[Luz, Câmera, Livros!] - The Lizzie Bennet Diaries

Oi pessoal!!


Como grande fã de Jane Austen, sempre procurei novidades sobre adaptações sobre sua obra. E como hoje em dia tem aparecido muitas web séries, acabei encontrando no You Tube uma série muito interessante baseada em Orgulho e Preconceito.






Ficha Técnica - Livro

Título: Pride and Prejudice / Orgulho e Preconceito

Autor(a): Jane Austen 

Editora: Clássicos Abril Coleções

Lançamento: 1813

Gênero: Romance / Drama









Ficha Técnica - Série

Título: The Lizzie Bennet Diaries / O Diário de Lizzie Bennet

Diretores: Bernie Su e Margaret Dunlap (5 episódios)

Lançamento: 2012

Episódios: 108

Gênero: Romance / Drama / Comédia

Elenco: Ashley Clements, Julia Cho, Laura Spencer, Mary Kate Wiles, Maxwell Glick, Daniel Vincent Gordh, Christopher Sean, Jessica Jade Andres, Allison Paige, Wes Aderhold, Craig Frank, Briana Cuoco, Hank Green, Taryn O'Neill e Jenni Powell.




Sinopse: A história de Orgulho e Preconceito todos já conhecem. Agora, imagine todo o universo do século XIX sendo adaptado para o século XXI. Nossa Lizzie é uma estudante de jornalismo que precisa fazer um trabalho de conclusão de curso e tem a ideia de gravar vídeos falando sobre o seu cotidiano. Junto com sua amiga Charlotte e suas irmãs Lydia e Jane, Lizzie tenta entender o mundo a sua volta e principalmente as ações de seus novos vizinhos, os Lee.


Minha opinião: Antes de qualquer coisa, não se assuste com o número de episódios, pois todos eles tem no máximo, estourando, 10 minutos contados. Isso porque os primeiros 30 ou 40 episódios se tem 5 minutos já é muito. É a série perfeita pra acompanhar durante um almoço sozinho ou quando você quer espairecer rapidinho depois de muito tempo estudando ou trabalhando.



A partir do momento em que os autores da série pegaram um livro que foi escrito segundo o dia a dia de 1800 e transformaram em um texto onde todos os personagens viveriam nos anos 2010, algumas modificações obviamente teriam de ser feitas. No caso, temos uma ideia totalmente diferente de mundo. As pessoas podem ter relacionamentos que acabam, as irmãs Bennet vão a balada, Lizzie e Jane querem trabalhar e pensam num futuro não necessariamente ligados a algum homem que tenham que ter muitas riquezas e posses.



Mas é claro que toda a essência dos personagens está lá, com suas personalidades marcantes e suas principais características. Deste modo, começo então a falar sobre Lizzie Bennet, que quer uma carreira brilhante, sair de casa e claro, terminar a faculdade (te entendo completamente, querida!). Ashley Clements, apenas no primeiro episódio acabou empatando bonitamente com a perfeita Keira Knightley no quesito MELHOR ELIZABETH BENNET DO PLANETA. Nossa, todo o sarcasmo e o pensamento crítico da Lizzie estavam lá, e olha que ela nem 3 minutos direito ficou na tela do meu computador!



Então, nesse mesmo primeiro episódio somos apresentados a Lydia Bennet, com seu jeito espevitado e cheio de vida. Confesso que ela não foi e nem será minha personagem preferida dos livros de Jane Austen (pra mim ela se compara a Marianne de Razão e Sensibilidade), mas é sempre o tipo de personagem que vai causar um grande problema no futuro.



Nossa, Jane Bennet está estupenda! Como sua delicadeza foi transportada para os dias de hoje, ela acaba sendo a personagem bondosa (o que não significa burra, de modo algum) e ingenua, que acredita na bondade de todos.



O querido Mr. Darcy demora demais para aparecer. No episódio 59 finalmente percebemos sua presença em cena! Daniel é um Mr. Darcy contido, que sim, é muito bom no papel, mas ainda deixa um gostinho de quero mais. O principal trunfo do ator é a sua química com Ashley. Sem isso, de nada adiantaria ele ser parecido com o que Jane Austen escreveu.



As adaptações de texto e nomes dos personagens foi bem vinda. Chegou a ser engraçado escutar o nome criado para o Charles Bingley: Bing Lee. Além da escolha de não levar tudo ao pé da letra. Afinal, vocês realmente acham que a Lizzie, em pleno século XXI recebeu um pedido de casamento do Mr. Collins?? Ou que nossa querida Jane ficasse hospedada na casa dos Lee porque pegou uma gripe?!? Essas e outras mudanças foram essenciais para a trama da série, o que trouxe para o espectador, conhecedor da obra de Jane Austen algo que há muito eu não tinha: surpresas.



