menina e o que realmente aconteceu!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen.
      Como falei na resenha também não costumo ler, mas gostei muito da leitura e recomendo.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!