[RESENHAS] O Enigma das Estrelas - Série Clube dos Mistérios - F. T. Farah - Geração Editorial


Bom dia queridos leitores!
Mais uma resenha saindo do forno!
Desta vez vou compartilhar minhas impressões do livro O Enigma das Estrelas da Geração Editorial.

O Enigma das Estrelas

Ficha Técnica:
Coleção: Clube dos Mistérios – Vol. 01
Autor: F.T. Farah
Ilustração: Samuel Casal
Gênero: Infantojuvenil
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Formato: 13,5×21 cm
Páginas: 160
Peso: 230g
ISBN: 9788581301747
Selo: Geração Jovem
Preço: R$ 29,90
E-book
eISBN: 9788581301754
Preço: R$ 19,90

Sinope:
Antes de ser queimado em praça pública, um pa­dre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.
No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo mar­cará suas vidas. Para sempre. A coleção é composta por cinco volumes.
Para comprar: BUSCAPÉ 
SITE - GERAÇÃO EDITORIAL - SKOOB

Sobre o autor:



Formado em jornalismo, o paulistano F. T. Farah é autor de crônicas, livros infantojuvenis e para adultos, aclamados pela crítica. Há vários anos, seguia o rastro de deuses-serpente. Até receber a visita de um Homem de Preto…
Contato: SITE


Sobre a Série:
O Enigma das Estrelas é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios, composta por cinco volumes.

Confiram o Book Trailer: 




Este livro, foi enviado de surpresa pela Editora, e talvez por isso não tenha tido tantas expectativas sobre ele, o que de certa maneira foi bom. Pois no momento, meus interesses literários são outros, e já não aprecio tanto ler livro com uma temática muito juvenil. Mas, como toda leitora compulsiva que se preze, eu não consigo deixar um livro na prateleira sem ser lido. Foi então que resolvi dar uma chance para O Enigma das Estrelas, e embarcar nesta aventura prometida em sua sinopse...

O livro é narrado em terceira pessoa, e possui poucas páginas, o que proporciona uma rápida leitura. Nele iremos conhecer a história de cinco amigos ( Alfredo, Carola, Carmem, Jonas e Vicentinho). Amigos que costumam passar as férias do meio do ano em Morro do Ferro, um vilarejo amaldiçoado, cheio de lendas.

Em Morro do Ferro, costumam ocorrer alguns fenômenos com luzes. Uns dizem ser extraterrestres que abduzem os moradores, outros que são anjos, e outros ficam achado que são demônios enviados por um padre que ali foi condenado e queimado em Praça Pública.


O pai de um dos meninos, dá a ideia de um acampamento em Morro dos Anjos, onde os cinco ficariam sozinhos. Até aí nada demais. Isso, se o local escolhido não fosse ermo, distante vários quilômetros de qualquer ajuda e ainda por cima os celulares não tivessem sinal. Devido a todo o clima misterioso da cidade, fiquei me perguntando que tipo de pai, daria uma ideia dessas? Como assim, largar todos lá sem nenhuma proteção ou meios de pedir ajuda se fosse preciso?

Neste acampamento eles terão experiências perturbadoras, e que darão início a fatos surpreendentes sobre eles mesmos. E o personagem Jonas será o mais afetado entre eles. A partir de um acontecimento traumático vivido por Jonas, os cinco amigos resolvem criar o Clube dos Mistérios que dá título a série.


Percebemos que o autor fez uma extensa pesquisa, já que no livro temos algumas referências sobre o assunto, e menção a fatos que já foram noticiados sobre ufologia. Inclusive indicando alguns filmes sobre o assunto. Isso é um dos méritos do livro.

O livro tem um belo trabalho gráfico, realizado por Samuel Casal. A cada início de capítulo temos um desenho de algo relacionado a história. A revisão ficou boa. A diagramação e as fontes escolhidas ficaram legais também, mas não curto muito páginas brancas, pois acho cansativa a leitura.

A premissa do livro até que é bem interessante, mas em minha opinião a história não foi muito bem desenvolvida. Talvez por ser o primeiro livro de uma série, e nele conter muitas informações, as coisas ficam meio corridas. Pode ser que nos próximos livros, as coisas entrem nos eixos e a história fique mais coerente.

Não consegui me conectar aos personagens, e isso é sempre frustante durante uma leitura, e achei que o final ficou meio corrido e sem emoção. O que de certa maneira acabou me deixando curiosa a respeito do próximo livro.

Mas, é claro que esta á a minha opinião. Vocês devem ler para conferir essa história.

Recomendo aos leitores mais jovens(entre 10 a 12 anos) e que curtam livros de mistério e fantasia.
Bjus


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Lia, querida, gosto de livros juvenis, quando caem nas minhas mãos e estou com tempo livre, me deixo viajar nas aventuras que certamente eles contem. Nesse caso, achei muuuuito interessante o tema ufologia, ainda nao li nada a respeito. Imagino que o publico a quem se destina vai gostar muito. Nos, adultos, perdemos muito dessa magia que envolve o final da infancia e o inicio da adolescencia, nao e mesmo? E acostumadas com leituras intensas, muitas vezes nem aproveitamos uma leitura como deveriamos... rsrs. Mas vc tem razao, pode ser que a continuaçao melhore na sequencia. Beijo!

    Ler para divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, é isso mesmo. Acho que eu é que não estou mais na vibe de livros assim. E concordo que o livro deva agradar aos mais jovens.

      Excluir
  2. Oi Lia!!
    Também não curto muito livros de temática muito juvenil,ainda mais sobre Ufos,mas as vezes a gente se surpreende com eles e acho que foi esse o caso aqui.

    Adorei a resenha,conseguiu destacar bem os lados positivos do livro.

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, é por aí mesmo. Não estou mais nesta fase de livros assim... Mas, a história tem seus méritos. Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia, achei a mesma coisa que você, mais talvez seja pelo fato de não ler tanto romances juvenis, não estou mais nessa vibe..
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lia-floooor!
    Já estava com saudades do seu cantinho! (rs)
    Menina, adorei sua resenha. Eu li a opinião da Fer, do blog Amor Literário, sobre este livro e confesso que me interessei bastante. Eu gosto muito da temática extraterrestre. Quando era criança, meu sonho era ser ufóloga. Indepence Day era o meu filme favorito! Haha. E livros que abordem o tema, do ponto de vista infantil e ingênuo dos adolescentes, são raros. Logo, quero ter a minha própria opinião e embarcar na aventura desses amigos! (rs) Se o livro "cair na minha mão", vou curti-lo (rs).
    Adorei sua resenha.
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Muito bom te ver por aqui novamente!
      Eu gostei do livro, tirando os faros que comentei. Mas, é questão de momento mesmo. Obrigado pelo comentário flor. Bjus

      Excluir
  5. Eu confesso que não tenho muito interessa nesse tipo de livro e este em especial não me atraiu.
    Meus interesses literários também são outros e depois de ler alguns comentários negativos sobre a obra acabei desanimando.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, também não estou nesta vibe, mas acho válido dar uma oportunidade a livro. Quem sabe você gosta? Mas, confesso que acho mais de acordo para a faixa etária que citei em minha resenha.
      Bjus

      Excluir
  6. Oi Lia eu recebi este livro,mas ainda não me interessei em lê-lo. Até gosto de ficção científica,mas...extraterrestre, discos voadores rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ver, eu resolvi me aventurar, mas não me identifiquei muito não. Talvez pelo lance de ser infanto juvenil que não curto muito...

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!