Deixe eu me explicar. Em momento algum digo que estou cansada da história. Sem dúvida Orgulho e Preconceito é o meu romance preferido. Mas você há de concordar que quem já leu 3 vezes o livro, viu dezenas de vezes as séries da BBC e o filme de 2005 tem uma pequena dificuldade de não saber o que vem a seguir na história. E nesse caso, eu realmente não tinha ideia!



Além de todos esses prós, The Lizzie Bennet Diaries ainda proporcionou a criação de séries paralelas a trama principal que ainda eram conteúdo essencial para a história. Falo do canal da Lydia, o The Lydia Bennet, um vlog que mostrava o ponto de vista da caçula Bennet sobre certos acontecimentos da história; além do outro canal, chamado Pemberley Digital, onde Gigi Darcy (a irmã de Mr. Darcy) surgiu apresentando o novo aplicativo Domino, desenvolvido na empresa que Darcy comanda. Assim, na realidade, há mais de 108 episódios sobre a série The Lizzie Bennet Diaries. "The Lydia Bennet" tem 29 episódios e "Domino: Gigi Darcy" tem mais 6 episódios, além dos 10 episódios "Questions and Answers" produzidos pelo canal da Lizzie e ainda os 2 útilmos vídeos especiais, enviados 1 ano após o término da web série. Ou seja, tem muuuito material pra se divertir. E o melhor, tudo é de graça!



Para quem se interessou pela série, adianto que dela foi criado um livro, que narra as aventuras de Lizzie Bennet durante sua web série. Até o momento não tive a oportunidade de ler o livro "O Diário Secreto de Lizzie Bennet", escrito por Bernie Su e Kate Rorick, que teve seu lançamento no Rio de Janeiro em dezembro de 2014, pelas mãos da Verus Editora. Já adquiri o meu, só vou terminar de ler o livro que estou acompanhando e depois começarei a voltar pro mundo da Lizzie Bennet!



Os canais do You Tube para você assistir a série são:



The Lizzie Bennet Diaries - Oficial 
Episódios completos, em sua grande maioria legendados em português e em outras línguas também.

The Lydia Bennet - Oficial
Episódios completos, legendados em português e em outras línguas também.

Pemberley Digital - Domino: Gigi Darcy
Episódios completos, legendados em português e em outras línguas também.

The Lizzie Bennet Diaries - Traduzido por Larissa Siriani
Canal no You Tube da tradutora da série aqui no Brasil, legendando todos os episódios relacionados a série The Lizzie Bennet Diaries.

The Lydia Bennet - Traduzido por Ana Carolina Nonato
Canal no You Tube da tradutora do canal da Lydia Bennet, legendando os episódios relacionados a este canal.

Com um super enredo, atores de primeira e uma produção de grande qualidade, The Lizzie Bennet Diaries é uma série que deve ser vista por qualquer fã de Jane Austen e por todos que não conhecem sua obra. Afinal, é uma boa porta de entrada para envolver pessoas que não conhecem seus livros e a temática de suas histórias.



Beijos,


Visite os blogs da colunista. Clique nos links abaixo!!

33 comentários:

  1. Liah, querida, adorei essa indicação! Até tento ver algumas séries, mas são tantos episódios que acabo me atrapalhando e até cansando... gostei de saber que esses são curtinhos, além de recriar um clássico e adaptá-lo para nossa louca vida moderna. Acho que vou me divertir muito! E vc recheou o post com tudo que o leitor quer saber e onde encontrar, eplicadinho-da-silva, obrigada por isso!
    Beijo!
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu, tudo bem?
      Obrigado querida, mas os méritos são todos da Roberta Peixe, a minha colunista mais fofa! kkk
      Os méritos deste adorável post são todos dela.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Bjus

      Excluir
    2. Que bom que gostou, Manu!!!
      Beijão!!

      Excluir
  2. Robertaaaa
    Amei seu post. Também sou super fã de Jane Austen, e foi muito bom, poder ler seu post e lembrar do livro. É a minha autora e meu livro preferido.
    Ainda não assisti esta série, mas isto é algo que quero muito fazer, ainda mais depois de ler tudo aqui. E claro, que quero conferir o livro sobre a série.
    Mais uma vez mandou super bem flor.
    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lia!! Espero que se anime pra ver a série!!
      Beijão

      Excluir
  3. O Lia! Flor não li Orgulho e Preconceito e tenho muita vontade de ler.
    Sobre as série não ando vendo nada por esses dias e gostei de suas indicações e espero gostar e me divertr

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigado pela visita flor.
      Mas as dicas e o post são da Roberta Peixe.
      Também ando sem tempo pra séries, mas esta pretendo começar a assistir logo que der.
      Bjus

      Excluir
    2. Fernanda, super recomendo a leitura. Orgulho e Preconceito é um dos meus livros preferidos, com uma história maravilhosa pra se acompanhar.
      Beijão

      Excluir
  4. Ahhh já tinha visto esse livro antes, mas não sabia que era baseado em Orgulho e preconceito! Hahaha que legal essa ideia, e parece ter caído certinho já que você adorou *-* Bem juvenil, trazendo um aspecto mais divertido à história

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O duque e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, este livro deve ser muito legal mesmo.
      a Roberta trouxe uma super dica.
      Bjus

      Excluir
    2. Carol, comprei o livro já e estou só terminando "A batalha do apocalipse" pra começar a ler ele!!
      Beijos e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  5. Lia eu já tinha ouvida falar dessa serie, mas acabei não tendo como ver na época motivo o pc pifou ai acabe esquecendo, sou grande fã da Austin também. O que me deixou mais curiosa é por que os episódios são tão pequenos.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lé, eu também já conhecia a série, mas como você ainda não assisti. No meu caso é por falta de tempo mesmo. Mas, pretendo reverter isto em breve.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Lé.
      A série é curtinha pois essa é a proposta dos diretores e produtores. Pequenas doses de Orgulho e Preconceito por semana, pra quem não tem tempo de assistir vídeos longos poder acompanhar e também manter o suspense. =)
      Beijos!

      Excluir
  6. O filme foi bem interessante, agora vamos ler o livro e comentar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem flor?
      Eu amo o filme de 2005! E claro que Orgulho e Preconceito é meu preferido entre os livros dela.
      Se conseguir assistir a série, passe aqui depois e comente com a gente.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Raquel.
      Leia o livro, é o melhor já escrito por Jane Austen, na minha opinião.
      A história prende, os personagens são muito cativantes e a opinião vai mudando durante a leitura. É muito bom mesmo.

      Excluir
  7. Orgulho e Preconceito é o único que eu gostaria de ver e ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Rose. Apesar de Orgulho e Preconceito ser um ótimo livro, acho que as outras obras de Austen são muito boas também e merecem sua atenção.
      =)
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Lia
    Já tinha ouvido falar dessa série, mas não sabia que os episódios eram tão curtinhos, vou procurar, quero assistir ;)
    O livro, vou comprar em breve pois já li resenhas positivas sobre ele.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, pelo que olhei no livro, dá pra acompanhar os episódios e as páginas ao mesmo tempo, tanto pela cronologia do livro, quanto pelos extras que ele acrescenta a cada episódio.
      =)
      Beijos

      Excluir
  9. Olá,
    Eu soube desta série ao final do ano passado, comecei a assistir, mas depois com as coisas da vida, acabei deixando de lado. Comprei o livro e está nos meus objetivos deste ano.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, eu também quero muito assistir a esta série.
      E o livro já está aqui na minha listinha dos desejados.
      Bjus

      Excluir
    2. Gisele, vale a pena ler o livro e ver a série!! Não abandona não. Dá pra ver na hora do almoço, nus 5 minutinhos de descanso no trabalho, essas coisas.
      =)

      Beijos

      Excluir
  10. Oi!
    Quero ler o livro, já a série se passar em algum canal da tv posso assistir depois.
    Bj

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys, também estou louca para ler o livro.
      A série também me deixa curiosa. Assim que possível irei assistir.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Gladys.
      Acho meio difícil esta série passar na televisão, porém se você apenas companhar o livro você também curtirá bastante a história!!

      Excluir
  11. Oi Lia e Beta, tudo bem com vocês?
    A Jane Austen é minha Diva!!!!! Não sabia desse seriado, mas já comprei o livro Diário Secreto de Lizzie Bennet, não resisti. Estou louca para ver. Fiquei com receio de me decepcionar com a leitura, mas já li uma resenha que me tranquilizou, tudo indica que o livro é muito bom!!!! Vou procurar a série para ver.
    Adorei a postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila minha linda, tudo bem?
      A Roberta manda muito bem nestes post e adoro suas dicas. Temos os gostos bem parecidos... kkkk
      Eu ainda não comprei este livro, o que espero fazer em breve pois gosto de tudo que se relaciona a Austen.
      Beijokas.

      Excluir
    2. Oi Cila!!
      Comprei o livro também, estou apenas terminando uma trilogia para começar a ler essa história!!
      Beijão!!

      Excluir
  12. Oi Roberta! Ahh amei a sua indicação, por que já assisti e amei TLBD, e me deu uma vontade de ver tudo de novo lendo o seu post! hahahaha Agora preciso assistir Emma Approved! :)

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola, seja bem vinda ao Doces Letras!
      A Roberta sempre tem ótimas dicas.
      Que bom que gostou.
      Bjus

      Excluir
    2. Paola, assista Emma Approved!!
      É no mesmo nível de qualidade da série!! Vale tão a pena!!
      Obrigada pelos elogios!!
      Beijinhos!

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!